Back to Blog
Horror Expo
Horror Expo

HORROR EXPO TUDO SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO!

A estreia grandiosa da HORROR EXPO no Anhembi inspira bons tempos para o terror, o horror e o fantástico sombrio no Brasil! A feira do horror organizada pela VPGroup atraiu mais de 15.000 pessoas nos 3 dias da sua edição de estréia. E agora vamos com horror expo tudo sobre a primeira edição!

Horror Expo
Visão áerea da Horror Expo no Anhembi

A HORROR EXPO é o farol de esperança que estava faltando para toda produção cultural do terror, do horror e do fantástico com tons mais graves e sombrios! Faltava um lugar e espaço a altura onde todos criativos do setor pudessem convergir e que realmente pudesse fazer a diferença necessária para todos.

Claro, falar sobre “horror” e começar o texto falando de “esperança” é como citar o Sandman de Neil Gaiman, em meio ao inferno desafiando seu regente e informando o que seria do Céu se os condenados do inferno não sonhassem com o paraíso.

Também me remete ao Professor Pondé, soltando uma longa baforada de charuto no escritório e citando a beleza da esperança no olhar de quem não poderia ter nenhuma.  Enfim, esperança é a concubina do desespero pontuaria Nelson Rodrigues (que certamente afirmaria o desejo como uma força perigosa se realizado ou mesmo não realizado) ou ainda meu bom amigo escritor Lorde Khalidus, que já participou do Sarau Jardim de Perséfone.

E o desesperar é quando a ansiedade (ou a libido, em histórias vampirescas) e a angústia diante da própria insuficiência e impotência toma pelo sufocamento um personagem e onde acontecem as melhores histórias de terror, horror e afins da ficção. Repugnância e Estupefação! Exatamente aquelas histórias que depois de assustarem, perturbarem e incomodarem – nos aliviam e nos deixam mais tranquilos depois que acabam quando pensamos ainda bem que esta jornada rumo ao inferno não era comigo! Aliás o próprio Marquês de Sade já dizia algo assim sobre a eficácia de uma boa história assustadora, lá trás, no tempo ao prefaciar sua antologia de contos góticos “Crimes do Amor”.

Mas deixando o rebuscamento da abertura deste texto “post” minha visão sobre a HORROR EXPO é bastante otimista e positiva. Expresso tal visão de maneira empírica, só contemplar o cenário expansivo e a súbita conquista de novos espaços em veículos digitais da cultura pop para o nosso contexto em sites como Omelete, pela primeira vez produzindo seriado digital e conteúdo sobre a importância do gênero por exemplo. Pautas nas revistas como Mundo Estranho, jornais e um crescimento sutil e notável de Youtubers, blogs e afins abrindo espaço para tudo isso. Noticiários, rádios também fazem parte deste crescente.

O número crescente de curtas e longas metragens ligados ao terror produzidos na Terra Brasilis também é notório (temos inclusive exibidos muitos deles no evento #CINEMADAMEREDEVAMP, quinzenalmente aos domingos, saiba mais) assim como de livros e outras mídias (algo que já fazemos em nossos eventos há 17 anos).

A edição de estreia da HORROR EXPO atraiu bem mais de 15.000 pessoas lá no Anhembi e dadas as dimensões físicas da feira, expositores e atrações nacionais e internacionais – já podemos dizer que é o maior evento do gênero no mundo todo. Ainda faltam mais cenários e mais atrações, porém o motor está ali e o template vai ficar ainda mais legal em 2020.

Sim, o evento terá continuidade, será no Anhembi e tem data marcada e será de 2 a 4 de Outubro de 2020. Se isso tudo não for sinônimo de êxito e de sucesso, não sei o que poderia ser. Mas o fato principal é que se você realmente curte todo este universo macabro, você deveria estar comemorando! Afinal o evento já é um marco histórico na América Latina.

campusstrigoi vem fazer parte
Apoie e Conquiste Benefícios e Recompensas!

Historicamente nunca tivemos nada parecido com a HORROR EXPO na América Latina! Falo com base dos meus últimos 21 anos de carreira e trajetória como produtor de eventos, bem como fã da produção cultural deste contexto. Não estamos exagerando ao pontuarmos que algo novo e estruturante foi iniciado nestes 3 dias de outubro de 2019.

Saber que o evento continua e já tem data e local marcado para 2020 potencializa e amplia os resultados. E isso traz prosperidade para todo nosso contexto e cenário do horror, terror e do fantástico com tons sombrios. Nunca existiu nada semelhante a HORROR EXPO na América do Sul (vamos contextualizar isso em um próximo post), vale pontuar que o maior evento cultural do gênero atraía no máximo 300-400 pessoas rotativas em uma livraria na Paulista, entre 2014-2016, que foi o Sarau Mistérios da Meia-Noite. Então, só por ai você já começa a fazer as contas. Por hora vamos com nosso relato da participação no evento.

REDE VAMP NA HORROR EXPO

Cervejaria Mestre das Poções e Rede Vamp na Horror Expo 2019

A REDE VAMP e a CERVEJARIA ARTESANAL MESTRE DAS POÇÕES marcaram presença na estreia da HORROR EXPO com um stand e tanto sempre com atividades culturais como estátua viva com LEONARDO BRIENZA (A Morte), duas apresentações do ilusionista CLAYTON HEREDYA (o embaixador dos mistérios), a participação da cosplayer GIOVANA SAYURI (interpretando Kaori, personagem criada pela autora Giulia Moon) em frente ao nosso stand. Durante os três dias do evento a fila na frente da Mestre das Poções nunca acabava e o chopp artesanal agradou em cheio a todos que estiveram com a gente!

Horror Expo
A Morte interpretada pelo ator Leonardo Brienza pregando um susto na Rainha Xendra Sahjaza e o Embaixador dos Mistérios Clayton Heredya em ação
Mestre das Poções na Horror Expo
O Cervejeiro André Balparda e a família Mestre das Poções não tiveram pausa oferecendo a mais elogiada cerveja da Horror Expo!

Contamos também com sessões de autógrafos e vendas de livros dos autores que são parte do cânone da literatura vampírica brasileira desde os anos 90 como Giulia Moon (Saga Kaori, Flores Mortais, Vampiros no Espelho…), Flávia Muniz (Noturnos, Manto Escarlate…), Marcelo Del Debbio (Principia Discordia e posteriormente Kabbalah Hermética e Enciclopédia de Mitologia) e Lord A:. (Deus é um Dragão, Mistérios Vampyricos, Codex Strigoi…). Alguns podem mencionar a ausência do André Vianco, mas ele esteve por lá no auditório da Horror Expo – e dessa maneira só faltou nossa estimada amiga Martha Argel (O Vampiro da Mata Atlântica) mas daremos um jeito de contar com sua presença também em 2020!

Autores na Horror Expo
E não faltaram grandes nomes responsáveis pela literatura de temática Vamp, as tardes de autógrafos do nosso stand receberam Flávia Muniz, Marcelo Del Debbio e a Giulia Moon, que não veio sozinha e trouxe sua personagem a Vampira Kaori (interpretada pela cosplayer Giovana Sayuri
Horror Expo
Um acervo respeitável de livros no Stand da Rede Vamp na Horror Expo

Em nossas instalações também contamos com a participação da Chocolataria Gourmet GOTH CAKE, da perfumaria artesanal FEITA COM ALMA e as taças importadas da coleção da Alchemy UK comercializadas no Brasil pela loja e espaço cultural LONDON CULTURE.

A Chocolataria GOTH CAKE impressionou e ganhou o coração de muitos fãs do terror com seus chocolates temáticos e a REDIVIVO VINHOS VAMPYRICOS fez o lançamento oficial do seu novo sabor HADES E PERSÉFONE!

A marca REDIVIVO VINHOS VAMPYRICOS realizou o lançamento de seu quinto sabor, HADES E PERSÉFONE, um Bordeaux levemente frutado com tiragem limitada a 72 garrafas. Lá reencontramos amigos, amigas, clientes que só conhecíamos da internet. Todos clientes do stand ganharam posters exclusivos presenteados pela DAEMON EDITORA!

Christofer Johnsson  do Therion na Horror Expo
Christofer Johnsson, fundador do Therion foi presenteado com uma das 72 garrafas do novo sabor da Redivivo e adorou!

Reencontramos amigos de longuíssima data como Gerard (Nuclear Blast), Ailton, Vera, Ricardo Batalha e família (Revista Roadie Crew), Sônia, Mel e Familia Lady Snake, Coveiro Maldito (Embaixador da Horror Expo e Freak Show Artist), Eric De Haas (Dynamo Records), Paulo Baron (Top Link) e muitos outros. Arranjamos um tempinho para um chopp da Mestre das Poções ou uma taça de Redivivo com todos eles! Grandes lembranças. Importante mencionarmos a ampla adesão e participação ao evento do público da Carmilla Noite de Gala Sombria, Fangxtasy, audiência da Vox Vampyrica e muitos outros.

Horror Expo

Horror Expo um lugar de reencontro de velhos amigos e amigas lá no stand da REDE VAMP

E olha até os vocalistas da banda THERION, pioneiros do metal sinfônico da Suécia, passaram por lá e saíram cheios de presentes. A história do Therion e a Rede Vamp já vem desde 2004. Tudo começou com uma entrevista com seu fundador
Christofer Johnsson realizada por Lord A:. para a revista Roadie Crew, o papo foi bacana e o músico convidou nosso Vamp para ser o DJ da abertura do show deles no Direct Tv Music Hall. Na década seguinte, reencontramos a banda e conhecemos o frontman Thomas Vikstrom (e temos uma entrevista em video bem legal com eles, aqui)

Horror Expo e Therion
O Stand da Rede Vamp recebeu a visita dos queridos Thomas Vikstrom e Rosalía Sairem, vocalistas da banda Therion que saíram lá cheios de mimos e presentes dos nossos expositores!
THERION E REDE VAMP uma amizade antiga que vem desde os tempos do show deles em 2004, quando Lord A:. foi convidado por Christofer Johnsson para ser o DJ da abertura no Direct TV MusicHall.

Nossa participação no evento também permitiu a REDE VAMP ramificar sua mensagem de comunidade para quem se afina e sente atração por nosso contexto e saberem que não estão sozinhos, graças a duas participações bem interessantes no jornal O Vale (que cobre a região do Halo Amantkir) e também no programa do Claudio Abreu, destinado ao litoral sul do estado.

Vamps no Jornal O Vale
Uma entrevista bastante interessante com a Jornalista Thais Perez, no jornal O Vale e você pode ler clicando na imagem acima
Fomos entrevistados pelo jornalista Claudio Abreu
Uma visão do público realizada pelo desenhista Luiz Henrique do @SombradaAventura

A Comunidade Vamp do Brasil é composta por pessoas reais, muitos artistas, artesãos, empreendedores e empresários e oferecermos visibilidade as suas criações e produtos bem como acesso para todos prosperarem junto de um público que aprecia verdadeiramente suas criações – é um dos nossos focos de ação de longa data e como sabemos é o que assegura a prosperidade individual e que reflete na continuidade da Comunidade.

Comunidade Vamp do Brasil e amigos não faltaram no Stand da Rede Vamp!
Muitos amigos e amigas sempre prestigiando nosso trabalho

A HORROR EXPO se mostrou como um importante divisor de águas para todos nós como empresários, produtores de conteúdo, autores e o próprio público que apreciam todo este contexto. Este “Post” focalizou nossa experiência, registro e participação na HORROR EXPO. Sem dúvida a VP Group, produtores do mega evento tiraram grandes lições e aprendizados desta estreia e fizeram o melhor que puderam dentro do que alcançaram – enfim, sonho realizado agora aprender e planejar para surpreender ainda mais em 2020.

Therion na Horror Expo
O esperado show da banda Therion nos ofereceu uma apresentação impressionante com base no álbum Theli

Teremos mais alguns posts para falarmos dos shows das bandas nacionais e internacionais que estiveram por lá. E um outro para contextualizar e formar um breve histórico dos eventos realizados PRÉ-HORROR EXPO afinal de contas de agora em diante as coisas mudaram. Agora são os tempos da HORROR EXPO.

Horror Expo
A Bailarina Lilith Melanie e seu marido Magnus adoraram a Horror Expo

Como vocês já devem imaginar a HORROR EXPO já entrou no calendário oficial das participações da REDE VAMP e da CERVEJARIA ARTESANAL MESTRE DAS POÇÕES. Estaremos novamente em 2020 com nosso stand e algumas surpresas bombásticas! Então parceiros do Bazar Rede Vamp, Carmilla Noite de Gala Sombria, #RedeVampNights fiquem em contato!

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog