Mais novidades da 5ª Edição

Back to Blog

Mais novidades da 5ª Edição

Então finalmente saiu o segundo playteste da 5ªed e com isso algumas novas mudanças. Se você ficou curioso e tem um bom inglês pode conferir no site do World of Darkness (link no fim do artigo). Vamos às mudanças:

 

Atributos: Sim, voltaram as divisões dos atributos como nas edições anteriores, isso quer dizer que temos Físicos divididos em força, destreza e vigor; Sociais em carisma, manipulação e aparência e por último Mentais divididos em percepção, inteligência e raciocínio.

 

Dados: Continuamos usando os d10. A dificuldade recentemente foi fixada em 6 e agora o que determinará o sucesso nas ações é o número de dados com sucesso, isso já estava no primeiro playteste. O que também continua é que o 1 não reduz sucessos e o 10 não “explode” como dois, na verdade o crítico mudou um pouco e tem certa interferência nos dados de fome.

 

Dados de fome: A fome é a mecânica nova que foi adicionada no primeiro playteste e que permanece. Quanto você tirar uma falha crítica nos dados de fome (1) você fica com os ecos da besta, então dependendo de quantos 1s você tirou você pode ter desde pequenas alucinações até entrar em frenesi.

A grande sacada agora é que sempre que você tirar um 10 será um acerto crítico “sujo” (a expressão no livro é “messy critical”), ou seja, você consegue realizar sua tarefa, mas de forma bruta. Você encontrou o livro que queria na estante, foi rápido e fácil, mas você derruba a estante e faz um mega barulho. Um dos guardas te viu, você consegue evitar que ele grite, mas fez isso arrancando a garganta do cara e agora tem um cadáver.

Para cada 10 na fome você precisa tirar um 10 a mais nos dados normais para que o sucesso crítico seja normal. Quer dizer que se você tirar um 10 na fome e um nos normais é messy critical, mas se você tirar dois 10 nos normais aí é um crítico normal. Resumindo, mais 10 normais do que de fome.

 

Crítico: O crítico nos dados voltou, quando você tirar pelos menos dois 10 nos dados normais e nada nos de fome ou dois 10 a mais que nos dados de fome você tem um sucesso crítico na ação, ou seja, você fará aquilo mais rápido, mais silenciosamente, etc, sem qualquer contrapartida.

 

Especialização: Elas voltaram, mas só para as habilidades e cada especialização garante um dado extra na rolagem. É dado a entender que quando você tem nv3 de uma habilidade lhe é permitido ações mais amplas. Exemplo, se você tem armas de fogo 3 você pode destravar uma arma com problema ou mesmo repará-la.

 

Os Ravnos vão sair: Não é certo ainda, mas temos um indicativo perigoso. Se você explorar o site do World of Darkness vai notar que estão todos os clãs menos os Ravnos. Somando isso ao fato de que este clã já tem um background que os coloca com um pé fora do cenário depois de 1999 (o antidiluviano deles acordou – Semana dos pesadelos) e todos os problemas com a comunidade cigana no mundo real (problemas judiciais até) e a saída do clã do cenário se torna algo palpável.

 

Rapidez, Fortitude e Potência estão diferentes: Agora essas disciplinas têm funções por nível, não mais algo passivo. Parece que a coisa está mais estilo BNS (sistema usado nos live actions). Exemplo, a Fortitude agora no primeiro nível te permite ignorar as penalidades por dano, no segundo nível você absorve automaticamente 1 de dano “superficial” que seria letal e no nível três você transforma 1 de agravado em 1 de “superficial” e pode absorver com o nível dois.

 

Humanidade: Agora não é mais a soma de outros pontos da ficha, todo vampiro começa com 7 de humanidade e quanto mais se perde humanidade mais difícil fica de se interagir com mortais fora do contexto presa-predador. Com humanidade 5 você fica com menos um dados nas rolagens com humanos (que não sejam de combate). Com humanidade 4 o debuff é de dois dados e assim sucessivamente até humanidade 1 com decréscimo de cinco dados da parada.

Tem uma novidade, antes quando se chegava ao 0 você perdia o personagem, bem isso não muda, mas agora você pode fazer uma cena final. Quando um personagem perde o último ponto de humanidade (chega a zero) ele fica com todos os atributos físicos no 5 e não faz mais testes de fome quando usar disciplinas. Isso garante uma última cena épica para o vampiro que se degenerou tanto.

 

Touchstone: Não entendi muito bem o que é, creio que o pessoal do requiem esteja mais familiarizado já que rola algo do tipo nos lobisomens do crônicas das trevas. Todo vampiro começa com 3 touchstones. São humanos que possuem um significado para o vampiro de alguma forma, seja por questões familiares, de afinidade, admiração ou mesmo a ocupação da pessoa é algo importante para o vampiro. Exemplos, o porteiro do prédio comercial que você trabalhava. Esse não é o mesmo da sua época, mas você tem uma fixação nesse humano. Sua ex-mulher, seus netos, etc.

Se a Touchstone morre de causas naturais tudo bem, você se envolve com outro humano e cria uma nova (pelo o que entendi você deve manter sempre 3), mas se sua touchstone morre nas mãos de outro vampiro ou por causa de outro mortal isso lhe causará uma penalidade. Uma touchstone gravemente ferida causa -1 de humanidade, se morrer -2 de humanidade, se quem deu causa foi o próprio “dono” da touchstone soma-se 1 à penalidade.

 

Bom pessoal, essas são as primeiras mudanças no sistema, ao menos as que mais me saltaram aos olhos. Algumas coisas estão iguais ao playteste anterior como o caso da fome então não entrei em detalhes. Digam o que acharam, o feedback de vocês é importante.

 

Em breve eu trago minhas impressões da aventura “Rusted Veins” e as mudanças nas disciplinas.

 

   Até a próxima e bons sonhos

link: https://www.worldofdarkness.com/

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog