Ed.04 Dicas Literárias do Gian

Back to Blog

Ed.04 Dicas Literárias do Gian

COTAS PARA LITERATURA NACIONAL

Ontem começou a rolar aqui mesmo uma campanha pedindo ‘cota para autores nacionais’ em grandes editoras.(N.E:No Facebook)

Me desculpe, eu até entendo a crítica de que grandes editoras às vezes publicam muito mais livros estrangeiros do que nacionais, mas daí a dizer que uma cota para autores nacionais é necessária, eu acho um exagero!


Até porque eu pessoalmente considero que nas entrelinhas de “cota” está a total incapacidade de alguém de se equiparar ao restante das pessoas. Inclusive, é interessante que ninguém pode dizer que uma pessoa é efetivamente pior do que outra, a não ser que esta outra ganhe alguma facilidade devido a isso.CONTINUE LENDO>>>

E se alguém é contra a cota racial (que pra mim é preconceito); contra a cota das TVs a cabo para produções nacionais (porque reserva de mercado só faz sucatear o mesmo); porque é a favor de cotas na literatura? Porque no caso a pessoa acha que terá uma facilidade a mais em sua vida?

Será que ela não é capaz de se equiparar aos outros (estrangeiros), sozinha? Porque é fácil dizer que existe produção nacional tão boa ou melhor do que a estrangeira, o difícil é provar. Até porque a determinação de cotas seria uma prova cabal de incapacidade de se igualar.

Ou será que, como dizia a piada, realmente, “os americanos são muito melhores”?

E tem mais, que desculpas será que inventarão quando outros originais, que não os deles, forem escolhidos? Ou quando os livros deles ficarem jogados às traças sem serem comprados ou lidos?

Porque pessoalmente eu escrevo para ser lido! A publicação é só a metade do caminho.

Ou será que alguém surgirá exigindo também que se determine uma cota de literatura nacional aos leitores?Não seria mais fácil o autor nacional, ou o pretendente a autor nacional, porque existem diversos autores publicando e vendendo, tentar se profissionalizar, tentar se desenvolver, melhorar seu trabalho, ao invés de simplesmente colocar a culpa, ou a responsabilidade sobre a venda dos originais, nos ombros de outros?

Gianpaolo Celli

Conheça mais sobre o novo colaborador do nosso blog!

Contatos:

FacebookOrkutComunidade no OrkutSite Oficial
Email: [email protected] | Twitter:@gianpaolocelli

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog