NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

Back to Blog
NOS4A2 TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

Leva menos de 2 minutos para nos apoiar! Clique no Botão, Escolha o Plano e Pronto! Você terá acesso a conteúdos e recompensas exclusivas!

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU ARede Vamp tem um prazer especial em convidar os colaboradores do #CampusStrigoi (saiba mais sobre esta iniciativa, aqui) para compartilharem um pouco dos diálogos que mais apreciam diante do que nomeamos por comodidade de “Arquétipo Vamp”. Hoje convidamos Julio Fiocco para este texto escrito a 4 mãos junto de Lord A. Vamos falar da série NOS4A2, inspirada no livro Nosferatu de Joe Hill. Neste diálogo vamos focalizar a série, mas antes, como é de praxe, vamos a uma pergunta inicial:

Lord A: Nobre Amigo, como você chegou na Comunidade Vamp do Brasil?
Júlio: “Desde muito cedo acabei criando uma admiração, um fascínio pelo sobrenatural, e mais ainda pelos Vampiros, e desde então eu costumo pesquisar sobre o contexto. Nessas pesquisas, eu conheci filmes, músicas, lendas, toda uma cultura por trás disso e assim encontrei no youtube o video de uma entrevista com você Lord A (provavelmente em 2012) que me chamou a atenção. O tema era Cosmovisão Vampyrica. E então fui conhecendo a REDE VAMP e mais recentemente o Campus Strigoi.”
Lord A: Falando no Campus Strigoi, como está sendo sua experiência desta nossa iniciativa?
Júlio: O que eu mais gosto no Campus Strigoi são os Podcast’s e as conversas pelo grupo do Telegram, do qual os membros são super educados e atenciosos, e esse compartilhamento de experiências únicas e o conhecimento que isso nos trás, além de ter vários benefícios, seja na participação das festas, ou o que ainda está por vir Além de ter sempre o Lord A. por perto pra tirar nossas dúvidas, e ainda atiçar a sede pelo conhecimento
Lord A: Gratidão nobre amigo! E agora vamos ao nosso artigo a 4 maõs:

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU
Os autores do artigo Lord A e Julio G. Fiocco

Todo este artigo começou com um bate-papo no grupo secreto do Campus Strigoi. A verdade é que nem sempre dá tempo de fazermos tudo que queremos (até mesmo durante uma quarentena, acompanhe os esforços da campanha REDE VAMP contra COVID 19), Lord A lembrou que já leu esse livro que inspirou a série faz bastante tempo e curtiu. Julio assistiu a recente primeira temporada da série. O ponto de início que culminou na criação deste “post” foram alguns áudios e diálogos da série (gravados em áudio por Julio) e enviados para Lord A, através do grupo secreto do Campus Strigoi. Assim iniciamos…

De pronto eram trechos que remetem bastante (ainda que subjetivamente) ao contexto do “Mundus Imaginalis” e o “Mistério do Vôo Noturno” (que inclusive recebeu um arco de 4 episódios do programa Vox Vampyrica, escute aqui) conteúdo bastante caro ao pesquisador francês Henry Corbin e suas obras sobre espiritualidade Sufi ou ainda o místico Immanuel Swendenborg da Suécia e seus sonhos lúcidos. Que aliás são o assunto da próxima série da Vox Vampyrica.

O ARTIGO CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto o mistério do vôo noturno quanto os sonhos lúcidos e jornadas astrais são alguns dos assuntos e temas favoritos da Comunidade Vamp aqui no Brasil. Inclusive mantemos semanalmente uma roda de conversa digital para os os colaboradores do Campus Strigoi sobre tudo isso! E como apreciamos pensar em rede e vermos os mundos através de outros olhares, segue o texto deste precioso diálogo iniciado lá.

O LADO OCULTO DE NOSFERATU

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU
NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

LORD A: Nosferatu (Conde Orlok Graff, interpretado por Max Shreck) é um personagem icônico do cinema surgido no filme homônimo do cineasta expressionista alemão W.F.Murnau, no entre guerras. Todo mundo sabe que ele era (ao menos para as massas) uma tentativa de filmagem do romance Drácula, que deu errado. Mortalmente errada, pois a viuva de Stoker o criador do conde processou por plágio o estúdio de Murnau e quase todas as cópias do filme foram queimadas na época logo depois da sua finalização.

Mas você leitor ou leitora da REDE VAMP sabe que a história é muiiiito mais rica e profunda do que isso. A produtora de Nosferatu era a Prana Films, empresa ligada a misteriosa Fraternita Saturnis (discreta sociedade alemã) e a face do icônico vampiro do cinema era uma releitura de uma poderosa estátua deles usada para fins mágickos. Já contamos tudo isso detalhadamente aqui (então seria interessante você dar uma lida depois). Este conteúdo inédito figurou em um artigo exclusivo para a revista Hermetismo, escrito por Lord A, para a revista periódica do Projeto Mayhem. Inclusive sobre a estátua o ocultista britânico Kenneth Grant e também a própria Fraternita Saturnis (no livro Hora Zero) já abordaram a questão detalhadamente. Enfim, este artigo é o mais completo que temos sobre tudo isso.

NOSFERATU CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA REDE VAMP

É bem verdade que todo esse olhar oculto sobre Nosferatu ganhou mais força com o roubo do crânio do cineasta Murnau do seu jazigo familiar na Alemanha. Foi um crime com traços ligados ao ocultismo segundo os investigadores. Tudo isso chamou a atenção da legendária Zeena Shrek (anteriormente Zeena Galatea LaVey, filha de Anton La Vey) gravou um álbum conceitual inteiro chamado “Traga-me a cabeça de Shrek” (falaremos dele outra hora). A inspiração da capa e das músicas falam sobre a visão romântica e ao mesmo saturnina do mítico cineasta expressionista e como tudo isso fazem falta nos tempos pós modernos e gasosos que vivemos.

O ARTIGO CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

UM CERTO ROLLS-ROYCE WRAITH 1938

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU
NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

Porém, vamos deixar tudo isso na algibeira da estrada, ao menos por hora e vamos pegar carona no Rolls-Royce Wraith 1938 que tem como placa NOS4A2. Seu motorista é Charles Manx, que o guia através de regiões ermas norte americanas. Nesta série lançada ainda em 2019 pela AMC (canal pago de televisão) encontramos o Nosferatu interpretado (e intimidante com sua figura e voz grave) por Zachary Quinto (consagrado ator que fez vilões marcantes em Heroes e American Horror Story). Aqui ele vive um atormentado e fragilizado homem de 135 anos que cruza o interior da América em busca de crianças negligenciadas e fragilizadas prometendo leva-las para uma imaginária Christmas Land onde é sempre natal e inexiste sofrimento.

Se bem que dado tom macabro assumido por este bicho papão da contemporaneidade logo nos primeiros minutos… esta terra prometida está bem distante de algo bom e sereno… Todo bom vilão nunca sabe que é o vilão nos roteiros mais lapidados e aqui veremos isso se desenvolver. Como é isso na série, nobre amigo Julio Fiocco?

JULIO FIOCCO: Exatamente Lord A, na série Manx é um vilão que acredita estar fazendo algo benéfico para as crianças que sofreram nas mãos de seus pais, prometendo leva-las a “Terra do Natal”, um lugar que existe apenas em sua mente, mas que pode ser acessado através do icônico Rolls-Royce Wraith, que está longe de ser um carro normal.

LORD A: Nobre amigo, no livro vemos que o Nosferatu do Hill é uma criação mais focalizada da mente do autor, né…  passando bem longe de um vampiro que morde pescoços e busca apenas o sangue das suas vítimas… respeitaram esse detalhe na série? Conta mais para a gente.

JULIO FIOCCO:  Respeitam e muito, em momento algum você verá Charlie Manx se alimentando de pessoas, ou das crianças que ele sequestra. O que vemos, na verdade são as crianças que se alimentam de um modo canibalesco por meio de uma espécie de ritual de “Jogar tesouras no Andarilho”, o que é no mínimo macabro.

PENNY WISE EM NOS4A2? UNIVERSO COMPARTILHADO? E AÍ?

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

LORD A: Entrementes, Joe Hill é nada mais e nada menos do que filho do mestre do terror Stephen King. Nem sempre King teve sorte com as adaptações de suas obras, você acha que Joe recebeu um respeito maior neste seriado da AMC? Capricharam mais?

JULIO FIOCCO: Eu acredito que sim, NOS4A2 não é a primeira adaptação das obras de Hill que vemos,  em 2015 tivemos “Amaldiçoado” com o personagem principal interpretado por Daniel Radcliffe (Harry Potter), o que pode ser considerado um ator de peso para o filme, e em NOS4A2, temos o Zachary Quinto interpretando Charlie Manx, que também interpretou Spock no reboot de Star Trek.

LORD A: Cara, eu assistí “Amaldiçoado” e achei genial é o filme que o Radcliffe (sobrenome sugestivo, não acha? Será que ele é parente da Anne Radcliffe?) a história é muito legal ele se transforma em um demônio que lembra o mítico Fauno. Não tinha me ligado que o filme era do Hill também!

O ARTIGO CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

campusstrigoi vem fazer parte
VEM APOIAR A REDE VAMP E GANHE RECOMPENSAS!

LORD A: Aliás King depois do genial H.P Lovecraft é um autor que faz uso de um riquíssimo, complexo e vasto universo compartilhado entre suas obras. Será que o Hill ou os produtores da série aproveitaram bem isso em algum momento? Algum easter egg? Alguma referência? No livro lembro que tinha a passagem ou encontro de um certo circo frequentado por um tal de Pennywise… teve algo assim na série?

JULIO FIOCCO: Sim! Em um determinado episódio, vemos Charlie Manx visitando um Pub de nome “Parnassus”, e vemos vários personagens caindo fora ao ver Manx, entre eles, um palhaço com um balão vermelho, que é um clara referência ao Pennywise.

UM POUCO DO DNA DE STEPHEN KING


NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

LORD A: Olha eu puxando a sardinha pro King novamente (pai do Joe Hill)! Ele é conhecido por quase sempre situar suas histórias em pessoas meio disfuncionais e tretas em algum lugarejo no meio do nada. Figuras propositivas de situações e dilemas familiares, adolescentes sofrendo com descaso, traumas, abusos e o que fazer de si em meio a tudo isso? Vemos muito isso no “IT” será que encontraremos este “DNA” claramente em NOS4A2? Fala mais dos protagonistas e do vilão.

JULIO FIOCCO: Certamente, a série tem como protagonista a jovem Vick McQueen, que aparentemente é uma jovem normal. Só que ao longo da trama, vai passando por problemas com a família, o que leva ela a ter alguns surtos e sair com sua moto floresta a dentro e descobrir uma ponte misteriosa, que aparentemente leva ela a locais em que ela precisa estar quando quer achar algo. Isso chama a atenção de Charlie, que sequestra sua amiga e força Vick a investigar o seu paradeiro, e nisso, acaba encontrando outros personagens que a ajudam.

LORD A: O outro protagonista da série ao meu ver é o belíssimo Rolls-Royce Wraith 1938 com a placa NOS4A2 (pronunciado em inglês soa como Nosferatu). Me parece que o carro é o responsável pela transformação do Charles Manx ou ainda onde acontece o roubo da vitalidade das crianças que ele vai raptando… ou seria uma transformação? Eles desenvolvem mais essa história na série? Explica melhor pros nossos leitores essa parte o que você viu…

JULIO FIOCCO: O carro parece ter um tipo de vínculo com o protagonista, e sua vitalidade está interligada a ele. Na série não mostra exatamente como o Charlie se rejuvenesce, mas aparentemente é com a manutenção do carro, e não com as crianças. Inclusive, isso me soa parecido com “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wylde,  não sei se foi uma das inspirações, mas achei genial.

OS ILUMINADOS E SUPER CRIATIVOS

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU
NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

LORD A: Vamos falar agora da protagonista  Vic Mc Queen (interpretada Ashleigh Cummings)! Artista e sem muitos amigos – solitária no mundo todo – ela tem poderes sobrenaturais e a série é um pouco sobre a descoberta disso não é? Fale mais dela e desses dons que ela apresenta… que aliás foi o ponto inicial e magnético dessa nossa conversa não é mesmo? Inclusive a narrativa da história dela consegue dar uma quebrada nos clichês graças ao olhar bastante sensível da diretora Kari Skogland ( famosa pelo trabalho intimista no tom de The Handmaid’s Tale) é isso mesmo?

JULIO FIOCCO: Vick consegue acessar uma ponte que a leva em locais úteis para ela, e em um desses lugares, ela conhece Maggie, que se torna uma peça fundamental para os acontecimentos. Maggie possui um Scrabble, um tipo de jogo mágico de palavras que fornece respostas úteis tanto para Maggie, quanto para Vick. E também é com ela que descobrimos que a Vick é uma Super-Criativa, pessoas que através de uma faca (No caso, a moto, ou o próprio Rolls-Royce do Charlie), rasgam o véu entre a realidade e o mundo imaginário, trazendo para a realidade aquilo que imaginam.

LORD A: No livro (pelo que eu lembro) a jornada e os embates entre os personagens se dão através dos anos, não sendo algo rápido… na série rola essa passagem do tempo deles também? Eu vi que lançaram um trailer de uma segunda temporada. Apresenta para a gente um pouco de como foi essa primeira.

JULIO FIOCCO: Na primeira temporada não parece ter uma passagem tão grande de tempo, as coisas parecem acontecer dentro de semanas ou meses, mas vamos ver o que a segunda temporada nos reserva.

LORD A: E quanto a enigmática Christmas Land o que você viu na série? Conta mais para a gente!

JULIO FIOCCO: Christmas Land, ou a Terra do Natal na tradução, parece um pequeno parque de diversões com a temática de natal, na verdade parece ser mais a terra do Krampus, do que do Papai Noel, ela é bem sombria e vemos várias renas esqueléticas no caminho. É um lugar na mente de Manx, que certamente poucas (ou nenhuma) crianças gostariam de estar.

AINDA NÃO ACABOU, VEM AÍ A SEGUNDA TEMPORADA

NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU
NOS4A2: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE NOSFERATU

LORD A: Para a nossa felicidade, ainda que saturnina, a série foi renovada para mais uma temporada a estrear agora em 2020. Aparentemente as filmagens já haviam sido concluídas antes da pandemia, então vamos esperar pela NOVA temporada (mais ou menos como fizemos com o entresafra das temporadas de Castlevania na Netflix aqui na REDE VAMP) e aí prosseguimos o nosso diálogo sobre NOS4A2 e avançamos mais com este artigo. E creio que isso me dará o tempo necessário para maratonar esta primeira temporada!

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog