Nosferatu e os CardGames

Back to Blog

Nosferatu e os CardGames

Criado pela produtora Kosmos na Alemanha e sendo lançado no Brasil através da Conclave Editora, Nosferatu é um cardgame extremamente divertido e bem fácil de jogar e de colecionar momentos divertidos junto dos colegas. Nosferatu é um dos 5 finalistas do prêmio “Mensa Preference” na Suíça. O prêmio é dedicado ao melhor jogo publicado em 2013. Durante os últimos meses os membros selecionaram os finalistas que irão competir pelo título de “Mensa Preference 2013” e o Nosferatu foi um dos cinco finalistas! O que é algo bastante expressivo. Aqui no Brasil, os editores da Conclave escolheram o sistema de crowdfunding do Cartase, como a ferramenta para captarem recursos e viabilizarem a publicação dele oferecendo brindes especiais para quem contribuísse e colaborasse com eles.Desta forma conseguiram arrecadar um pouco mais do que o necessário e viabilizarem este cardgame com toda qualidade e tons impecáveis de impressão que caracterizam as cartas de tais jogos.

Tivemos a oportunidade de jogar uma partida de Nosferatu aqui em São Paulo, antes do lançamento oficial. No anoitecer de um domingo onde nos encontramos com o pessoal da Conclave Editora no charmoso “Terra Magic” uma loja especializada em cardagmes, rpg, boardgames e outros artigos e atividades do mundo nerd e da cultura pop. Quem quiser conhecer, fica a nossa recomendação que é um lugar muito legal e que disponibiliza espaço para os jogadores e sempre é um lugar que acolhe quem tiver curiosidade de saber mais sobre este universo.

A partida de Nosferatu foi bem divertida. Com direito a muitos blefes, dissimulações, momentos de evidente sagacidade e de astúcia – tanto dos caçadores como do vampiro do jogo, aliás que também era o Vampyro que lhes escreve. Foi algo bastante lúdico, na hora que todas as cartas de personagens foram deitadas na mesa e cada um puxava a sua – fui agraciado em ser o vampiro logo na minha primeira partida. E rapidamente entrei na brincadeira, plantei pistas falsas e sugestionei aos outros caçadores que outra pessoa era o vampiro… enfim, foi extremamente divertido. Sabe aqueles eventos que você entra praticamente sem conhecer ninguem exceto sua noiva e o dono da casa e em seguida todo mundo acaba virando colega de todo mundo?Este é o típico ambiente de uma loja como a Terra Magic e também dos jogadores de cardgames.

Nosferatu

MAS AFINAL O QUE É UM CARDGAME?

Como nem todo mundo está familiarizado com o tema um Cardgame ou um jogo de cartas colecionáveis, JCC (conhecidos pelas siglas em Inglês TCG, Trading Card Games ou CCG, Collectibles Card Games) são jogos de estratégia nos quais os participantes criam baralhos de jogo personalizados combinando estrategicamente suas cartas com os seus objetivos.Um dos primeiros cardgames conhecidos hoje surgiu ainda em 1904 e era tematizado no ambiente esportivo do Baseball.Já na década de noventa surgiu o famoso Magic The Gathering da Wizards of Coast que se tornou uma febre mundial e uma referência a todos os jogos de cartas posteriores. Os cardgames são ambientados nos mais variados universos ficcionais possíveis, tem regras próprias que definem objetivos dos jogadores, tipos de cartas, formas como interagem e outras que distorcem todas as anteriores.Cada carta representa um elemento do jogo descrito em uma pequena caixa de texto que explica seu efeito na partida.

E COMO SE JOGA NOSFERATU?

Nosf4

Em Nosferatu trabalho em equipe, blefe e tática são essenciais! De um lado, os caçadores tentam desmascarar o vampiro, do outro Renfield e o vampiro, tentam manipular os caçadores para vencê-los. No início do jogo, todos sabem quem interpreta Renfield, e somente Renfield sabe qual dos outros jogadores é o vampiro, mas a identidade do bebedor de sangue fica em segredo para o restante dos jogadores – os Caçadores. Estes têm de identificar o vampiro e matá-lo com a Estaca Ancestral antes que ele jogue cinco cartas de mordida; se os caçadores acidentalmente estaquearem um deles, eles perdem o jogo!

Cada jogador, com exceção de Renfield, começa com duas cartas de uma pilha chamada Biblioteca. Essa pilha é composta de cartas de rumores, cartas de componentes, cartas de mordidas e cartas de noite. Três cartas de rituais – Espelho de Prata, Transfusão de Sangue e Distorção Temporal – são colocadas na mesa com a face para cima. Renfield entrega a um caçador a Estaca Ancestral. Renfield cria um “relógio” com uma carta de noite para cada jogador, embaralhando-as junto com a carta de amanhecer.

O jogo dura certo número de rodadas, com as rodadas sendo jogadas uma após a outra até que uma das condições de vitória seja atendida. No início de cada rodada, os jogadores fazem seus turnos na seguinte ordem: compram duas cartas da Biblioteca, descartam uma carta com a face para cima e entregam outra carta com a face para baixo ao Renfild. Uma carta da pilha de relógio é revelada. Assim que for revelada uma carta de amanhecer ou que cada jogador tenha jogado uma vez, esta parte da rodada termina.

Renfield embaralha todas que lhes foram entregues e aplica seus efeitos. Se a pilha contiver apenas componentes, o jogador guardião da estaca escolhe um dos rituais e o executa – forçando Renfield a revelar uma carta de personagem, removendo uma mordida de um caçador, ou removendo uma carta de noite do relógio – e então coloca o ritual com a face para baixo. Quando todos os três rituais tiverem sido utilizados, eles são novamente colocados com a face para cima e podem ser utilizados novamente. Se a pilha contiver cartas de mordida, Renfield aplica as mordidas aos caçadores, com um caçador perdendo uma carta em seu suporte para cada mordida; um caçador só poder ter no máximo duas mordidas. Cartas de noite são adicionadas ao relógio, dando assim mais tempo para o vampiro trabalhar em futuras rodadas, enquanto faz com que os rituais se tornem cada vez mais difíceis de serem executados por parte dos jogadores.

Se a carta de amanhecer for revelada, o guardião da Estaca Ancestral pode estaquear alguém, terminando assim com o jogo, dando a vitória a um dos lados; ou transferir a estaca para outro jogador, que pode usá-la mais sabiamente (se a carta de amanhecer não for revelada, a estaca passa a um outro jogador, mas sem a oportunidade de ser utilizada).

O jogo segue até que uma das condições de vitória aconteça: o vampiro é revelado e estaqueado, ou os caçadores estaqueiam um outro caçador por engano ou o vampiro consegue dar cinco mordidas! Melhor saber blefar na hora certa se não quiser ser descoberto. Saiba mais sobre este jogo no site da Konclave

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog