Ed01.Dicas Literárias do Gian

Back to Blog

Ed01.Dicas Literárias do Gian

As vezes eu estranho as colocações de alguns autores nacionais!

Em sua maiorias iniciantes, com não mais do que um, no máximo dois título nas livrarias, estão longe de serem conhecidos (isso é, além do fandom da qual fazem parte), mesmo assim reclamam que as editoras (no plural, mesmo porque não tem coragem de criticar abertamente quem lhes deu uma chance) não fazem nada por eles. Como se eles mexessem o dedo além da internet (que praticamente só chega a quem já os conhece) para tentarem se promover.

As vezes reclamam que só recebem 10% de direitos autorais, dizendo que isso é quase trabalhar de graça. Estranho pois além de ser um padrão no mundo, é algo que eles sabiam antes de assinar o contrato a não falaram nada (interessante que como as livrarias são sempre grandes, ao contrário da maioria das editoras que aceitam autores iniciantes, apesar de saberem que elas ficam com de 40 a 50% do preço do livro, ninguém reclama que a livraria não faz nada pelo pequeno autor).

Finalmente, dizem que escrevem por amor (porque “ninguém” consegue viver de DA), embora achem que pagar para publicar é humilhante (isso porque um dos maiores sucessos da literatura nacional começou bancando os próprios livros). Não sabem quanto custa, ou não acham que precisam de uma leitura beta honesta, assim como revisão de seus textos. Sem contar é claro custos como diagramação e capa, assim como o registro do ISBN na biblioteca nacional (que muitos nem sabem como fazer) e o custo de gráfica.

Afinal de contas, é mais fácil criticar os outros por não fazerem sucesso do que tentar correr atrás!

Gianpaolo Celli
Conheça mais sobre o novo colaborador do nosso blog!

Contatos:

FacebookOrkut | Comunidade no Orkut | Site Oficial
Email: [email protected] | Twitter:@gianpaolocelli

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog