Entrevistas com o Vampyro Lord A:.

A sua própria maneira (Lord A:. ou Axikerzus Sahjaza) é um renascentista tardio que tem o Vampyrismo como o lado mais conhecido da sua ampla obra e de uma bem sucedida e consolidada trajetória que se inicia ainda no começo da década de noventa. Mais conhecido do grande público pelo livro “Mistérios Vampyricos: A Arte do Vampyrismo Contemporâneo (Madras Editora, 2014) e de suas criações a frente do portal REDE VAMP, bem como do programa VOX VAMPYRICA (no ar desde 2006) e o desenvolvimento de diversos outros eventos, festas, saraus e projetos culturais ao longo deste tempo formando um legado e patrimônio cultural singular no alternativo Brasileiro, Sul-Americano e Lusitano. Neste site contamos sua trajetória e organizamos um acervo imaterial de sua extensa obra transdisciplinar e transmidiatica.

outubro 2018

agosto 2018

março 2018

janeiro 2018

dezembro 2017

novembro 2017

outubro 2017

setembro 2017

agosto 2017

julho 2017

junho 2017

maio 2017

abril 2017

março 2017

A carreira de Lord A:. como conferêncista, orientador ou facilitador em assuntos e práticas relacionadas a mitologia comparativa, produção cultural vampiresca ,espiritualidade antigos ritos de fertilidade da terra, processo extático, dreamwalk e certamente a Cosmovisão Vampyrica (pelo qual é mais conhecido) teve seu início formal no ano de 2003 – vindo a coroar uma jornada iniciada solitária ainda em meados de 1993. Seu diferencial é a praticidade e a vivência com a qual relaciona conteúdos singulares do passado com a moderna cultura pop, alinhavando a história antiga e a sabedoria perene de maneira fideligna e coerente cativando e capturando a atenção da audiência.

Ele é o autor da obra Mistérios Vampyricos: A Arte do Vampyrismo Contemporâneo pela Madras Editora – e figura indispensável das principais conferências sobre paganismo brasileiro, eventos transmidiáticos e também festivais de cinema de terror e fantástico através do Brasil. No ano de 2016 Lord A também comemora sua função como patriarca e líder de cerimônias frente a primeira década de atividades públicas e reservadas do Círculo Strigoi uma discreta sociedade fundada por ele para o estudo e a prática da Cosmovisão Vampyrica, herdeira do legado Sahjaza iniciado nos anos 70 nos EUA.

A seguir compartilhamos alguns videos de suas palestras no MIS-Museu da Imagem e do Som, Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Mirante 9 de Julho, Espaço PAXX e outros espaços.

Sou Lord A:. e desde 1998 minha luta é contra a glamourização da ignorância na minha cidade. Faço isso através da arte, da literatura e do desenvolvimento de um amplo circuito cultural independente baseado na criação de eventos e zonas autônomas temporárias para o encontro de artistas, artesãos, escritores, cineastas, músicos, Djs, bailarinas, desenhistas e muitos outros – e a criação de arte e lembranças indeléveis, tornando assim a vida noturna e alternativa mais criativa, inspiradora, bela, justa e profissional. Minhas ações agora ressoam na Câmara Municipal e também na Assembléia Legislativa de SP!

maio 2017

abril 2017

novembro 2016

outubro 2016

setembro 2016

agosto 2016

junho 2016

maio 2016

Atua como DJ desde 1999 elaborando lapidados Djsets com ênfase na música alternativa dos anos 80, 90 e do Século XXI. Seus estilos favoritos são o Darkwave, Darkelectro, Ethereal, Medieval, Crossover, Dark Rock, Industrial, Synth, Electro, Gothic e Gothic Rock. Foi o criador da The MaozoleuM primeira webradio brasileira dedicada ao gênero goth em 2005 e desde 2006 é o criador e apresentador do VOX VAMPYRICA, inicialmente um podcast e depois um programa semanal consagrado a temática Vamp e uma das iniciativas mais longevas do gênero na internet sul-americana e portuguesa.

No Brasil foi o introdutor e pioneiro na disseminação da steampunk music desde o ano de 2006 e até mesmo Dj convidado para a abertura de um show da banda THERION no ano de 2004 no Direct TV Music Hall. Desde o ano 2000 foi o criador de eventos como (2004)Theatro dos Vampiros, (2010)Submundo entre outros e mais recentemente (2012) FANGXTASY THE AUTHENTIC VAMPYRIC AND GOTHIC NIGHT, CARMILLA NOITE DE GALA SOMBRIA e (2015) BAZAR REDE VAMP. Pode ser encontrado em casas como Madame Underground Club, Templo Club, Poison Bar e Balada e outras nas regiões da Consolação, Vila Madalena e Bela Vista; tudo isso já levou seu trabalho para outras cidades e estados brasileiros – e até a apresentações no club Acidic Infektion no meta-universo do Second Life.

Nas suas próprias palavras Lord A:. se diz um contador (encantador) de histórias desde que se conhece por gente. O que o levou a escrever prosas, contos e poesias na adolescência e posteriormente a gerar um texto charmoso e envolvente ao apresentar seus artigos e pesquisas tanto na internet (sua base inicial de publicação) e posteriormente nos artigos em revistas como Roadie Crew Magazine e Rock Brigade, bem como alguns jornais e revistas de menor circulação em São Paulo.

No comecinho do século XXI foi um dos autores da célebre lista eletrônica “TINTA RUBRA” o celeiro gerador dos principais autores e contistas vampirescos do Brasil ao lado de pioneiras do gênero como Giulia Moon e Martha Argel. Através dos seus eventos culturais foi um dos pilares na ramificação e horizontalização do contato entre autores do gênero fantástico e o seu público. Seu trabalho nos contos atraiu a atenção de autores veteranos como J. Modestto e Nelson Magrini no seminal Fontes da Ficção.

Também participou como ilustrador e resenhista da antologia “Vampirus Brasil” de Denise MG (a primeira blogueira de vampiros do Brasil). Posteriormente seu trabalho conquistou a atenção  do editor Ademir Pascale que o convidou como prefacista e contista da antologia Draculea 2 O Retorno dos Vampiros em 2010.

No ano de 2014 lançou pela Madras Editora seu primeiro livro solo “Mistérios Vampyricos A Arte do Vampyrismo Contemporâneo) na Bienal do Livro de São Paulo e assim realizou uma extensa booktour que passou pelo Rio de Janeiro, Brasília-DF e diversos municípios do Estado de São Paulo. No ano de 2015 foi o prefacista da antologia Vampiros da coleção sobrenatural da AVEC Editora (antiga Vechi Editora) e para 2016 prepara o lançamento do seu segundo livro solo novamente pela Madras Editora.

Incluímos nesta seção as participações de Lord A:. como entrevistado em diversos programas televisivos ao longo da última década; bem como algumas produções voltadas para a internet e também alguns ensaios fotográficos onde modelou como convidado para marcas e grifes alternativas brasileiras. Lord A:. já participou de encenações de terror ao lado do personagem Zé do Caixão e também de Liz Vamp, bem como de dois curta-metragens sobre vampiros produzidos no Brasil, o mais recente chamado Crônicas de Sangue do canal Lenda Urbana e um terceiro para uma produção em conjunto entre Finlândia e Brasil. Além de algumas participações interpretando vampiros célebres da cultura pop ao lado da esposa Xendra Sahjaza em alguns halloweens paulistanos e no Fangxtasy.

O visual é uma narrativa paralela onde se expressa ideias e posturas diversas o que torna o artista um estrangeiro ou xamã contemplando o cotidiano tal como alguém de fora daquela realidade, mas que atrai e aproxima outras pessoas afins e de têmperas, sonhos e sentimentos convergentes.

O Tarot é um tema dominado por Lord A:. há cerca de duas décadas. Diz ele que uma pessoa mediana tem apenas certeza de uma coisa na vida, que é a própria morte. Quem estuda e joga tarot com alguma maestria tem no mínimo de 22 a 78 outras certezas.

Para alguns o Tarot é o livro da vida. O tarot é uma importante ferramenta da sabedoria perene para a compreensão do próprio imaginário, dos seus tons, sabores, padrões, de como ele seduz e encadeia certas imagens na cabeça da gente e não outras – e de como nos espelhamos nelas e as consequências deste processo e suas formulações na própria vida. Além disso o tarot nos fala de tudo aquilo que orbita ao nosso redor e em nossa história de vida e do que atraímos sabendo ou não de tudo isso.

O estudo de Lord A:. na arte real se deu inicialmente por hereditariedade e também como auto-didata através de livros nacionais, importados e diversos cursos e workshops. Atualmente suas leituras transitam harmoniosamente através do simbolismo e com aprazível sincronia com o hermetismo, cabala, astrologia e alquimia simbólica – assim como a mitologia comparativa trazendo um olhar e conselhos penetrantes e influentes ao seus consulentes, ampliando a visão de cada um para as escolhas mais importantes.

Lord A:. também ministra cursos sobre os Arcanos Maiores, Arcanos Menores e é especializado nas Cartas Reais seu principal foco de interesse.

Trabalha como designer gráfico e de internet desde 1999 tendo formação profissional pela universidade Mackenzie no curso de propaganda e marketing, Escola Panamericana de Artes e dezenas de cursos paralelos e vivência prática em agências ao longo da última década – e principalmente como profissional freelancer, escolha pessoal assumida há mais de dez anos. Neste portfólio focalizamos seu trabalho pessoal e desenvolvido através do alternativo brasileiro que já conquistou honrosas menções nos EUA e na Inglaterra. Para um portfólio como diretor de criação, diretor de arte, desenvolvedor de conteúdos, ghost write e mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

[newsletter_cta title=”Venha co-criar conosco este sombrio presente” title_size=”32″ title_color=”#dd3333″ incipit=”Cadastre seu E-mail e acompanhe as oportunidades, encontros e criações de novos universos e olhares oferecidas pela nossa REDE VAMP!” incipit_size=”24″ incipit_color=”#d1d1d1″ post_name=”mailchimp” icon_form=”f0e0″ button_class=”Registrar E-mail”]