Back to Blog
#vampirosnegros autores que você precisa conhecer

VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler!

VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler! Estaé uma série de artigos da REDE VAMP que apresenta e oferece um registro em idioma português da ampla contribuição do povo negro ao contexto cultural e a Comunidade Vamp em todas as suas ramificações. Inclusive umas das razões de existir este artigo era justamente sua inexistência até então em outras fontes enciclopédicas ou sites de referência literária fantástica. E até mesmo sua inexistência em portais de entretenimento ou de temas especializados. Enfim, a Rede Vamp entrega agora para vocês com exclusividade mais este conteúdo inédito..;

SOBRE VAMPIROS NO CONTINENTE AFRICANO

A estreia desta série #VampirosNegros foi em nosso programa semanal Vox Vampyrica de Portugal (transmitido pela Antena Minho FM 106 na grade do SOS METAL RADIO SHOW) lá falamos de vampiros nas lendas e no “mundus imaginalis” africano. A repercursão foi expressiva e você pode escutar agora:

*A Vox Vampyrica se inicia na segunda hora da gravação oferecida acima

Neste artigo lançamos nosso olhar para os autores, autoras e criadores de conteúdo negros e suas obras e contribuições dentro do que por comodidade nomeamos como o diálogo com o arquétipo vamp – em especial na literatura fantástica.

Inicialmente a relação que apresentamos aqui acabou focalizando autores e autoras negros norte-americanos dada a facilidade inicial de pesquisa e o acesso a sua produção bem catalogada e amplamente celebrada por lá. Aparentemente, no Brasil, na América do Sul e em Portugal somos o primeiro portal de conteúdos que se aventurou a empreender esta tarefa.

Temos certeza que existem muitos outros nomes, não apenas no exterior, mas aqui também e vocês podem nos indicarem eles através dos comentários deste artigo (aos poucos verificaremos e incluiremos aqui, sejam gentis e incluam as obras publicadas) Vamos agora com:
VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler!

o artigo continua depois do anúncio

Seja no que chamamos por comodidade “Arquétipo Vamp” ou seja na ampla comunidade em torno disso que se ramifica e prospera ao redor do mundo há quase 50 anos, nosso principal foco é o que nos aproxima e o que vem daí, sem qualquer espaço para racismo ou preconceito – qualquer um na ficção ou na vida como ela é pode ser Vamp – já que todos, todos os humanos carregam sangue vermelho, não é mesmo? Protejam seus pescoços e vamos lá, grandes nomes nos esperam a seguir e infelizmente nenhum deles teve as obras conhecidas ou publicadas no Brasil, então você será regiamente recompensado com as descobertas deste artigo: VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler!

8 AUTORES E AUTORAS INDISPENSÁVEIS

OCTAVIA E. BUTLER, A GRANDE DAMA DA FICÇÃO NORTE AMERICANA

Octavia E. Butler, a grande dama da ficção norte americana
Octavia E. Butler, a grande dama da ficção norte americana

O primeiro nome que me vem a mente é a autora norte-americana Octavia Butler e o seu romance “Fledgling” publicado ainda em 2005 e inédito no Brasil. Nele encontramos um universo ficcional vampiresco bastante rico, complexo e que sem dúvida merece uma adaptação cinematográfica ou daqueles seriados da HBO. Minha empolgação é notável e a ênfase verdadeiramente necessária. A história de Fedgling se inicia com simplicidade é sobre um vampiro de 53 anos, que aparenta ser uma criança de onze anos de idade. Mas ele também é um experimento para criar vampiros com pele mais escura que poderiam lidar melhor com a exposição ao Sol. Aos poucos a trama vai ganhando mais densidade, mais camadas e se utiliza com maestria do vampiro como uma máscara para debatermos temas infinitamente mais complexos.

Aliás, Octavia Butler é uma das grandes mestras da ficção científica de todos os tempos e no Brasil é bastante conhecida pelo sensacional “Kindred: Laços de Sangue” (lançado em 2017 por aqui).

Sobre a autora:Butler publicaria, ao longo da vida, 14 livros de ficção, venceria os prêmios Nebula, Hugo e MacArthur Fellowship (alguns dos mais importantes da ficção científica) e entraria, pouco antes de morrer, em 2006, no Hall Internacional da Fama de Escritores Negros. Além disso, a Pasadena City College, onde Butler também estudou, criaria uma bolsa de estudos com seu nome. O próprio Kindred Laços de Sangue, vendeu meio milhão de cópias no mundo inteiro! Um feito incomum para uma autora negra nos anos 1970.” Infelizmente Fedgling foi o seu último livro, ela faleceu em 2006 – e o livro e seu universo ficcional merecem um destaque, leia mais aqui!

Sem dúvida uma homenagem merecida a autora nesta série
VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler! A obra é inegavelmente uma das melhores portas para o chamado Afrofuturismo!

JEWELLE GOMEZ E A HISTÓRIA DE GILDA

Jewelle Gomez The Gilda Stories
Jewelle Gomez,The Gilda Stories

Outro nome indispensável é o da escritora Jewelle Gomez, autora de “The Gilda Stories”! Infelizmente nunca publicada (ou sequer mencionada no Brasil) até a presente publicação deste artigo. Suas histórias são tão legais quanto as de Charllane Harris ou mesmo Poppy Z. Brite, só que ainda mais desafiantes e carregadas de vigor. Seu romance de estreia é sobre vampiros e tem como personagem uma vampira negra e bissexual em sua jornada através de várias épocas. Suas aventuras situam diversos temas ligados a negritude, sexualidade, e empoderamento feminino em vários contextos e desafia o universo comum dos romances vampirescos.

A história se inicia quando a protagonista ainda é uma escrava, na New Orleans de 1850! Diante de uma situação de vida ou morte, acaba matando um caçador de recompensas. A personagem é resgatada pela mítica vampira Gilda, dona de um bordel chamado Woodard´s e empresta seu nome ao livro. Lá a personagem ganha uma família e é apresentada ao universo ficcional dos vampiros neste romance. A autora Jewelle nos levará através de diversos cenários norte-americanos durante o século vinte. E Jewelle não se restringirá apenas ao passado e nos apresentará suas visões de futuro em 2050 e além! 

A obra foi bastante elogiada e premiada desde o seu lançamento até o seu 20º aniversário de publicação! E ainda contou com uma bela adaptação teatral através do grupo Urban Bush Women, numa turnê que passou por 13 cidades dos Estados Unidos. Mas tenha calma, existem mais nomes que merecem serem citados e inspirarem vocês meus nobres amigos e amigas! Sem dúvida todos que gostam de bons romances vampíricos e são fluentes no idioma inglês encontram neste artigo um verdadeiro tesouro!

TANANARIVE DUE: THE AFRICAN IMMORTALS

Tananarive Due e African Immortals
Tananarive Due e a série African Immortals

Tananarive Due, guardem o nome desta autora e principalmente o da série de livros “African Immortals” porque são promissores e vem desde 2001. Ela é mais conhecida como historiadora de cinema com experiência em horror negro. Due ministra um curso na UCLA chamado “The Sunken Place: Racism, Survival And The Black Horror Aesthetic”, que se concentra no filme de Jordan Peele , Get Out (Corra, no Brasil).

“A Soul to Keep” da série African Immortals é o primeiro livro e onde somos apresentados a bela Jéssica se apaixonando por David, um jovem charmoso, bem-sucedido, prestativo e bonitão em Miami. Então, mortes estranhas e violentas começam a afligirem pessoas próximas e queridas dela. O rapaz então confessa estar vivo há 400 anos e ser membro de uma irmandade secreta, lá da Etiópia, conhecida como “Irmãos da Vida”. Apesar do nome a seita é bastante mortal e sentencia David a abandonar sua vida em Miami e retornar para os antigos costumes deles. O rapaz não aceita e decide transformar a esposa e as duas filhas dela em imortais através de um rito proibido. Exótico e cativante a aventura se expande através de quatro livros, ainda desconhecidos do público Brasileiro.

No segundo livro “The Living Blood” Jéssica enfrenta os dilemas da imortalidade junto da sua filha Fana. Ambas sobreviventes dos eventos nefastos do final do primeiro livro e vivem escondidas nas áreas rurais de Botsuana. Sua grande esperança é encontrarem a sede da irmandade, para entenderem melhor seus poderes e a nova condição imortal.

E chegamos no terceiro livro “The Blood Colony”! Aqui o problema da vezé o surgimento de uma droga ilegal feita com sangue desses vampiros e capaz de curar toda e qualquer doença existente. Agora é a vez de Fana já adolescente, e se revelando como a grande protagonista! No seu arsenal ela é dotada de superpoderes sendo perseguida por sua própria família e uma perigosa seita de imortais radicada no Vaticano. E no quarto livro ”My Soul to Take” iremos encarar o destino apocalíptico que aguardam todos os personagens. Infelizmente a série African Immortals ainda é desconhecida no Brasil.

L.A BANKS: THE VAMPIRE HUNTRESS E CRIMSON MOON

LA Banks The Vampires Huntress Legend
L.A. Banks e a série The Vampires Huntress Legend

Leslie Esdaile Banks ou L.A Banks como ficou mais conhecida é autora de ficção científica e suas criações mais conhecidas no universo dos vampiros são as séries “The Vampire Huntress Legend” com cerca de 12 livros e também The Crimson Moon com 6 livros!Na série Vampire Huntress vamos conhecer a sua protagonista encontramos Damali Richards, uma artista negra de hip-hop de sucesso durante o dia, mas ao anoitecer, ela caça vampiros e predadores de demônios. A maioria das pessoas acredita que essas criaturas são apenas mitos ou fantasia – mas Damali e sua equipe de Guardiões sabem o contrário. Damali é a Neteru, uma caçadora de vampiros cuja missão é derrotar o mal do mundo. Uma série ousada de fantasia e horror contemporâneos. Uma batalha está se formando e assassinatos sobrenaturais cada vez mais brutais estão acontecendo – e apenas Damali pode deter o mal!

Já na saga “Crimson Moon” vamos conhecer uma heroína militar: Sasha Trudeau! Ela conhece o submundo como ninguém e sabe como o mundo desconhece um vasto universo sobrenatural. Sempre a serviço do governo ela mantêm as coisas assim. Soldada de Operações Especiais altamente treinada, Sasha e sua equipe são um grupo de elite de sobreviventes de ataques de lobisomens. Agora treinados para serem leais apenas um ao outro e ao seu governo. Conspirações chocantes do governo, vampiros que negociam duas vezes e uma série de revelações impressionantes sobre quem – e o que – ela realmente é são apenas o começo… e aqui neste artigo VAMPIROS NEGROS: Autores & romances você conhecerá ainda mais outras obras incríveis!

STINA DE LOVE BY NIGHT A BLACK VAMPIRE HISTORY

Stina Love By Night e The Nights Baby a Black Vampire Story
Stina (não encontramos sua foto) autora de Love By Night e The Nights Baby a Black Vampire Story

Stina se inspirou a escrever seus romances vampíricos depois de ler a saga Crepúsculo e vem do Estado da Carolina do Norte! Seus livros mais conhecidos formam a série “The Night’s Baby: A Black Vampire Story” onde conheceremos a personagem Adirah, uma nova aluna de uma importante faculdade norte-americana. Lá ela conhece o Rei dos Vampiros e vê o seu mundo virar de cabeça para baixo. Uma sociedade de vampiros, inimigos fidalgais e incontáveis disputas entre sociedades rivais esperam pelo sangue dos inimigos. A autora vem da Carolina do Norte e  sempre foi fã de ficção paranormal, e foi inspirada a escrever seus próprios romances sobre vampiros depois de ler a série Twilight. Ela mora na Louisiana com o marido e duas filhas. Infelizmente não conseguimos localizar uma foto da autora para este artigo VAMPIROS NEGROS: Autores & romances.

O artigo continua depois da publicidade

K. MURRY JOHNSON: IMAGE OF EMERALDS AND CHOCOLATE

KMuryJohnson Image of Emerald and Chocolate
K.Mury Johnson, autor do liveo Image of Emerald and Chocolate

Em seu romance de estreia, K. Murry Johnson combina a questão negra e da comunidade LGBT&Q na ficção de vampiros. Situado em Louisiana, o Image of Emeralds and Chocolate explora com maestria o passado e o presente. O romance aborda como nenhum outro a obsessão por vampiros. A história segue Eric Peterson, um talentoso colegial matriculado em um curso de redação criativa na Universidade Loyola. Inseguro e inexperiente, muitas vezes sonha acordado em encontrar o amor. Suas fantasias rapidamente se tornam realidade quando um novo aluno surpreendentemente atraente, Marquis LeBlanc, é designado como seu parceiro de escrita. Mas o homem dos sonhos de Eric está escondendo algo. Ele está gravemente deprimido há muito tempo. Seu motivo terapêutico para se matricular em uma aula de redação é abruptamente descarrilado quando ele inesperadamente se apaixona pela segunda vez em sua longa vida como imortal.

BRANDON MASSEY: DARK CORNER

Brandon Massey Dark Corner
Brandon Massey, autor de Dark Corner e muitos outros livros!

De Brandon Massey, autor premiado de Thunderland, vem um novo e aterrorizante romance sobre uma cidade sitiada pelo mal e o homem determinado a lutar contra a escuridão. O nome do livro é Dark Corner. Quando o renomado autor Richard Hunter morre em um acidente de barco, seu filho David viaja para Mason’s Corner, Mississippi, para descobrir mais sobre o pai que ele nunca conheceu. No início, Mason’s Corner parece amigável e despretensiosa – a “pequena cidade” perfeita. Mas depois que um recém-chegado se muda para a mansão antiga e supostamente assombrada na colina, tudo muda. As pessoas começam a desaparecer. Cães atacam violentamente. E logo David descobre que o terror que consome este lugar tem suas raízes em sua própria árvore genealógica. Pois algo surgiu em Mason Corner. Algo com laços sangrentos com o passado da cidade. Algo morto-vivo – e ansioso por vingança.

JERRY RAFIKI JENKINS E O LIVRO THE PARADOX OF BLACKNESS IN AFRICAN AMERICAN  VAMPIRE FICTION

Jerry Rafiki Jenkins The Paradox of Blackness in African American Vampire Fiction
Jerry Rafiki Jenkins e seu livro The Paradox of Blackness in African American Vampire Fiction

Saindo da ficção e da literatura fantástica, apresento a vocês Jerry Rafiki Jenkins, professor de inglês e estudos multiculturais no Palomar College e autor do sensacional “THE PARADOX OF BLACKNESS IN AFRICAN AMERICAN  VAMPIRE FICTION” disponível aqui neste site.   Achei este livro fascinante e provocador um verdadeiro tesouro em nosso contexto e no diálogo com o que por comodidade nomeamos como Arquétipo Vamp e a sua pluralidade nas expressões da contemporaneidade. Como já disse este livro foi uma das inspirações desta série e principalmente deste post VAMPIROS NEGROS: 8 Autores & romances que você precisa ler!

A popularidade dos romances de vampiros escritos por autores afro-americanos no hemisfério norte é notável e Jenkins pode ser considerado um pioneiro ao abordar este assunto com a merecida complexidade. Desde um pouco antes do romantismo (e seu mal estar com a modernidade) temos as lendas e mitos de vampiros consagrados pelos acadêmicos do cristianismo servindo como máscaras e metáforas na cultura popular para tudo que contrariasse o status quo.

Nesta obra o professor nos convida para reimaginar as possibilidades do vampiro dentro de um diálogo denso e muito bem elaborado dentro do contexto das construções raciais e de gênero. Jenkins nos oferece uma apreciação e exame aprofundado dos vampiros negros na ficção especulativa afroamericana como uma tentativa de redefinir a negritude na América do Século 21.

Sem dúvida Jenkins inspirou esta série de artigos na Rede Vamp. Na obra o autor debate sobre a negritude, a liberdade e o se manter vivo na obra “The Gilda Stories”. A burguesia negra americana e o antientusiasmo na franquia American Immortals e em especial no livro “My Soul to Keep”. As masculinidade afro americana e a narrativa masculina na Africa em Dark Corner. A negritude humana, a negritude transhumana e o corpo negro em Fledgling. O corporativismo nas igrejas negras e o casamento gay no livro Image of Emeralds and Chocolate. E na conclusão especula sobre o Post-Black, New Black e a imortalidade da negritude. Recomendo a leitura!

E a lista de autores de romances e pulps sobre vampiros escritos por autores e autoras  afroamericanos no site da Amazon  é verdadeiramente ampla e merece uma visita detalhada dos leitores e leitoras mais interessados. Você pode conferir a listagem aqui. O site Good Reads também oferece uma outra listagem com ainda mais nomes e obras realmente fantásticas. Confira aqui.

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog