Back to Blog

WORLD DRACULA DAY: LORD A REALIZA LEITURA COMENTADA DO CLÁSSICO DE BRAM STOKER

WORLD DRACULA DAY: LORD A REALIZA LEITURA COMENTADA DO CLÁSSICO DE BRAM STOKER – embora o grande personagem do nobre escritor irlandês não seja o primeiro de todos os vampiros, sem dúvida sua obra é um clássico. Drácula pode não beber vinho – mas o seu criador sim e merece um brinde e nossos aplausos calorosos pois sua história se tornou uma das mais influentes dentro deste contexto ao longo dos últimos 124 anos (comemorados hoje 26 de Maio de 2021).

Lord A e a Rede Vamp tem um longo histórico afetivo com o personagem Drácula e esta data tão especial. As lembranças mais distantes foram em uma escola no ABCD junto com a autora Giulia Moon. Outro momento grandioso aconteceu nos 120 anos da publicação do romance e aconteceu no Escape Hotel. Isso sem mencionarmos a Fangxtasy e a Estação Madame.

Neste ano de 2021 por conta da pandemia nossa comemoração do World Dracula Day será online. Ela se inicia as 20h21m com a leitura comentada do primeiro capitulo de Drácula de Bram Stoker lá na twitch.tv/redevamp e as celebrações continuam no sábado na Fangxtasy Festa Online Vampiros Vitorianos!

WORLD DRACULA DAY: LORD A REALIZA LEITURA COMENTADA DO CLÁSSICO DE BRAM STOKER
WORLD DRACULA DAY: LORD A REALIZA LEITURA COMENTADA DO CLÁSSICO DE BRAM STOKER

UM DIA MUNDIAL PARA CELEBRARMOS DRÁCULA

World Dracula Day é realizado anualmente em 26 de maio. Esta é a data da primeira publicação do Drácula de Bram Stoker. É uma data comemorativa mundial iniciada pela The Whitby Dracula Society 1897 ainda em 2012. A cada ano o evento é celebrado de maneira online por entusiastas criativos ao redor do mundo. A Rede Vampyrica apoia a data desde seu início e nesta postagem mencionamos algumas de nossas celebrações mais expressivas. O logotipo do ‘Dia Mundial do Drácula’ é propriedade da Whitby Dracula Society 1897.

Nós da Rede Vampyrica apreciamos datas comemorativas pela visibilidade que oferecem aos socialmente aos contextos abarcados por elas nas diversas camadas que os integram no plano coletivo. No plano pessoal marcam sempre um momento reflexivo e do quanto realizamos, das lições tiradas e dos aprendizados que ficam para cada um. Tanto que é até por isso que apoiamos datas como o Dia dos Vampiros, o World Goth Day e até mesmo diversas ações e campanhas descritas no blog Cidadania (algumas incluem prevenção ao suicídio, outras ligadas a doação de sangue e também doadores de órgãos).

Isso sem mencionarmos nosso apoio aos abrigos, cuidadores e resgatadores de animais abandonados – ao longo destas duas décadas. Data comemorativas tem essa força de engajamento. O que não toleramos mesmo é o “blazeísmo” e a preguiça de quem acha que vive fora dessas realidades e a parte de ajudar quem necessita.

O CONDE DRÁCULA E A FAMÍLIA STOKER

O conde sempre e inevitavelmente acaba sendo a primeira de todas as referências afetivas quando falamos de vampiros. Muita gente pode nunca ter lido o livro mas sabe a história e quem é o imortal sedento de sangue por conta da cultura pop ao seu redor. Para o site IMDB ele é mais conhecido do que Cristo. Já Stoker contou uma das melhores histórias de todos os tempos sobre vampiros que logo se tornou sucesso nos teatros e em seguida nos cinemas. Claro todos lembram das disputas pelos direitos autorais e os processos movidos por sua viúva, mas isso já é um passado bem distante e lembrança de outros tempos mais severos.

No presente a realidade felizmente já é outra há bastante tempo. Já podemos chamar informalmente Drácula de uma franquia pois esta conta com duas obras que ampliam a narrativa original criadas junta de material original do próprio Bram Stoker – compilados e trabalhados por Dacre Stoker, sobrinho bisneto de Bram.Tudo isso é demonstrado pelas ampliações oficiais do universo literário de Drácula com uma bela prequel chamada Dracul (escrita junto com J.D. Barker e publicada no Brasil) e uma sequel Dracula the Un Dead (escrita em parceria com Ian Holt). E o mais legal tudo baseado em anotações e notas do próprio Bram.

Nos dias de hoje a principal referência quando falamos de Drácula e de Stoker é o seu sobrinho bisneto Dacre Stoker, autor bestseller e herdeiro do amplo e irrestrito legado literário de Bram. E ele já esteve com o público brasileiro digitalmente na Fangxtasy Festa Online e no programa #Acesso Rede Vamp e no mesmo ano ainda foi o convidado de honra da Horror Expo – o maior evento do terror da América do Sul. Reproduzimos a seguir os videos:

DRÁCULA É UM CLÁSSICO?

Drácula é um clássico e obras assim são aquelas que não apreciamos para saber o desfecho e sim para nos encontrarmos no momento de vida que estamos através de seus personagens e suas narrativas. Não sei se Ítalo Calvino concordaria com a minha menção tão particular sobre o que é um clássico. Mas para todos nós da Rede Vampyrica: Drácula é sim um clássico! E vamos celebrar estes 124 anos de sua publicação!

Desde 2003 a REDE VAMP é a maior autoridade em idioma português, na América do Sul e Portugal quando o assunto são Vamps não importando se for na mídia, no folclore ou na elegante e misteriosa Comunidade Vamp. Discreta sociedade que vem há quase cinquenta anos desde o hemisfério norte com seu próprio Ethos e Praxis ao redor do mundo. A seguir alguns links de Artigos que já publicamos sobre Drácula

DRÁCULA E OS MISTÉRIOS VAMPYRICOS

Quando falamos de Drácula tanto o personagem de Bram Stoker quanto suas inspirações e influências que vem dos Voivodes da Casa Bessarabi Vlad II e Vlad III ganharam uma ampla extensão de páginas e de bem mais de uma década de pesquisas que foram publicadas no meu primeiro livro #MistériosVampyricos. É bem sabido que as inspirações e influências criativas do romance e dos filmes criados sobre o personagem de Stoker encontram memórias afetivas na Comunidade Vamp em todo o mundo – embora estas se encontrem mais no campo da alegoria e do simbólico do que em qualquer tipo de “reconstrucionismo”.

Já que o tema é World Dracula Day ainda em 2016 dentro do contexto Ocultismo e também da Cultura pop que rodeiam o personagem tive a oportunidade de palestrar no Museu da Imagem e do Som – MIS SP a convite do grande Cauê Castelo e do Cinefantasy IFFF, vamos manter o registro aqui:

Outro bom momento sobre Drácula foi palestrar

EXISTIAM VAMPIROS ANTES DE DRÁCULA?

A resposta é sim e existe um livro maravilhoso sobre isso dos autores nacionais Martha Argel e Humberto Moura. Aqui mesmo na Rede Vampyrica oferecemos artigos sobre vampiros anteriores a Drácula, olha eles : Geraldine a Vampira de Christabel, 200 Anos de The Vampyre de John Polidori, The Black Vampyre de Uriah D´Arcy outro vampiro clássico que não poderia faltar é Varney de James Malcolm Rymer (as vezes atribuída a Thomas Preskett Prest) de por hora ele ganha uma menção honrosa nesta entrevista com Cid Vale Ferreira. Outro bom momento para falarmos de vampiros foram as entrevistas e colabs com o magnífico Alexander Meireles do Fantasticursos – uma referência literária e tanto neste segmento.

Talvez o melhor e mais memorável nome de todas as vampiras do século 19 seja Carmilla, criada pelo escritor francês Sheridan Le Fannu. Inspirada na Geraldine (eu sei há controvérsias na academia sobre isso… eu sei…) ela é homenageada e muito lembrada em nosso evento anual Carmilla Noite de Gala Sombria, saiba mais dele e compareça em 2022.

Aliás, se engana quem acha que a personagem sumiu dos cinemas depois da sua grande intérprete Ingrid Pitt! Carmilla retorna em Styria do cineasta Maurice Chernovetzy, assista nossa entrevista com ele! E mais recentemente ela foi a grande vilã da prestigiada animação Castlevania da Netflix!

E ainda existe também a querídissima Ligéia de Edgar Alan Poe (a pauta se torna quente e controversa dizendo isso) e claro alguns outros vampiros menos populares que receberão um conteúdo especial em breve. Uma orquídea vampírica senhor Wells, façame o favor! E o que nunca devemos esquecer é que muito antes de Drácula o Brasil já tinha histórias de vampiros produzidas por aqui, temos 172 anos ou mais delas!

Oferecer acesso e visões com fontes privilegiadas e muitas vezes exclusivas é uma rica tradição da REDE VAMP desde seu início em 2003. Nesta entrevista vocês poderão conhecer um pouco mais dos nossos nobres convidados dentro de um bate-papo fora da curva sobre muitos temas apreciados por vocês. Oferecer estes conteúdos para vocês é um prazer! Mas se vocês tem sede de ainda mais ou mesmo de legendas e traduções em nossos novíssimos conteúdos, apoiem nosso Campus Strigoi!

EMPORIUM VAMP NO AR DESDE 2006

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog