World Dracula Day: 3000 pessoas celebram 125 anos do romance de Stoker e o centenário de Sir Christopher Lee em Whitby, Inglaterra

Back to Blog
World Dracula Day2022

World Dracula Day: 3000 pessoas celebram 125 anos do romance de Stoker e o centenário de Sir Christopher Lee em Whitby, Inglaterra

World Dracula Day: 3000 pessoas celebram 125 anos do romance de Stoker e o centenário de Sir Christopher Lee em Whitby, Inglaterra – Quem acompanha a Rede Vamp sabe que o 26 de Maio é a data oficial do World Dracula Day, uma celebração mundial da publicação do clássico Drácula pelo autor irlandês Bram Stoker. E também sabe que a data tem celebrações arrojadas em Whitby na Inglaterra. Mas quando os ingleses reúnem mais de 3000 Vamps para celebrarem tanto o World Dracula Day quanto indiretamente o centenário de Sir Cristhopher Lee – um dos maiores intérpretes de Drácula de todos os tempos, certamente temos algo inspirador e fantástico no horizonte.

World Dracula Day 2022
Mais de 3000 pessoas celebram o World Dracula Day, Whitby Inglaterra | Fonte da Imagem BBC

Segundo o jornal britânico The Guardian: “Whitby Abbey era o lugar óbvio para tentar o recorde. Foi em Whitby que Stoker absorveu a atmosfera que seria uma parte fundamental do sucesso do romance – as ruínas da abadia, os turistas inocentes, o belo porto e o folclore do local contribuíram demais para a atmosfera do romance. Há até quem diga que os nomes das vítimas do personagem foram tirados das lápides em torno da igreja de lá.”

Outra curiosidade da grandiosa celebração é que eles bateram o recorde mundial de vampiros (ou ainda de pessoas trajadas como os tais) reunindo 1369 pessoas! O que lhes permitiu superar o antigo recorde de 1040 pessoas trajadas como vampiros de um evento realizado no parque de diversões em Doswell, Virgínia. E quem ainda registra tal recorde é o Guiness Book. Nós da Rede Vamp registramos aqui nossas saudações e cumprimentos a todos os envolvidos nesta lindíssima celebração na bela cidade de Whitby na Inglaterra!

Mais de 3000 pessoas celebram o World Dracula Day, Whitby Inglaterra | Fonte da Imagem Diversas/Internet

Para entrar na área do evento era necessário passar por comissários especialmente designados para conferirem os trajes que variavam entre preto e vermelho, a maquiagem e ainda a presença das Fangs ou presas removíveis. Sendo assim 1369 vampiros e vampiras foram registrados em um só lugar e emoldurados pela igreja de Whitby. Um lar espiritual para o personagem de Stoker. E uma celebração apropriada para uma obra icônica e muitíssimo bem ramificada na cultura pop de hoje. Aproveite o clima e confira nosso arquivo Drácula, aqui na Rede Vamp.

Mais de 3000 pessoas celebram o World Dracula Day, Whitby Inglaterra
Mais de 3000 pessoas celebram o World Dracula Day, Whitby Inglaterra | Fonte da Imagem Internet

World Dracula Day é realizado anualmente em 26 de maio. Esta é a data da primeira publicação do Drácula de Bram Stoker. É uma data comemorativa mundial iniciada pela The Whitby Dracula Society 1897 ainda em 2012. A cada ano o evento é celebrado de maneira online por entusiastas criativos ao redor do mundo. A Rede Vampyrica apoia a data desde seu início e nesta postagem mencionamos algumas de nossas celebrações mais expressivas. O logotipo do ‘Dia Mundial do Drácula’ é propriedade da Whitby Dracula Society 1897.

No Brasil o World Dracula Day é celebrado desde 2014 quando comemoramos os 120 anos da publicação de Drácula no Escape Hotel de São Paulo. E ao longo dos anos a data sempre encontrou lugar no coração dos fãs em nossos eventos. Um relato muito legal sobre tudo isso foi escrito por nossa colaboradora Nixie, há alguns anos – leia aqui. Em 2021 por conta da pandemia a celebração foi online – com Lord A fazendo a leitura temática e comentada de um dos primeiros capítulos da obra. E que você pode assistir a seguir.

Quando falamos de Drácula tanto o personagem de Bram Stoker quanto suas inspirações e influências que vem dos Voivodes da Casa Bessarabi Vlad II e Vlad III ganharam uma ampla extensão de páginas e de bem mais de uma década de pesquisas que foram publicadas no meu primeiro livro #MistériosVampyricos. É bem sabido que as inspirações e influências criativas do romance e dos filmes criados sobre o personagem de Stoker encontram memórias afetivas na Comunidade Vamp em todo o mundo – embora estas se encontrem mais no campo da alegoria e do simbólico do que em qualquer tipo de “reconstrucionismo” do que foi a vida dos Voivode Vlad II e Vlad III da Casa Bassarabi, na atual Romênia.

Já que o tema é World Dracula Day ainda em 2016 dentro do contexto Ocultismo e também da Cultura pop que rodeiam o personagem tive a oportunidade de palestrar no Museu da Imagem e do Som – MIS SP a convite do grande Cauê Castelo e do Cinephenomena vamos manter o registro aqui:

O CENTENÁRIO DE SIR CHRISTHOPHER LEE

Coincidências da vida é que a data do World Dracula Day em 2022 acabou marcando também a celebração do centenário de nascimento de Sir Christopher Lee (Londres, 27 de maio de 1922 — Londres, 7 de junho de 2015), que celebraria 100 anos – o grande ator britânico que se imortalizou no papel do personagem. Aliás, ele certamente merece uma menção honrosa por seu prestigiado trabalho, no artigo que celebra os vampiros centenários e bicentenários da produção cultural, leia aqui.

Sua história de vida é riquíssima conheceu JRR Tolkien em vida e contam que recebeu dele a benção para um dia interpretar Gandalf nos cinemas. Lutou contra nazistas a serviço da inteligência britânica. Isso aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, respondendo diretamente a Churchill e até hoje suas missões são consideradas secretas. Dizem por aí que até que inspiraram seu primo Ian Flemming na criação do famoso Agente James Bond, conhecido da franquia de filmes e livros como 007. Também foi um ícone dos filmes de terror e participou de mais de 200 produções. Sua interpretação como Drácula nos filmes da Hammer é uma das mais celebradas e mencionadas pelos nossos leitores e leitoras da Rede Vamp de todos os tempos.

Além disso ele deu vida a outros personagens como Sherlok Holmes, Francisco Scaramanga (Vilão de 007) e muitos outros. Acredito que ele apenas interpretou o papel de herói do filme no maravilhoso The Devil Rides Out (As Bodas de Satã, 1968). Um filme britânico de 1968, dos géneros fantasia e terror, realizado por Terence Fisher e escrito por Richard Matheson, com base no romance The Devil Rides Out, de Dennis Wheatley. Exibimos a obra no saudoso CineMadame by Rede Vamp no marco do underground brasileiro, a casa Madame Underground Club ainda em 2019.

Ele também é lembrado como Saruman na franquia O Senhor dos Anéis; como Conde Dookan na primeira trilogia de Star Wars. Isso sem mencionarmos suas participações memoráveis nos filmes de Tim Burton, a constar: A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite, além disso, emprestou a voz a personagens de A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas. E ainda arranjou tempo para ser o narrador dos álbuns da banda italiana Rhapsody ov Fire, com eles gravou a canção The Magic of Wizard´s Dream . Aos 91 anos também foi vocalista de Heavy Metal e gravou alguns álbuns próprios que conquistaram até lugar na parada Billboard e grande respeito da mídia especializada. Contaremos mais da sua história neste próximo post.

O CONDE DRÁCULA E A FAMÍLIA STOKER

[LEIA NA ÍNTEGRA, AQUI] O conde sempre e inevitavelmente acaba sendo a primeira de todas as referências afetivas quando falamos de vampiros. Muita gente pode nunca ter lido o livro mas sabe a história e quem é o imortal sedento de sangue por conta da cultura pop ao seu redor. Para o site IMDB ele é mais conhecido do que Cristo. Já Stoker contou uma das melhores histórias de todos os tempos sobre vampiros que logo se tornou sucesso nos teatros e em seguida nos cinemas. Claro todos lembram das disputas pelos direitos autorais e os processos movidos por sua viúva, mas isso já é um passado bem distante e lembrança de outros tempos mais severos. Ainda assim o clássico Nosferatu de Murnau enfrentou essa perseguição no seu tempo, contamos essa história aqui.

No presente a realidade felizmente já é outra há bastante tempo. Já podemos chamar informalmente Drácula de uma franquia pois esta conta com duas obras que ampliam a narrativa original criadas junta de material original do próprio Bram Stoker – compilados e trabalhados por Dacre Stoker, sobrinho bisneto de Bram.Tudo isso é demonstrado pelas ampliações oficiais do universo literário de Drácula com uma bela prequel chamada Dracul (escrita junto com J.D. Barker e publicada no Brasil) e uma sequel Dracula the Un Dead (escrita em parceria com Ian Holt). E o mais legal tudo baseado em anotações e notas do próprio Bram.

Nos dias de hoje a principal referência quando falamos de Drácula e de Stoker é o seu sobrinho bisneto Dacre Stoker, autor bestseller e herdeiro do amplo e irrestrito legado literário de Bram. E ele já esteve com o público brasileiro digitalmente na Fangxtasy Festa Online e no programa #Acesso Rede Vamp e no mesmo ano ainda foi o convidado de honra da Horror Expo – o maior evento do terror da América do Sul. [LEIA NA ÍNTEGRA, AQUI]

Facebook Comments

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Blog