World Dracula Day: 3000 pessoas celebram 125 anos do romance de Stoker e o centenário de Sir Christopher Lee em Whitby, Inglaterra
World Dracula Day: 3000 pessoas celebram 125 anos do romance de Stoker e o centenário de Sir Christopher Lee em Whitby, Inglaterra – Quem acompanha a Rede Vamp sabe que o 26 de Maio é a data oficial do World Dracula Day, uma celebração mundial da publicação do clássico Drácula pelo autor irlandês Bram Stoker. E também sabe que a data tem celebrações arrojadas em Whitby na Inglaterra. Mas quando os ingleses reúnem mais de 3000 Vamps para celebrarem tanto o World Dracula Day quanto indiretamente o centenário de Sir Cristhopher Lee – um dos maiores intérpretes de Drácula de todos os tempos, certamente temos algo inspirador e fantástico no horizonte.
Segundo o jornal britânico The Guardian: “Whitby Abbey era o lugar óbvio para tentar o recorde. Foi em Whitby que Stoker absorveu a atmosfera que seria uma parte fundamental do sucesso do romance – as ruínas da abadia, os turistas inocentes, o belo porto e o folclore do local contribuíram demais para a atmosfera do romance. Há até quem diga que os nomes das vítimas do personagem foram tirados das lápides em torno da igreja de lá.”
Outra curiosidade da grandiosa celebração é que eles bateram o recorde mundial de vampiros (ou ainda de pessoas trajadas como os tais) reunindo 1369 pessoas! O que lhes permitiu superar o antigo recorde de 1040 pessoas trajadas como vampiros de um evento realizado no parque de diversões em Doswell, Virgínia. E quem ainda registra tal recorde é o Guiness Book. Nós da Rede Vamp registramos aqui nossas saudações e cumprimentos a todos os envolvidos nesta lindíssima celebração na bela cidade de Whitby na Inglaterra!
Para entrar na área do evento era necessário passar por comissários especialmente designados para conferirem os trajes que variavam entre preto e vermelho, a maquiagem e ainda a presença das Fangs ou presas removíveis. Sendo assim 1369 vampiros e vampiras foram registrados em um só lugar e emoldurados pela igreja de Whitby. Um lar espiritual para o personagem de Stoker. E uma celebração apropriada para uma obra icônica e muitíssimo bem ramificada na cultura pop de hoje. Aproveite o clima e confira nosso arquivo Drácula, aqui na Rede Vamp.
World Dracula Day é realizado anualmente em 26 de maio. Esta é a data da primeira publicação do Drácula de Bram Stoker. É uma data comemorativa mundial iniciada pela The Whitby Dracula Society 1897 ainda em 2012. A cada ano o evento é celebrado de maneira online por entusiastas criativos ao redor do mundo. A Rede Vampyrica apoia a data desde seu início e nesta postagem mencionamos algumas de nossas celebrações mais expressivas. O logotipo do ‘Dia Mundial do Drácula’ é propriedade da Whitby Dracula Society 1897.
No Brasil o World Dracula Day é celebrado desde 2014 quando comemoramos os 120 anos da publicação de Drácula no Escape Hotel de São Paulo. E ao longo dos anos a data sempre encontrou lugar no coração dos fãs em nossos eventos. Um relato muito legal sobre tudo isso foi escrito por nossa colaboradora Nixie, há alguns anos – leia aqui. Em 2021 por conta da pandemia a celebração foi online – com Lord A fazendo a leitura temática e comentada de um dos primeiros capítulos da obra. E que você pode assistir a seguir.
Quando falamos de Drácula tanto o personagem de Bram Stoker quanto suas inspirações e influências que vem dos Voivodes da Casa Bessarabi Vlad II e Vlad III ganharam uma ampla extensão de páginas e de bem mais de uma década de pesquisas que foram publicadas no meu primeiro livro #MistériosVampyricos. É bem sabido que as inspirações e influências criativas do romance e dos filmes criados sobre o personagem de Stoker encontram memórias afetivas na Comunidade Vamp em todo o mundo – embora estas se encontrem mais no campo da alegoria e do simbólico do que em qualquer tipo de “reconstrucionismo” do que foi a vida dos Voivode Vlad II e Vlad III da Casa Bassarabi, na atual Romênia.
Já que o tema é World Dracula Day ainda em 2016 dentro do contexto Ocultismo e também da Cultura pop que rodeiam o personagem tive a oportunidade de palestrar no Museu da Imagem e do Som – MIS SP a convite do grande Cauê Castelo e do Cinephenomena vamos manter o registro aqui:
O CENTENÁRIO DE SIR CHRISTHOPHER LEE
Coincidências da vida é que a data do World Dracula Day em 2022 acabou marcando também a celebração do centenário de nascimento de Sir Christopher Lee (Londres, 27 de maio de 1922 — Londres, 7 de junho de 2015), que celebraria 100 anos – o grande ator britânico que se imortalizou no papel do personagem. Aliás, ele certamente merece uma menção honrosa por seu prestigiado trabalho, no artigo que celebra os vampiros centenários e bicentenários da produção cultural, leia aqui.
Sua história de vida é riquíssima conheceu JRR Tolkien em vida e contam que recebeu dele a benção para um dia interpretar Gandalf nos cinemas. Lutou contra nazistas a serviço da inteligência britânica. Isso aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, respondendo diretamente a Churchill e até hoje suas missões são consideradas secretas. Dizem por aí que até que inspiraram seu primo Ian Flemming na criação do famoso Agente James Bond, conhecido da franquia de filmes e livros como 007. Também foi um ícone dos filmes de terror e participou de mais de 200 produções. Sua interpretação como Drácula nos filmes da Hammer é uma das mais celebradas e mencionadas pelos nossos leitores e leitoras da Rede Vamp de todos os tempos.
Além disso ele deu vida a outros personagens como Sherlok Holmes, Francisco Scaramanga (Vilão de 007) e muitos outros. Acredito que ele apenas interpretou o papel de herói do filme no maravilhoso The Devil Rides Out (As Bodas de Satã, 1968). Um filme britânico de 1968, dos géneros fantasia e terror, realizado por Terence Fisher e escrito por Richard Matheson, com base no romance The Devil Rides Out, de Dennis Wheatley. Exibimos a obra no saudoso CineMadame by Rede Vamp no marco do underground brasileiro, a casa Madame Underground Club ainda em 2019.
Ele também é lembrado como Saruman na franquia O Senhor dos Anéis; como Conde Dookan na primeira trilogia de Star Wars. Isso sem mencionarmos suas participações memoráveis nos filmes de Tim Burton, a constar: A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite, além disso, emprestou a voz a personagens de A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas. E ainda arranjou tempo para ser o narrador dos álbuns da banda italiana Rhapsody ov Fire, com eles gravou a canção The Magic of Wizard´s Dream . Aos 91 anos também foi vocalista de Heavy Metal e gravou alguns álbuns próprios que conquistaram até lugar na parada Billboard e grande respeito da mídia especializada. Contaremos mais da sua história neste próximo post.
O CONDE DRÁCULA E A FAMÍLIA STOKER
[LEIA NA ÍNTEGRA, AQUI] O conde sempre e inevitavelmente acaba sendo a primeira de todas as referências afetivas quando falamos de vampiros. Muita gente pode nunca ter lido o livro mas sabe a história e quem é o imortal sedento de sangue por conta da cultura pop ao seu redor. Para o site IMDB ele é mais conhecido do que Cristo. Já Stoker contou uma das melhores histórias de todos os tempos sobre vampiros que logo se tornou sucesso nos teatros e em seguida nos cinemas. Claro todos lembram das disputas pelos direitos autorais e os processos movidos por sua viúva, mas isso já é um passado bem distante e lembrança de outros tempos mais severos. Ainda assim o clássico Nosferatu de Murnau enfrentou essa perseguição no seu tempo, contamos essa história aqui.
No presente a realidade felizmente já é outra há bastante tempo. Já podemos chamar informalmente Drácula de uma franquia pois esta conta com duas obras que ampliam a narrativa original criadas junta de material original do próprio Bram Stoker – compilados e trabalhados por Dacre Stoker, sobrinho bisneto de Bram.Tudo isso é demonstrado pelas ampliações oficiais do universo literário de Drácula com uma bela prequel chamada Dracul (escrita junto com J.D. Barker e publicada no Brasil) e uma sequel Dracula the Un Dead (escrita em parceria com Ian Holt). E o mais legal tudo baseado em anotações e notas do próprio Bram.
Nos dias de hoje a principal referência quando falamos de Drácula e de Stoker é o seu sobrinho bisneto Dacre Stoker, autor bestseller e herdeiro do amplo e irrestrito legado literário de Bram. E ele já esteve com o público brasileiro digitalmente na Fangxtasy Festa Online e no programa #Acesso Rede Vamp e no mesmo ano ainda foi o convidado de honra da Horror Expo – o maior evento do terror da América do Sul. [LEIA NA ÍNTEGRA, AQUI]
Deixe um comentário