Vampiros nos filmes brasileiros
[dropcap ]A[/dropcap]o contrário do que se pensa o Brasil tem bons filmes de vampiros na sua história – e não apenas seis novelas com personagens do gênero (Dracula na TV Tupi; Um Homem muito especial, Band; Vamp e Beijo do Vampiro, Globo; Caminhos do Coração & Mutantes, Record; ainda um personagem humorístico do Chico Anísio(Bento Carneiro), dois vampirinhos simpáticos nos quadrinhos infantis (Draky & Zé Vampir) e algumas beldades fatais dos quadrinhos de terror. Para começar a lista teríamos que citar em plenos anos sessenta o longa-metragem “Um Sonho de Vampiros” e também a participação da atriz brasileira Norma Bengell no filme italiano “Planeta dos Vampiros” – e desde então teve muita coisa – são quase 54 anos de produções dos mais variados tipos. Para os mais ávidos mantenho aqui mesmo no Rede Vamp uma relação desatualizada que cobre bastante desta mesma produção neste link.(Sejam indulgentes!) Vamos agora com o que temos por aqui em ordem cronológica, ao menos até 2014 (logo mais vem um artigo versão 2016) se você encontrar trailers de outros filmes nacionais vampirescos mais antigos ou atuais, nos enviem o link pelo e-mail:[email protected]
Lamia, Rubens Mello
Quando falamos de filmes vampirescos produzidos recentemente no Brasil (ao longo desta primeira década e meia do século XXI) sempre lembramos do cineasta e músico Rubens Mello lá de Guarulhos. De forma extremamente independente este diretor sempre brinda a todos nós com obras de grande impacto e personagens sempre perturbadores – mas que deixam em cada um aquela curiosidade de assistir mais um filme ou torcer para que haja uma sequência e uma nova aparição daquele monstro. Foi assim com Lamia A revolta dos Vampiros na década anterior – gravado nos intervalos da atração Castelo dos Horrores do antigo parque temático Playcenter onde Rubens trabalhou por muitos anos. Depois disso ainda vieram outros filmes de terror bem interessantes de sua autoria como “A História de Lia”, “O Sacrifício”, O Carniçal e Vermibus
Akai, de Carlos Gananian
Outro filme de vampiros recentemente produzido aqui no Brasil foi o curta metragem “Akai” de 2006 que inclusive contou com uma versão lançada em DVD bem caprichada.O filme é dirigido por Carlos Gananian e conta a história de um vampiro debilitado e atormentado por uma sede nefasta que é saciada com o sangue de garotas de programa. O ator Carlos Arantes oferece cenas realmente intensas de culpa, remorso e desalento em sua interpretação – dignas de Klaus Kinski interpretando Nosferatu no final dos anos setenta. Outro destaque é a participação da atriz e apresentadora Roberta Yousef (do antingo Programa Novo e também do Login da Tv Cultura – onde inclusive fui entrevistado em 2009 e 2010). Akai foi produzido em parceria pela Geral Filmes e Timore Cinema.
O TURNO DA NOITE, de André Vianco
[youtube video_id=”25tTI8RE23U” placeholder=”no” ]
Existem ainda mais duas produções vampirescas nacionais que não podemos nos esquecer e que merecem a sua atenção! O autor e bestseller André Vianco (conhecido dos sucessos editoriais Os Sete, O Sétimo, O Vampiro Rei, Bento e a Noite Maldita) dirigiu e produziu um episódio piloto da sua franquia O Turno da Noite.
APARÊNCIAS, de Liz Vamp
[youtube video_id=”Ar1kHhH8EaM” placeholder=”no” ]
A outra é o curta-metragem “Aparências” protagonizado e dirigido pela atriz, cineasta e escritora Liz Marins que interpreta a personagem Liz Vamp – e é a criadora da campanha Dia dos Vampiros, que no sábado 9 de Agosto celebra 13 anos de existência na cidade de São Paulo, a partir das 10h no vão livre do Masp – detalhes da campanha no site oficial.A respeito deste curta-metragem gosto muito da idéia do vilão não ser quem todo mundo pensava e de uma vampira seguir apenas a própria sede.Tenho um carinho especial pois foi lançado no palco de um antigo evento que produzia na Zona Leste em SP lá em 2006.
Carmilla, a noite Vamp
[youtube video_id=”1QiqVXwRWLI” placeholder=”no” ]
Certamente um dos sonhos raramente confessos de muitos fãs do gênero vampiresco seja rodar um curta metragem ou ao menos um micro-curta ou um teaser como preferimos dizer.No ano de 2012 tive a oportunidade de roteirizar e dirigir meu próprio curta e contei com a produção da Ausência Filmes no extinto MiniClub no Jardins em São Paulo.A trilha sonora ficou por conta do projeto Dathura Suavolens,os trajes por conta de Lili Angélika e a maquiagem e efeitos realizada por Dennis Dal Bello.Posteriormente, eu e minha amada Xendra junto com Rubens Mello e Dennis participamos de um curta metragem produziado por Liz Vamp que se encontra atualmente em edição lá na Finlândia.É uma experiência divertida…eu recomendo!
Crônicas de Sangue, Canal Lenda Urbana (2015)
[youtube video_id=”OS3buocCMDg” placeholder=”no” ]
Embora seja gravado em tom de documentário toda a história é uma fantasia insanamente divertida com personagens criados por fãs de vampiros desde o fashionismo até a cosmovisão. Um exercício lúdico de criatividade muito bem dirigido por Daniel Pires, Almir e produzido pelo canal Lenda Urbana do Youtube! A sinópse oficial (a la Bruxa de Blair): Eles não estão mais vivos, mas também, não estão completamente mortos. A saga dos vampiros na Terra ainda está longe de acabar, isso se um dia realmente acabar. Seres da escuridão que não se intimidam com a luz e que adquiriram poderes para seduzir suas vítimas, trazendo-as à imortalidade. Vampiros existem e estão camuflados entre os seres humanos.Neste episódio, entrevistamos sete criaturas pós-modernas, que vivem nas grandes capitais e se alimentam de sangue, energia vital e carne humana. Em “Crônicas de Sangue”, os vampiros contam como caçam, atacam e matam em uma metrópole como São Paulo.
Acompanhe e saiba mais sobre todos estas produções aqui em nosso Blog de Filmes.
E lembrem-se que todos os filmes que citamos aqui são exibidos regularmente em nosso evento bimestral FANGXTASY THE AUTHENTIC VAMPYRIC AND GOTHIC NIGHT!
Deixe um comentário