O Lobisomem de São Gonçalo na Bahia
[dcs_darkspliter parameters]
Neste artigo discutimos a estranha aparição de um Lobisomem na distante cidadezinha de São Gonçalo na Bahia.O caso atraiu a atenção da imprensa local no começo do mês de fevereiro de 2014 e acabou alcançando até a distante Inglaterra – se não fosse por eles inclusive teríamos passado batido por esta ocorrência.O Brasil tem um longo histórico com aparições de Lobisomens, aqui em São Paulo temos até os tais homens-lobos (ou Lycans para quem curte a franquia Underworld e ainda Garous para fãs dos RPGS) como atração turística da prosáica cidadezinha de Joanópolis. Interessantemente, no final do mês de novembro de 2013 lá em Campos do Jordão, uma ocorrência similar de avistamento de Lobisomem aconteceu pelos vigias do portal da estância turística em uma dessas madrugadas sem muito o que fazer. O caso inclusive nos foi relatado pelo editor do jornal de lá.Enfim, vamos assistir o que acontece quando o realismo fantástico cruza com o cotidiano do Brasileiro…
[dcs_darkspliter parameters]
[dcs_darkspliter parameters]
Segundo o blog britânico Skeptophilia e a fanpage canadense do Rue Morgue – tivemos na cidade de São Gonçalo de Campos (a 134km de Salvador), perto de Feira de Santana na Bahia a aparição de um curioso ser que se enquadra muito bem nas descrições de um lobisomem nos moldes da ficção contemporânea.Ainda segundo os britânicos, houveram ainda mais aparições do mesmo ser em dias próximos. Parece que a situação é no mínimo perturbadora pois os moradores de lá declararam inclusive toque de recolher para salvaguardar a população do bairro de Murilo Leite.O registro em video que ilustra este artigo é de uma camera de segurança do começo do mês de fevereiro e que foi parar no Youtube – ganhando ares e tons internacionais.
[dcs_darkspliter parameters]
“Um monstro de cor negra, aparentando mais de um metro e meio de altura, peludo, e que se contorcia sem parar”.
[dcs_darkspliter parameters]
Ao falarmos de Lobisomem, creio que os leitores e leitoras do Rede Vamp mais antigos devem se recordar do brilhante artigo de Shirlei Massapust publicado no blog de Folclore, Mitos & Ritos (que vocês podem ler, clicando aqui) e bem como da interessante entrevista com o escritor e cineasta Marcos de Brito (do Livro A Sombra da Lua) disponível em formato podcast neste outro link.Em nosso Blogs de filmes e também no de seríados, apresentamos muitas produções onde os peludos oscilam entre protagonistas e antagonistas.
Inclusive consultamos o autor Marcos de Brito (do bem sucedido romance A Sombra da Lua) a respeito deste estranho caso em São Gonçalo – e ele gentilmente teceu as seguintes idéias:
[dcs_darkspliter parameters]
“(…)Como na fictícia Vila Socorro, a pequena cidade de São Gonçalo dos Campos, conhecida no passado por abrigar enfermos de tuberculose, instituiu um curioso toque de recolher. Ao cair o manto noturno, os habitantes que não estiverem trancafiados em suas residências até o raiar do Sol parece que estão sujeitos a encontrar um lobisomem perambulando pelas praças durante a noite.Uma investigação ainda não foi instaurada, mas o fato de as autoridades locais já terem tomado essa providência é curioso. É uma prova de que nossos medos infantis sobrevivem ao ceticismo da vida adulta (uma constatação que me deixa muito contente).O suposto vídeo que circula na internet já foi desmentido, mas não foi suficiente para acalmar os ânimos da população temerosa. Os causos narrados com tanto fascínio sobre os encontros com a besta “metade homem, metade lobo” de pelos negros convidam os ouvintes a vivenciar uma experiência de medo nostálgica que é difícil não embarcar.A aparição (ou não) desta criatura pode estar vindo como um alerta para não esquecermos a era dos mitos, do folclore e das rodas de terror ao redor de uma fogueira. E em respeito a todos que foram queimados em praça pública na Europa, acusados de carregar essa maldição, não podemos deixar cair no anonimato a importância que um lobisomem teve um nossas vidas.(…)” segundo o autor Marcos de Brito, do romance A Sombra da Lua,Editora Rocco,2013
[dcs_darkspliter parameters]
[dcs_darkspliter parameters]
A criatura parecia ser metade homem e metade lobo. Urros apavorantes através da noite, arranhões nos portões, uma fera que se contorce sem parar, peludo e com cerca de uma metro e meio de altura. Segundo a delegacia local, não há investigações sendo conduzidas a respeito do ocorrido.Em relação ao video o site do jornal “A tarde” aponta que os próprios internautas a comentarem o video afirmam que o mesmo é fraudulento e seria uma re-postagem de um video idêntico e sem nenhuma relação objetiva com o que está acontecendo na pacata cidadezinha.O site do jornal Bahia Notícias também re-públicou o video mas sem comentários mais abrangentes. Talvez a postagem mais interessante e abrangente tenha sído do São Gonçalo Alerta!
[dcs_darkspliter parameters]
“Há cerca de vinte dias, diversos relatos da aparição do monstro são conhecidos e espalhados pela população desse município. Na zona urbana, a criatura teria sido vista nos Bairros do Estádio, José Sarney, e principalmente no Murilo Leite. Na zona rural, Magalhães e Tapera.”
[dcs_darkspliter parameters]
E também incluíram na íntegra o depoimento de “Pingo” – observe que interessante o horário da ocorrência por volta das 3h da madrugada, um horário mítico para espiritualistas brasileiros:
[dcs_darkspliter parameters]
“Ele contou que tudo aconteceu a cerca de doze dias. Como sempre, ele saiu de casa às 03:00h da madrugada, com destino ao ponto de espera do transporte para chegar ao trabalho. Pingo é morador do Bairro da Pitubinha, divisa com o Bairro Murilo Leite. Por razão do horário, dificilmente ele se depara com mais alguém durante o trajeto que precisa percorrer. Seguia tranquilamente sem ter ideia do que estava por vim. Faltando cerca de 50 metros para chegar ao ponto de espera, ele lembra que foi surpreendido com o surgimento, em sua frente, de um monstro de cor negra, aparentando mais de um metro e meio de altura, que pulou sobre um pilar localizado nas imediações do começo das pistas asfálticas, de entrada e saída São Gonçalo/ Feira. Pingo contou que o “lobisomem” se contorcia sem parar. Sem acreditar no que estava vendo, ele retornou correndo com bastante velocidade onde pediu socorro desesperadamente aos seus familiares enquanto batia com muita força no portão de sua residência. Ao ouvir os apelos de ajuda, a sua sogra o socorreu abrindo o portão. Ele ainda afirma que logo ao entrar conseguiu avistar o bicho o observando já na esquina, a poucos metros da sua residência.”
Outro depoimento interessante vem do aposentado Paulo Dias, 46, diz ter notado “algo estranho” fora de casa na última terça-feira. Sem saber o que seria, preferiu acender uma vela e orar. “Era mais de meia-noite. Ouvi um bicho arranhando o portão e fiquei quieto, sem dar um pio. Não posso garantir que foi o lobisomem, nem quero saber se era. Tá repreendido, em nome de Jesus.” Aparentemente, tal banimento não adiantou de muita coisa.A fonte deste depoimento é do famígerado site Assombrado O Lobisomem de São Gonçalo ganhou até uma matéria no programa jornalístico Bahia Meio-Dia.
[dcs_darkspliter parameters]
Enfim, nossos colegas britânicos em seu artigo sobre o peculiar Lobisomem permaneceram na deles – mas confessaram um evidente fascínio pela situação e aparentemente creditaram alguma veracidade a filmagem que ilustra esta postagem – que já foi desacreditada pela mídia local. No entanto, o toque de recolher no bairro de Murilo Leite em São Gonçalo na Bahia é real, assim como o terror dos moradores. O video pode não ser verdadeiro, mas há algo rolando por lá. Recentemente na novela “Além do Horizonte” exibida na Globo temos o caso da “Besta” um criminoso que mata pessoas num vilarejo perdido e disfarça os crimes como se fossem obra de uma entidade diabólica. E mais recentemente na novela Saramandaia da mesma emissora também houve a presença de um Lobisomem clássico. O que leva alguém a fugir do indizível quando manifesto tão próximo? A resposta é o “Medo” em geral governado pelo sistema límbico de nosso cérebro em conjunto com o hipotálamo também responsável pela alimentação, a luta, a fuga e o acasalamento. E o medo do desconhecido é e sempre será o maior de todos os medos humanos… Entenda melhor o medo neste artigo do Portal Educação.
[dcs_darkspliter parameters]
Deixe um comentário