Vampiros do Fantaspoa 2014

Back to Blog

Vampiros do Fantaspoa 2014

[dropcap ]H[/dropcap]á muito tempo que nós do RedeVamp afirmamos e comprovamos que o vampiro nos filmes tem épocas que algum blockbuster explode e consagra mais uma vez o gênero – ou apenas nos entrega a uma estranha letargia. A última grande febre midiática nos cinemas foi a infame saga Crepúsculo que despertou o temor de que o gênero pudesse ser depreciado e até mesmo corrompido, o que se desvelou como uma falácia – usada muitas vezes em termos de auto-promoção para auto-intitulados salvadores do gênero…ou principalmente desinformados.

Durante a febre crepusculo inúmeros filmes e seriados, bem como muitos livros em toda parte continuaram exibindo o vampiro bem fídeligno ao canone vampiresco e ponto final. Ainda assim é um fato interessante observarmos o quanto os apreciadores brasileiros e lusitanos do gênero tem de acesso a conteúdos do mesmo – excluindo-se seriados e filmes com produções mais expressivas. Por exemplo, no ano de 2013 o maior festival de cinema fantástico brasileiro o Fantaspoa exibiu diversas produções interessantíssimas vampirescas – e quase ninguem ficou sabendo…digo quase, porque afinal nós do Rede Vamp sempre estamos vigilantes – e apresentamos estes filmes agora para vocês.
[dcs_darkspliter parameters]

O DIA TROUXE A ESCURIDÃO:
[youtube video_id=”b0T5hld08ig” placeholder=”no” ]

A produção argentina “O Dia Trouxe a Escuridão” ganhou o prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante pelo Instituto Argentino de Cinema e também participou do Festival de Cinema de Roterdã. Martin de Salvo dirige a história da protagonista Virginia que recebe a visita da prima Anabel, jovem que sofre de uma rara doença, deixando-a acordada a noite inteira e a colocando para dormir durante o dia. Dias e noites passam a se misturar enquanto Virginia sente-se cada dia mais atraída pela prima. Os telefones da casa não funcionam e pequenos animais aparecem mortos pela vizinhança.


CHIMÉRES:
[youtube video_id=”7zYRG_ijs2k” placeholder=”no” ]

Dirigida por Olivier Beguin, gira em torno de Alexandre, que, de férias na Romênia com a namorada, é atropelado e levado para um hospital onde lhe fazem uma transfusão de sangue. Na volta, ele começa a se sentir muito estranho, como se estivesse contaminado por algo misterioso que corre em suas veias. Sua relação com a namorada, a partir daí, passará a alternar momentos de romance com cena de violência sangrenta.


O BEIJO DOS AMALDIÇOADOS:
[youtube video_id=”5koqxkYQTpw” placeholder=”no” ]

A bela vampira Djuna é a protagonista de “O Beijo dos Amaldiçoados”, dirigido por Xam Cassavetes, filho do diretor e ator, John Cassavetes. Djuna tenta resistir ao charme de um lindo escritor humano, Paolo. Eventualmente, ela cede à paixão, mas tudo se complica com a chegada da instável Mimi, que não só vai atrapalhar o romance como pôr em risco toda a comunidade de vampiros da região.


TIKTIK:
[youtube video_id=”Xk2rccJ_vl0″ placeholder=”no” ]

O jovem Akoy quer reatar com Sonia, grávida de seu filho. Após ser rechaçado pela sogra, Makoy, junto com seu fiel ajudante Bart e o pai de Sonia, pretende surpreender sua amada em seu aniversário. Infelizmente, eles encontram ciganos que se transformam em TikTiks, terríveis criaturas devoradoras de homens com desejos por fetos em gestação e sede de vingança.Os TikTik são aswangs criaturas noturnas do folclore filipino que dependendo do filme ou da história são associadas ou apresentadas como variação vampírica do folclore local.


Styria (ou The Curse of Styria)
[youtube video_id=”KVeRpZH4B8Y” placeholder=”no” ]

O Fantaspoa de 2014 também contou com a participação do sensacional Styria ou The Curse of Styria, exibido lá pelo segundo ano consecutivo.Estrelado por Stephen Rea o filme faz uma releitura pesadamente gótica do conto Carmilla de Sheridan Le Fanu ambientado durante os anos oitenta. Para conhecer mais sobre esta obra indispensável ao canone vampiresco leia este artigo – ou a entrevista exclusiva com o diretor de Styria aqui no Rede Vamp.


Dica:Na página principal do Blog Filmes do Rede Vamp, mantemos uma aba chamada video atualizada com trailers diversos de filmes vampirescos que estão sendo lançados ou que já estão por aí há algum tempo…Inclusive se você quer ficar por dentro das principais novidades nos cinemas e seriados confiram este artigo especial

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog