Back to Blog
Back to Blog
25jul
“Fashionismo Vamp” é um neologismo – cunhado por Lord A:. em 2008 – e quer dizer conjunto de atributos, principios e valores expressos em atitudes, estética, vestes e acessórios básicos para um guarda-roupa e o repertório de alguém estiloso ou “Avant-Garde” (sentido menos conhecido de “vamp” em francês) onde atributos do passado são reformados com elementos atuais sem descaracterizações e com praticidade.
O estilo de um “Vamp” é único. Capaz de envolver atributos paradoxais como o fascínio e o grotesco, elementos de outras épocas re-modelados com partes futuristas… é sedutor e por vezes romântico. Expressa e também espelha as idéias, virtudes e pecados de cada um. Olhando rapidamente, alguns nomeiam e reconhecem no fashinismo vamp alguns traços do gótico contemporâneo, outros de steampunk, glam-decadent, vitoriano, fetiche, “modern chic” e muitas outras denominações…é algo subjetivo e elaborado por cada integrante e simpatizante deste meio social.Não há regras!
Certamente acessórios e jóias pessoais como as “Fangz” (próteses de dentes caninos removíveis cinematográficos), assim como os Ankhs prateados são partes integrantes do figurino e deste conteúdo, e você pode ler sobre ambos nos links sugeridos em negrito neste parágrafo. A vertente do Fashionismo Vamp é láica (sem vinculações religiosas ou devocionais de qualquer tipo), encontramos aqui influências facilmente que ressoam harmonicamente com muitas perspectivas orientalistas – mas a tônica dominante é mais filosófica e pautada na criatividade de cada um no vestir, re-vestir e modelar suas impressões, idéias, filosofia aquilo que reconhece como Vamp.
Desde 2008 oferecemos neste “blog” postagens e álbuns com inspirações daquilo que temos visto na cena brasileira, sul-americana e lusitana – e claro de outros países também – tudo isto influencia o olhar e provoca os leitores e leitoras para que cada um encontre o seu estilo nas lojas e ateliers ou mesmo que descubra um jeito de construir o visual que sempre sonhou… os limites continuarão sendo o imaginário e a habilidade de cada um.
Facebook Comments