LADO NOTURNO: Ciclo de sono circaddiano, levantar tarde e viver a noite é natural para alguns!

Back to Blog

LADO NOTURNO: Ciclo de sono circaddiano, levantar tarde e viver a noite é natural para alguns!

Uma característica dominante entre os integrantes da nossa cena é a predileção pela noite – sem falar no incômodo que muitos de nós sentem com os horários diurnos. Alguns até advogam a criação de ruas com bolsões 24 horas – ou seja estabelecimentos que funcionem a noite toda das mais variadas áreas comerciais, criando novos horários de trabalho; transporte público como ônibus e metrôs que integrem estes “bolsões” durante a madrugada e por aí seguem as idéias.

Tal posicionamento “Avantgarde” (significado menos conhecido do termo “Vampe” herdado do francês) é tomado como “vagabundagem” ou excesso imaginativo (ou frescura, falta de vergonha e preguiça) segundo o cidadão mediano ou “diurno” ou ainda “normalóides”. Mas até aí tao postura de associar o noturno parte deles é apenas preconceito e desinformação – que rapidamente misturam com suas saladas “egóicas” e superficialidades adquiridas para inferiorizarem quem não se retalha para integrar seus padrões.Como veremos no artigo a seguir.

Atualmente existe o projetos de âmbito mundial para a instituição de novos horários de trabalho e o reconhecimento de que há pessoas que possuem um biotipo mais compatível com o noturno e isto é apenas questão de genética, seu funcionamento e produtividade são comprovados nos horários alternativos ou ainda noturnos.Para estas pessoas a qualidade de vida e sua produtividade se amplia sensivelmente ao abandonar as horas desabonadoras da manhã. Apresento a vocês a iniciativa “Sociedade B” que já está rolando ao norte da Europa…e que sem dúvida representa “muitos de nós” conforme esta idéia se aproxima da vida de cada um…

A SOCIEDADE B

Aos 36 anos, a engenheira e PHD em qualidade de vida Camilla Kring tem uma missão. Ela quer convencer governos de cerca de 50 países a adotar horários alternativos de comércio, escola e serviços para que pessoas vespertinas ou extremamente matutinas não se sintam aquém da sociedade. O movimento Sociedade B já conseguiu isso na Dinamarca. Veja na entrevista por que Camilla acha que a flexibilidade deveria ser regra.

Por que decidiu criar o movimento?

 

A missão é criar uma sociedade maleável para comportar diferentes famílias, trabalhos e ritmos biológicos, além dos horários 9-às-17 e 8-às-16. Nas sociedades agrícolas, precisávamos de gente que acorda cedo. Hoje, as pessoas trabalham o dia inteiro. Se um país quer ser um competidor no mundo globalizado, trabalhando com valores não materiais como ideias e serviços, precisa ser flexível.Que libere as pessoas para trabalhar quando elas sente ter mais energia.

CONTINUE A LEITURA NESTE LINK

Como avalia as mudanças adotadas pelo seu país?

Pessoas matutinas e vespertinas falam hoje a mesma língua na Dinamarca. Em 2007, uma escola começou a oferecer aulas que começam às 10 horas. Mais escolas a seguiram. As empresas têm apoiado seus funcionários. É difícil mudar uma sociedade, mas acho que os resultados têm sido fantásticos, com aumento da produtividade e da qualidade de vida. Em dez anos, acredito que será como se sempre tivesse sido assim.

Como a sociedade atual prejudica quem tem ritmo diferente?

Se você é uma pessoa A (muito matutina), recebe pressão social para dormir mais tarde. Se é B (vespertina), dorme menos em dias úteis e tenta compensar nos fins de semana. Muitas pessoas são hoje B. Elas dormem pouco, mal e se sentem cansadas durante o dia. Consomem mais café, álcool e estimulantes para se manterem acordados. Estudantes rendem menos na escola. A sociedade atual é ruim para as pessoas B.
[dcs_darkspliter parameters]
Cronobiologia

CRONOBIOLOGIA

A iniciativa “Sociedade-B” baseia-se no campo da pesquisa da Cronobiologia. O pesquisador líder dentro de cronobiologia é Till Roennberg da Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique. Ele mapeou mais de 125.000 ritmos circadianos das pessoas, que ele descreveu no livro “Tempo Interno”, publicado na Harvard University Press em 2012. Você pode testar seu ritmo circadiano aqui!

[dcs_darkspliter parameters]

O RITMO circadiano: É determinada geneticamente

Os seres humanos têm ritmos circadianos distintos. Um ritmo circadiano indica quando o ser humano prefere estar acordado e quando a preferência é para o sono. Nosso ritmo circadiano é geneticamente determinado, e também pode mudar durante o nosso tempo de vida. A pesquisa mostra que o nosso ritmo circadiano é controlado pelos chamados “genes do relógio.” Em 2003, o pesquisador Inglês Dr. Simon N. Archer descobriu que os que acordam tarde têm uma versão curta do chamado gene Per3. Trata-se do gene Per3, que controla quando o corpo está programado para ser acordado. O gene existe em dois tamanhos, e é o gene mais curto que é encontrada com mais freqüência entre quem acorda tarde do que os madrugadores. Quase todos os adolescentes estão mudando seu dia e preferem ir para a cama mais tarde e acordar mais tarde, e quando ficamos mais velhos que acordar mais cedo – muitas vezes contra a nossa vontade.

[dcs_darkspliter parameters]

Cronotipos – VOCÊ É UM cronotipo ou é do “cedo” ou do “tarde”

A distribuição dos ritmos circadianos ( cronotipos ) varia entre as pessoas que preferem a acordar muito cedo ( início cronotipos ) para as pessoas que preferem ir para a cama muito tarde ( cronotipos final ) , assim como o ser humano varia de ser muito alto a muito curto . Um cronotipo precoce é muitas vezes acordado 06:00-22:00 e é mais enérgico na parte da manhã e antes do meio dia . O cronotipo tarde por outro lado, é mais enérgico na parte da tarde e à noite, e pode por exemplo ser acordado 9:00-01:00.15 a 25 por cento da população são B -pessoas . 10 a 15 por cento são A- pessoas. O resto da população tem uma ligeira tendência de ser ou início de pico – performers , tarde de pico -artistas , ou cair em algum lugar no meio.

Se uma pessoa A e um B- pessoa está indo para a cama ao mesmo tempo, e levantar-se ao mesmo tempo no início , então eles estarão experimentando as manhãs de forma diferente, como a temperatura do corpo do madrugador será maior do que a de a levantar tarde , neste momento do dia. Uma hora mais cedo do aumento será experimentado como se ele ainda era o ” cronobiológica noite -time” pelo falecido cronotipo – para que haja uma razão fisiológica fundamental pela qual o falecido cronotipo pode sentir-se baixo consumo de energia e desânimo no início da manhã.

Na Universidade de Zurique, um grupo de pesquisadores liderado por Steven Brown realiza pesquisas sobre como mapear o ritmo biológico individual do ser humano. O relógio biológico , o qual é controlado por 10.000 células nervosas no nosso cérebro , activa um gene específico em células da nossa pele durante o dia. Utilizando isso, os pesquisadores suíços conseguiram desenvolver medições muito precisas dos padrões de atividade para cada um dos temas em estudo.

O estudo mostrou que havia grandes diferenças entre os padrões de atividade de quem acorda cedo e daqueles que acordam mais tarde . Entre os cerca de metade dos participantes do estudo , os ritmos biológicos naturais eram mais ou menos fora de sintonia , e esses mesmos participantes , muitas vezes relataram que sofrem com problemas de insônia ou insuficiente capacidade de se concentrar em uma tarefa. O estudo documentado que muitas pessoas iria funcionar melhor e de forma mais produtiva , se eles poderiam trabalhar em outros do que aqueles normalmente obrigado horas , ou seja, o tradicional 8 ou 9 da manhã às 4 ou 5 horas.

[dcs_darkspliter parameters]

ADOLESCENTES SE ENQUADRAM NA SOCIEDADE “B”:

Os adolescentes não são preguiçosos . Uma das razões pelas quais os ritmos circadianos de muitas crianças estão mudando durante a puberdade é que o cérebro e o corpo passar por um enorme desenvolvimento durante este período . As mudanças criam fadiga aumentada pela manhã e mais energia à noite. Durante a juventude , pode ser difícil adormecer , embora o jovem pode ser falta de sono. Esta, infelizmente, tem efeitos negativos sobre os seus processos educativos e de desenvolvimento. Falta de sono pode levar a uma reação em cadeia de obstáculos na vida cotidiana : pouca presença (ou espírito fraco), distração e sonolência justamente por conta do seu ciclo ciccadiano.Você pode juntar a tudo isso problemas com a concentração, dificuldades de aprendizagem e bruscas alterações de humor.

Adolescentes precisam de 8-10 horas de sono todos os dias, e um estudo norueguês mostrou que um em cada doze estudantes do ensino médio sofre com a falta de sono. Isso pode ter um impacto muito negativo sobre a saúde dos jovens . Um estudo da Universidade de Kentucky em Lexington mostra que, movendo-se o tempo em que a escola começa uma hora a participação de estudantes de ficar pelo menos oito horas de sono por noite aumenta de 37,5 por cento para 50 por cento. Além disso, os alunos estão mais motivados , experiência aprimorada capacidade de concentração, um melhor desempenho na escola e manter melhores hábitos alimentares.

[dcs_darkspliter parameters]
Cronobiologia

A DITADURA DA SOCIEDADE DE TRABALHO QUE COMEÇA CEDO CAUSA PROBLEMAS DE SAÚDE NAS PESSOAS DO TIPO B

Infelizmente, a sociedade ainda está organizada para atender os primeiros cronotipos e as pessoas que preferem trabalhar começando no início da manhã . Isto também é verdade para infantários , escolas e locais de trabalho.

[dcs_one_third]

Uma sociedade que dita no início da manhã horário de trabalho para toda a gente vai causar problemas de saúde para os cronotipos final . Ritmo circadiano e bem-estar estão intimamente ligados . Cronotipos tardias são geralmente consome mais revigorante estímulos como café e açúcar do que os madrugadores , em uma tentativa para se encaixar no horário de trabalho ditadas . Outras desvantagens incluem as tentativas de cronotipos fim de aliviar o estresse com substâncias como a nicotina ou álcool, ou usar vários medicamentos na busca de conseguir dormir o suficiente . Além disso , a alienação devido a sentimentos de não encaixar no horário de trabalho pode levar ao estresse e doenças relacionadas ao estresse . Além disso, observa-se que quem acorda tarde na faixa etária entre 31 e 40 têm um risco aumentado de desenvolver transtornos de depressão.

FONTE

[/dcs_one_third]

[dcs_one_third_last]

Cada um tem um relógio biológico diferente e, enquanto que alguns gostam de acordar cedo e conseguem trabalhar direito às 7:30 da manhã, outros se sentem melhores e mais produtivos à noite. No entanto, a sociedade é injusta e o mercado só fica aberto até as 22h, os chefes não oferecem turnos diferenciados e a escola começa às 7:15 da manhã.

 

Tentando consertar essa injustiça, foi criada a chamada “Sociedade B”, um mundo em que é possível trabalhar, estudar, ir ao cinema e pagar contas em um horário alternativo. Se o organismo de algumas pessoas é feito para a noite, por que obrigá-las a acordar cedo e estar na cama antes das 23h, tornando suas vidas um verdadeiro inferno?

O senso comum até pode pregar que a pessoa do primeiro cenário tem hábitos mais saudáveis e a do segundo tem um comportamento boêmio, considerado inadequado. Mas o fato é que não existe certo e errado no quesito relógio biológico, segundo a ciência denominada cronobiologia. Afinal, nascemos com um certo ritmo interno que deve ser respeitado até para evitar doenças sérias como hipertensão, obesidade, derrame (acidente vascular cerebral) e falência do coração.

FONTE

[/dcs_one_third_last]

O desafio, na realidade, é ajustar os ponteiros internos para que o corpo e a mente funcionem durante compromissos de trabalho e lazer. O nosso relógio biológico pode, sim, ter seus ponteiros acertados na maioria das vezes, mas a dificuldade em conseguir isso é tão grande que hoje em dia é quase regra não haver regra – e o corpo paga o preço do que um grupo de estudiosos da Universidade de Munique (Alemanhã) chama de jet lag social.

 

A síndrome ocorre devido ao descompasso entre os compromissos diários e o relógio biológico e faz referência à fadiga provocada por viagens a cidades com o fuso horário diferente. O resultado é o sono sempre atrasado e, em um último estágio, a obesidade.

FONTE

[dcs_darkspliter parameters]

OS PERFIS MAIS COMUNS

Cronobiologia

Veja com quais características você mais se identifica e aprenda a lidar melhor com o seu ritmo biológico

[dcs_darkspliter parameters]

[dcs_one_third]

Matutinos

• Preferem acordar pela manhã.

• O corpo dá mais sinais de que está com sono em certo horário da noite.

• Acordam dispostos para o desjejum.

• Em geral, mulheres, crianças e idosos têm mais propensão a esse padrão.

• Não costumam usar estimulantes (cafeína, principalmente) durante o dia porque se sentem bem dispostos.

• No ponto extremo, acordam cada vez mais cedo (comportamento comum em idosos).

[/dcs_one_third]

[dcs_one_third_last]

Vespertinos

• Preferem acordar tarde (no fim da manhã ou à tarde).

• Sentem o corpo render melhor do meio ao fim da tarde.

• Demoram a sentir fome no dia, se acordam cedo.

• São os mais propensos a usar estimulantes e cochilos para conseguirem produzir durante o dia.

• Boa parte são homens ou adolescentes.

• Em casos extremos, dormem de madrugada e acordam no meio da tarde.

[/dcs_one_third_last]

[dcs_darkspliter parameters]

Intermediários

• Podem ter o comportamento voltado para um ou outro tipo, mas conseguem se adaptar a rotinas um pouco diferentes.

[dcs_darkspliter parameters]

[dcs_one_third]

DESCUBRA O SEU TIPO

Construindo um mapa dos seus horários, é possível saber quando o corpo está mais alerta:

• Meça a sua temperatura durante o dia, a cada três ou quatro horas, com precisão de décimos (exemplo 37,1°.C). Nas horas em que o corpo está mais disposto, a temperatura costuma subir levemente.

• Faça um mapa da sua frequência cardíaca ao longo do dia, medindo os batimentos por minuto. Use também intervalos de três a quatro horas. Quando o corpo está alerta, os batimentos são mais rápidos.

• De hora em hora, faça o exercício de tentar “acertar” a duração de um minuto, com a ajuda de um cronômetro. As pessoas acertam mais nos momentos em que o corpo está mais alerta.

OBS.: é importante estar com a saúde perfeita para os testes. Para o mapa do ritmo biológico ser mais preciso, deve abranger de quatro a cinco dias de análise.

[/dcs_one_third]

[dcs_one_third_last]

FIQUE ATENTO

 

Dicas para se adaptar à rotina e adequar os horários ao ritmo biológico:

• Busque o autoconhecimento e tente, na medida do possível, adequar os horários ao ritmo biológico.

• Evite o uso de estimulantes, ou bebidas alcoólicas, além de tabaco no período da tarde e da noite.

• Propicie um local adequado para o repouso, isto é, silencioso, com uma temperatura confortável e, principalmente, escuro.

• O despertar pode ser facilitado com a exposição à luz, de preferência luz natural, por alguns poucos minutos nas primeiras horas da manhã.

[/dcs_one_third_last]
[dcs_darkspliter parameters]

Facebook Comments

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog