O Brasil vê o surgimento de sites como o Carcasse, The MaoZoleuM, Mundo Vampyr, Adoravel Noite, listas de escritores de contos vampiricos como Tinta Rubra, a pesquisadora Shirley Massaspust estuda e publica seus trabalhos pela internet brasileira, baseados em sua carreira de estudante de filosofia. Pessoas como Deus Noite,Denise MG, Adriano Siqueira, Martha argel, Giulia Moon, Andre Vianco, Marcos Torrigo, Lord A:., Lord Vhamp tornam-se nomes sempre associados aos vampiros…Vê-se também uma tentativa de estabelecimento da House Quinotaur e o desenvolvimento da Comunidade Awake e do Grupo de Estudos Rosae Rubrae voltados para vampiros reais, assim como a influente lista da Yahoo Sanguinarium Brasil. E o Brasil e América do Sul entram oficialmente na cena vampyrica internacional.
 
     
  TEXTOS RECOMENDADOS SOBRE O PERÍODO:
Através do Espelho Negro (site Vampyrismo.org)
Um breve Olhar Imortal (site Vampyrismo.org)
O Paganismo & o Vampyrico (site Vampyrismo.org)
Bibliografia do (site Vampyrismo.Org)
– Livros de pesquisa Recomendados
(rede vamp)

TEXTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE VAMPYRISMO:
Primeira Visita (site Vampyrismo.org)
Textos Recomendados (site Vampyrismo.org)

 
     
 

Uma das intervenções teatrais mais legais da história de São Paulo foi o monólogo "VAMPIRA" Com um humor irônico típico de histórias em quadrinhos, a vampira Melaína se dirige à platéia em tom de conversa e jura ser uma vampira de verdade a espera da chegada dos outros da sua espécie, que estão assustados e estão vindo para assistir à sua morte. Melaína, de dois mil e poucos anos de idade, está morrendo de uma doença rara entre os vampiros. Sarcástica e profunda conhecedora de toda filmografia e literatura vampiresca criada pelos humanos, Melaína convida a todos para o grande espetáculo dessa noite: sua desintegração na frente dos olhos dos espectadores. Autor e diretor: Leo Lama Com: Paula Micchi Assistente de Direção: Simone Feliciano
Figurinos: Sérgio TonusAdereços: Edmar FolguerarFotos: Fernando PatrucheliApoio: Loja de Intervenção
Duração: 50 minutosFICOU EM CARTAZ DE 15 de agosto até 17 de outubro de 2001 e voltou para uma breve temporada em 2002 – fonte: Adriano Siqueira

– O ano foi marcado no Brasil pelo lançamento do romance Os Sete de André Vianco pela EDITORA:Novo Século, que virá a ser o grande divisor de águas do gênero da literatura fantástica ao longo desta década.
"No Brasil ainda são poucos os autores que exploram o tema, porém já percebe-se que o sucesso de tais criações é certo ! André Vianco logo ao lançar seu livro, foi entrevistado no Programa do Jô Soares o que trouxe a ele, fama nacional e internacional devido ao programa ser assistido a nível mundial. São 7 os Vampiros de sua criação .É sublime estarmos agora na rota dos Vampiros e do sombrio mundial." (palavras de Denise MG)
publicado em 2001

– Outra peça teatral desta época foi a "DRAKUL", a história fala sobre (…)Renfiel, o proprietário de uma imobiliária que é utilizado pelo Conde Drakul para entrar na cidade de Londres acaba louco, internado no manicômio da cidade. Morto o mestre, Renfield, trancafiado em sua cela, rememora ininterruptamente a vida, paixão e morte do Conde. Por sua intermediação Jonathan foi à Transilvânia a fim de vender um casarão londrino para Drakul. Drakul bebe o sangue de Jonathan e abandona-o em seu castelo, dirigindo-se em um navio para Londres. Ele está fascinado por Mina, mulher de Jonathan – quer conquistá-la e ter dela sua eterna companheira. Com a sua chegada em Londres, desencadeia-se uma peste na cidade. Lucy, amiga de Mina, encontra na biblioteca municipal um livro sobre vampiros que explica os acontecimentos nefastos que se desenrolam em Londres e o desaparecimento de Jonathan. Entrega-o a Mina, que descobre nele a maneira de vencer o vampiro – uma mulher de coração puro deve entregar-se ao Conde para que ele esqueça a hora e seja surpreendido pelo nascer do sol, que o destruirá.(…)

Drakul Ficha Técnica:
Direção:
Roberto Mallet
Dramaturgia:Mario Santana e Roberto Mallet
Texto:Mario Santana ESTEVE EM CARTAZ NOS SEGUINTES LOCAIS: -6º Festival de Teatro de Americana –
Americana (SP) 20 de setembro de 2002 -Centro Cultural São Paulo – São Paulo (SP) 13 de abril a 30 de junho de 2002
-Reflexos de Cenas – SESC – São Paulo (SP) 27 de novembro de 2001 (pré-estréia)
– Oficina Cultural Amácio Mazzaropi – São Paulo (SP) 6, 13 e 20 de novembro de 2001 (pré-estréias)

– /New York: Lord D’Drenam se torna o Regente da Corte de Gotham;[FSV]

– /New Jersey: Formação da Court of Iron Garden sob a regência de Lord Vamp;[FSV]

– /Ontario, Canadá: É formado um canal de diálogo entre Other Kins e Vampires na histórica convenção chamada de Kinvention North;[MB]

-House Kheperu continua como uma forte fonte de inspiração para outros grupos como
House Quinotaur e Ordo Sekhemu. [MB]

 
     
 

– Fevereiro/ Father Sebastian estabelece a Court of Lazarus, em Nova Iorque!;[FSV]

– Em Curitiba teremos a exibição da peça teatral A casa do terror 2, nela o Mestre das Trevas, precisava de uma virgem para aplacar a sua ira pela humanidade. Só com uma virgem nos braços ele poderá deixar em paz todos na face da terra. Uma doce velhinha, moradora dessa CASA, conta para a platéia, toda a sua dor e desespero de estar ali. Ela narra como foi parar ali dentro e todo o sofrimento que passou e ainda passa. A velhinha a primeira virgem volta no tempo e mostra como tudo aconteceu.

Por ordem do MESTRE, os moradores da CASA, saem em busca da VIRGEM. O Vampiro, sempre enrolado, trás algumas mulheres nadavirgens para a casa, e acaba as transformando em Vampiras. Até que sem querer, atrai a VIRGEM para a CASA. Ai a confusão está feita! Mortos vivos, vampiros e seres das trevas fazem de tudo para ter certeza que a menina é realmente virgem! Até que se comprova e o mundo está salvo. E a menina acaba indo parar nos braços do MESTRE. A velha , que um dia foi virgem conduz a narrativa até o final, sempre com muito humor.Texto e Direção: João Luiz Fiani ESTEVE EM CARTAZ NA CIDADE DE CURITIBA EM MEADOS DE 1995 E RETORNOU EM 2002

– O BEIJO DO VAMPIRO (NOVELA DE 2002):
O Beijo do Vampiro foi uma telenovela brasileira produzida e exibida às 19 horas pela Rede Globo entre 26 de agosto de 2002 a 3 de maio de 2003. Foi escrita por Antônio Calmon e dirigida por Marcos Paulo, Luiz Henrique Rios e Edgard Miranda. Teve 215 Capitulos. No Século XII, o vampiro Bóris Vladescu se apaixona perdidamente pela princesa Cecília, uma linda moça de casamento marcado com o Conde Rogério, um homem que a ama muito.

Porém, Bóris se enfurece com esse amor de ambos e para esse e trava uma
batalha contra seu rival Rogério em frente à princesa num castelo. Bóris acaba por assassinar o conde, jogando-o do alto da torre do castelo. Em vista do desespero de perder o amado e ter de se casar com um vampiro, Cecília se suicida, se jogando no mesmo ponto no qual caiu o seu amado conde.
Quase oitocentos anos depois, Bóris tem um filho com Marie, uma inglesa que morre após o parto. Na maternidade de Maramores, Bóris, para proteger o filho da invejosa Mina d’ Montmartre, sua esposa, troca por outro recém-nascido. Este menino é filho de Lívia e Beto, reencarnações de Cecília e Rogério, respectivamente.

Os anos passam e Zeca cresce como filho de Lívia. Seu verdadeiro filho, Renato, foi deixado num orfanato, e fica sendo um grande amigo de Zeca e seus irmãos, Tetê e Juninho. Zeca vive como um menino normal até a idade onde seus instintos vampirescos vão surgir, aos treze anos. E é exatamente nessa época que Bóris, junto com Mina , voltará a Maramores para buscá-lo, pois precisa urgentemente de um herdeiro: caso contrário, a raça dos vampiros se extinguirá e ele será considerado o vampiro responsável por isso. É também aí que Beto morre num acidente de avião, supostamente causado pelo próprio Bóris.

Mas há outros personagens que complementam e aprofundam a história da trama. Augusto é um promotor viúvo que vive em pé de guerra com Armando. O primeiro defende a parte histórica da cidade. O outro quer a demolir e construir um Shopping Center. Augusto, mesmo sabendo que não tem chances, ama Lívia, que só o considera como um grande amigo. Galileu é um caçador de vampiros muito atrapalhado, que se vê num grande dilema quando seu filho Bartô é mordido por Amélie e engata um namoro com a vampira. Ele ainda se apaixona por Zoroastra, a mãe de Lívia, uma mulher esotérica e tresloucada ao mesmo tempo. Há também a história de Marta, a irmã da mulher de Augusto, cega após um acidente de carro. Ela é um tipo de madrasta má para os filhos do cunhado e , depois de algum tempo, larga o cunhado e se apaixona por Bóris. É aí que os dois vão formar uma dupla de vilões vampirescos excepcionalmente maldosos e rancorosos, se unindo contra Augusto e Lívia.

Bóris então chega a Maramores e se apresenta a Lívia como Igor Pivomar, um empresário que detém o licenciamento de tudo que se relaciona a vampiros. Ele se apossa do corpo de Rodrigo, um rapaz misterioso e solitário que chega a Maramores após um acontecimento secreto na sua cidade de origem, buscando o amor de Lívia. O que Bóris não esperava é que o rapaz também se apaixonasse perdidamente pela moça, iniciando assim uma batalha pelo amor de Lívia entre Augusto, Bóris e Rodrigo.

Mas em meio a todo esse dilema, Lara, uma mulher sensual, linda e perigosa, não aceita ser passada para tráz por Rodrigo e o persegue nessa nova empreitada, se metendo em meio a confusões horripilantes, o que lhe causa, mais tarde, se transformar em uma vampira e unir suas forças com Bóris também, o que causará mais caos e tragédias em Maramores.

* ENTRE OS DESTAQUES: FICA O EXCELENTE SITE VAMPIROMANIA, e toda a onda de lançamento de livros de vampiros inspirados pela novela. Ao que tudo indica os editores do período viram que o vampiro era um tema bem rentável – tivemos desde uma re-impressão ampliada do maravilhoso Livro dos Vampiros do Melton até o lançamento de bastante romances e contos produzidos no Brasil.

– Brasil: Liz Vamp promove a primeira campanha do "Dia dos VampiroS" com objetivos de combater o preconceito e incentivar a doação de sangue;

– Lançamentos de 2002 no gênero da literatura fantástica no Brasil:

O SÉTIMO
Autor: VIANCO, ANDRE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Um vampiro desperto depois de quinhentos anos abre os olhos numa terra estranha, nova e cheia de sangue. ‘Sétimo’ decide fazer do Brasil seu novo lar, para tanto terá de formar um verdadeiro exército de vampiros para demarcar seu território, exibir seu poder e dar combate aos caçadores. Elege um vampiro recém-criado para servir-lhe de guia, general e pupilo. Em sua sede por sangue e conquistas, ao autoproclamar-se a criatura mais poderosa da Terra, Sétimo atrai além de vampiros, um sem número de inimigos deste e do outro mundo. Estes inimigos despenderão esforço sobre-humano, empregando, além de armas carregadas com balas de prata, dentes pontiagudos e poderes paranormais. O espetáculo mais bizarro da terra não pode parar. 1ª Edição – 2002

ALMA & SANGUE
Autor: FONSECA, NAZARETHE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Um vampiro desperta em São Luís, num casarão abandonado, e apaixona-se pela restauradora do imóvel. A partir daí a história se desenvolve num vaivém amoroso. Intrigas, falsidade, poder, vingança; tudo em nome do amor. Os personagens centrais são fortes, decididos, seja para o bem ou para o mal, dando o toque de suspense e de reviravolta nas tramas. A autora narra os encontros e desencontros de Jan Kman e Kara Ramos através dos séculos. As surpresas e as ironias da vida. O amor e o ódio caminhando juntos. A tentativa de Kara de fugir de um destino já traçado. 1ª Edição

MORCEGO É VAMPIRO ?
Autor: PALEARI, LUCIA MARIA
Editora: UNESP
Assunto: INFANTO-JUVENIS – CIENCIAS
Este livro faz parte da coleção Ciência e Cidadania indicado para professores e estudantes do ensino fundamental e para todos aqueles que buscam uma maior compreensão do mundo. Segundo a autora, a coleção trata de temas científicos que servem de suporte para abordagens interdisciplinares. 1ª Edição – 2002

NOCTÂMBULOS: O DESPERTAR DO VAMPIRO
Autor:Lucas, J. Cássio
Editora:São Cristóvão
Assunto:LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Os vampiros parecem ter conseguido, de uma forma ou de outra, tornarem-se imortais. Descubra se você tem atração ou aversão por esses seres fantásticos ou fictícios. Talvez eles não sejam apenas fruto de nossa imaginação… 1ª Edição – 2002

O VAMPIRO DA PRAIA GRANDE
AUTOR:Cassas, Luís
EDITORA: Imago
ASSUNTO:Poesia
Décimo primeiro livro de poesias do maranhense Luís Cassas. Traz 46 poemas que transitam nos íconescontemporâneos, e utilizam a metáfora do vampiro para dar vida às palavras.1ª Edição – 2002

RELAÇÕES DE SANGUE
Autor: ARGEL, MARTHA
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Esqueça as masmorras e os castelos nas montanhas distantes. Nada de caixões ou capas negras. Os vampiros estão entre nós. Num bar da moda ou no carro importado, bem aí do seu lado num congestionamento. Normais em aparência, vestidos como você ou como eu, mas sempre à caça de novas vítimas, em busca do sangue denso e quente, e sedentos pela vida dos mortais. Em ‘Relações de Sangue’ o leitor vai acompanhar as aventuras de Clara, uma mortal que levava uma vida muito normal até que Lucila e mais um bando de vampiros entram irremediavelmente em sua vida. Ação, suspense, amores e aventuras numa arriscada trama de relações perigosas.
1ª Edição – 2002

– 31/10 New Orleans: Diálogo sobre a situação da cena vampyrica entre diversas comunidades como Sanguinarius, Vampire Church, Bloodlines e numerosos grupos independentes ocorrem durante o trasncorrer do Endless Night Festival; Em resposta a este diálogo o Black Veil é mais uma vez revisado; [MB]

– A autora Katherine Ramsland revisita a temática vampirica em seu livro "The Science of Vampires"; [A:.]

– /New Jersey: Estabelecimento da House of Dreaming e sua rápida propagação por toda costa leste;[FSV]

– É publicado "Psychic Vampires: Protection From Energy Predators & Parasites" de Joe H Slate;[A:.]

– No campo da Literatura Comparada Brasileira temos:

O Vampiro com Dentes Caríados
autora:Regina Céli a Silva
editora: Agora da Ilha
assunto: literatura comparada/critica literária

"A Literatura Comparada não é da ordem das coisas simples e tampouco têm aqueles que a dominam o interesse em simplificá-la ou torná-la mais próxima do leitor comum, como este eterno aprendiz que ora desfruta do privilégio da sua atenção. Dia desses recebi um email solicitando a indicação de alguns títulos referentes à literatura comparada, análise literária,etc… Aqui vai o primeiro.

Vampiros com Dentes Cariados (ed. Ágora da Ilha), da Doutora em Teoria Literária e Mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ , Regina Céli Alves da Silva. Com certeza e repleto de motivos, paciente leitor, você está a imaginar mais um daqueles textos herméticos e sonolentos. Pois imaginou errado. Preste atenção no subtítulo: Literatura e cinema em João Gilberto Noll, João do Rio e Bram Stocker. Curioso? Não é para menos. A professora que atualmente ensina na UniverCidade não economizou conhecimento e criatividade ao longo das indispensáveis 230 páginas de duração deste, Vampiros com Dentes Cariados, que na verdade é uma aula de literatura comparada.E o mais importante: embora o rigor acadêmico, não requer diploma para sua compreensão.
Sobre João Gilberto Noll muito já se disse, mas essa relação dos seus personagens com a solidão angustiada do vampiro, ou o aspecto voyeur de alguns personagens de João do Rio em suas andanças pela cidade, coube e com indiscutível propriedade à Regina Céli.

Certa vez alguém escreveu que a obra de Noll, ou se ama ou se odeia. Minha mediocridade ainda não alcançou o estágio de odiar o que quer que seja e se não chego a amar a literatura de Noll, digo apenas que o considero o mais próximo de Samuel Becket dos nossos escritores, considerando apenas o que o irlandês tem de melhor. Se os personagens becktianos esperam passivamente, os nollianos procuram incessantemente. Nem estes, tampouco aqueles sabem ao certo o quê.

Regina Céli mostra o vampiro em sua incoerência, não se conforma com a imortalidade, mas necessita beber o sangue que o mantém, renovando-se obrigatoriamente, condenando-o às repetições da eternidade. A tese de Regina Céli é farta em exemplos, ela cita vários títulos de Noll, onde se repete a errância de seus personagens que, embora andarilhos, são reféns da repetição de signos: dentes, pés, pernas, espelhos e janelas. Na verdade, os personagens do escritor gaúcho andam em círculo, movidos pela solidão. A mesma solidão, resultado da perda, que desperta o vampiro, quer de Stocker, quer de Anne Rice
.
O protagonista do livro de Regina Céli, sem dúvida , é o olhar. O olhar do vampiro e a importância dessa mirada também nos contos de João do Rio, a contemplação melancólica dos personagens de Noll a vagar sobre as cidades, Rio, Porto Alegre, Boston , Viamão. A cidade sujeita a exame. A cidade conforme Borges: “Esta cidade, pensei, é tão horrível que sua mera existência e perduração, embora no centro de um deserto secreto, contamina o passado e o futuro e de algum modo compromete os astros.”
E se falei em Beckett, é dele o roteiro de Film onde o que importa é o olhar da câmera, a percepção visual, a câmera que os personagens de Noll dispensam.

A lamentar no trabalho de Regina Céli, o pouco espaço destinado à obra de João do Rio. Um olhar mais detalhado sobre dois livros ao menos, A Mulher e os Espelhos e A Alma Encantadora das Ruas sem dúvida enriqueceriam a aula ministrada por Regina Céli. Mas, sendo uma aula, a professora também tem o direito ao seu momento de distração. Uma garça que passou em direção à lagoa, o beija-flor de todas manhãs ou quem sabe, um morcego tardio. De qualquer forma, uma grande aula.. Obrigado, professora!

[Texto publicado na versão impressa de Poiésis – Literatura, Pensamento & Arte, nº 120, março de 2006, pág. 3 – autor Horácio Rodrigues] publicado no Brasil em 2002

– No campo da pesquisa são lançadas duas das mais importantes obras do gênero no Brasil:

VOIVODE:UM ESTUDO SOBRE VAMPIROS
ORGANIZADOR:
Ferreira, Cid Vale
Editora: Pandemonium
Assunto: Estudo cultural

O livro procura explorar as diversas facetas do vampirismo. Traz uma coletânea de artigos que procura responder, entre outras questões, por que essas criaturas têm tanto espaço na mídia, qual foi o papel do cinema e da literatura na difusão das lendas sobre vampiros e que angústias e prazeres da modernidade seriam expressos por meio dos mitos vampíricos. Contém doze artigos, treze documentos históricos, sinopse de cem filmes do gênero e muito mais informações culturais sobre vampirismo em geral. O prefácio é de José Mojica Marins.

NOTA DO EDITOR DESTA CRONOLOGIA:Em nenhum momento este livro faz qualquer abordagem sobre a Subcultura Vampyrica ou sobre suas características. Um de seus capitulos esforça-se para criar algum sensacionalismo barato com o relato de uma garota que bebe sangue por fetiche. E que ignora os riscos de saúde que se expõem.Deve-se levar em conta que o autor deste texto específico evidentemente desconhece o tema e não teve acesso a material importado e corrente sobre o assunto.

Um dos melhores capítulos é a re-leitura do folclore e da mitologia judáica, outro que é bastante revelador e bem explanado é sobre o mito do vampiro em portugal – ambos foram desenvolvidos pela pesquisadora Shirlei Massapust;Outro ponto alto do livro são as ilustrações de Victor Hugo, são magníficas

O foco principal da obra é a análise do mito, do folclore e das artes relacionadas ao tema vampírico. Entretanto, alguns momentos deixam a parecer que o organizador deste livro apenas queria empacotar do seu jeito as informações presentes nos trabalhos de J.Gordon Melton. Vale a pena ser adquirido, hoje em dia disponível em sebos ou com colecionadores. 1ª Edição – 2002

VAMPIROS RITUAIS DE SANGUE
Autor: TORRIGO, MARCOS
Editora: MADRAS
Assunto: ESOTERISMO

O vampiro tem a maravilhosa característica de ter sido humano. Para ele, não há céu nem inferno, um paradoxo primevo a caminhar entre os mundos. Outrora homem, agora antideus. Sua vida é pautada pela violência, sede de sangue, paixão e terror, o horror que se esconde nas sombras. O livro ‘Vampiros’ é mais um fascinante trabalho de Marcos Torrigo, um grande estudioso de magia e vampirismo.

Particularmente um dos mais recomendados livro sobre temática vampirica publicado em Português. Marcos Torrigo é um autor bastante recomendado e sério que pesquisa ocultismo, mitologia comparativa.
A pesquisa histórica e a riqueza bibliográfica dele podem instigar o aprofundamento e despertar ainda mais o interesse do leitor nos aspectos folclóricos e mitológicos descritos no livro.Alguns dos capítulos mais interessantes narram a relação de semelhança do uso do termo bruxa e do termo vampiro, a questão das múmias egípcias e a alimentação post mortem. Este trabalho também oferece bastante informação do posicionamento thelêmico em relação ao vampirismo e descreve até mesmo a chamada "missa da fênix" que é conhecida também como missa do vampiro dentro das práticas do mago inglês Aleister Crowley.

NOTA DO EDITOR DESTA CRONOLOGIA:
Em nenhum momento este livro faz qualquer abordagem sobre a Subcultura Vampyrica ou sobre seu ethos. Seu foco é a análise do mito, do folclore e das artes relacionadas ao tema vampírico. Um ponto interessantíssimo é que ele aborda muito bem a perspectiva de como o símbolo do vampiro foi apropriado e re-interpretado nas correntes ocultistas do final do século XIX.1ª Edição – 2002

 
     
 

– Também chamado de ano do Renascimento lá e cá tb por diversos motivos![A:.]

– Publicada a CARTILHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DE LIZ VAMP: A personagem Liz Vamp foi a estrela de uma cartilha em quadrinhos sobre doação de sangue no ano de 2003 para a data comemorativa do Dia dos Vampiros na cidade de São Paulo.

– Relançamento da Obra:

O Livro dos Vampiros: Enciclopédia dos Mortos Vivos
AUTOR:
J.GORDON MELTON
EDITORA: MBOOKS
A edição foi ampliada em 2003 e contêm mais de 1000 páginas sobre vampiros. É uma verdadeira enciclopédia que abrange com propriedade o vampiro no cinema, nas letras e na cultura pop em geral de forma competente e enriquecedora aos seus apreciadores. Um livro que todo Vampyro e Vampyra deveria ter como fonte de referência nos assuntos culturais que envolvem a cultura e o folclore produzido sobre temática vampírica.
re-publicado c/ capa dura e insertado novos verbetes em 2003

– Lançamento no Brasil do livro:

DO VAMPIRO AO CAFAJESTE:
UMA LEITURA DA OBRA DE PAULO TREVISAN
Autor:
WALDMAN, BERTA
Editora: HUCITEC
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-TEORIA E CRITICA LITERARIA
Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, tem sua obra analisada em profundidade nesse livro ágil e acessível. A metáfora do vampiro serve primeiro a Berta Waldman para apreender a obra como um todo. A ela sucede a análise de narrativas estruturadas a partir dos discursos indireto e direto. Surgem nesse contexto temas como repetição, fragmentação, linguagem clichê, sexo, o universo do autor, e a identidade nacional expressa no contraste entre o cafajeste e o malandro. 2ª Edição – 2003

 

– The Sanguinarium evolui para Ordo Strigoi Vii em Nova Iorque; [MB]

– Renascimento do The Synod: um grupo de assuntos internos da Ordo Strigoi Vii responsável pela divulgação e preservação dos rituais, costumes e segredos da mesma. É composto em sua maioria por escolares e pesquisadores ocupados em coletar conhecimento e manter o funcionamento de fontes de informação seguras sobre a Ordo Strigoi Vii.[FSV]

– É lançado o V.The Vampyre Codex detalhando ensinamentos externos da Ordo Strigoi Vii, este rapidamente se torna a primeira publicação de vampyros para vampyros a ser lançado abertamente e em um grande nível de distribuição atingindo assim além dos limites da subcultura vampyrica; [MB]

– Publicado "Energy Vampires: A Practical Guide for Psychic Self-protection" de Dorothy Harbour; [A:.]

– Brasil: Liz Vamp promove a segunda campanha do "Dia dos VampiroS" no 13/08 e em 23/09 a data é oficializada pela câmara dos vereadores da cidade de SP ;

– Lançamentos do ano de 2003, no gênero literário vampiresco no Brasil foram:
BENTO: HEROI HUMANO, INIMIGO VAMPIRO
Autor: VIANCO, ANDRE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Uma noite começada como outra qualquer entra para história da humanidade quando metade dos seres humanos adormece de forma inexplicável. Tratada como uma epidemia, a doença desencadeia um caos sem precedentes nas cidades do mundo. O pesadelo parece não ter fim quando os humanos, livres do sono, descobrem que estão dividindo a noite com demônios da escuridão. Este novo mundo, sombrio e tenebroso, é apresentado pelos olhos de Lucas, um homem que desperta nesse tenebroso cenário e que se tornará, mesmo contra sua vontade, um poderoso e venerado guerreiro, lutando contra os vampiros e liderando os humanos ao encontro dos quatro milagres que libertarão a Terra dessa terrível maldição. 1ª Edição – 2003

BUSCA POR SANGUE
Autor: SHAFTIEL, ANTONIO AUGUSTO
Editora: DAEMON
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Terceiro romance do escritor Antônio Augusto Shaftiel, Busca por Sangue lida com uma guerra ancestral de vampiros. Uma guerra está prestes a se iniciar entre os vampiros. Batalhas serão travadas para decidir desavenças seculares, saciar ambições pungentes e aplacar o ódio de corações imortais. Em meio às lutas, um grupo de caçadores de vampiros, liderados por Tiago MonteCruz, tenta sobreviver enquanto continua sua missão de salvar a humanidade do terror causado por essas criaturas. Por outro lado, o vampiro Marcus Alexandre abre caminho em meio ao caos para evitar perder suas Crias e seu poder, além de, possivelmente, sua própria alma. Seguindo um caminho tortuoso para realizar seus objetivos, ele tem como aliados um assassino, um necromante e um mestre em poderes mentais, também bebedores de sangue e pertencentes à perigosa Fraternidade Sombria.
1ª Edição – 2003

O VAMPIRO DE CADA UM
Autor: ARGEL, MARTHA
Editora: MARTHA ARGEL
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
1ª Edição – 2003

Procura-se um Vampiro:
Coleção: TURMA DOS TIGRES
Autor: BREZINA, THOMAS
Editora: ATICA
Assunto: INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
O vampiro está preparando uma nova missão – será que a Turma dos Tigres vai conseguir impedi-lo? Para piorar ainda mais as coisas, os três amigos estão sendo seguidos por estranhos. A Turma precisa de ajuda para encontrar o vampiro e também para descobrir quem os espiona. 1ª Edição – 2003

O AMOR DO VAMPIRO
Autor: CLEMENTINO, ELIANA GOMES
Editora: MADRAS
Assunto:INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
Esta é uma história que envolve a figura de Conde, um ser misterioso, pois em seu povoado todos envelheciam, mas ele continuava extremamente belo e sedutor. Por onde passava, as mulheres suspiravam por ele, não apenas por sua beleza, mas por seu olhar profundo e sedutor e, especialmente, pela atenção que dedicava às mulheres da localidade, o que causava grande ciúme aos maridos.
1ª Edição – 2003

– No mesmo período de Halloween, Lord A:. celebra o evento "Banquete dos VampiroS" em sua residência, reunindo por três dias e noites escritoras, escritores e apreciadores de artes vampirescas – que marca o início de suas publicações informativas destinadas ao gênero Vampyrico e a produção cultural vampírica.Antes disso ele já era autor de prosa e poesia do grupo TintaRubra e Dj de eventos Goths de São Paulo.E quando realiza a elogiada palestra no Encontro Ocultista do interior de SP.

– Um interessante curta-metragem deste ano foi o NOSFERATUM, narra a história de um
Médico psicopata atende paciente esquizofrênica. Realidades que se cruzam e se refletem, dois pólos opostos, emoção e razão que se destroem quando em conflito. Um filme forte e adulto, onde medos e traumas vem a tona, em conflito com um mundo de aparências.

 
     
 

– São Paulo-Brazil: Ano que é considerado posteriormente como a entrada do brasil e america do sul, na Subcultura Vampyrica ][A:.]

Publicada a história em quadrinhos "LIZ VAMP: A ORIGEM com artes e roteiro de Klebs & Impacto Quadrinhos:Em 2004 a personagem Liz Vamp estreou sua primeira revista em quadrinhos magnificamente ilustrada pelos artistas da Impacta quadrinhos narrando sua origem e o começo de sua primeira aventura nas páginas.

– O canal norte americano Sci Fi cria um vínculo com a subcultura vampirica estreando o apresentador Don Henrie (que havia participado préviamente do reality show Mad Mad House); [MB]

– Brasil / São Paulo: O Dia dos VampiroS é comemorado pela primeira vez, como data oficial em 13/08 – é lançado o primeiro gibi da personagem Liz Vamp e também vemos o lançamento de uma cartilha comemorativa a data;

– Começa os preparativos para um encontro com nível de cooperação sem precedentes de antigos membros e grupos díspares da cena vampyrica, a se realizar no Endless Night Festival em New Orleans; [MB]

– Bons lançamentos literários no Brasil em 2004 foram:

Vampiros no Espelho e outros seres obscuros
Autor: MOON, GIULIA
Editora: LANDY
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Em 33 contos, a autora narra as aventuras de vampiros e outros seres cruéis e ardilosos. São criaturas estranhas e apavorantes que amam, sofrem e matam. Tecem intrigas ao som de uma rapsódia de Liszt ou dançam um rock no cenário variado em que agem, que pode ser na cobertura de um prédio em Manhattan ou nas profundezas de um túmulo.1ª Edição – 2004

REIS, VIAJANTES E VAMPIROS
AUTORA:NEIVA, LIA
EDITORA:BERTRAND BRASIL
ASSUNTO:INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
Os clássicos nos habitam, mesmo antes de os lermos. Pairam no mundo, subentendidos nas troca de mensagens que compõe a cultura, nos ideais que constroem realidades. E este livro de Lia Neiva conduz o leitor numa excursão guiada em que não apenas os protagonistas dos clássicos são apresentados, como, mais do que isso, devassados. Não apenas conta a história, mas também comenta suas fontes – a matéria bruta, seja de lendas ou de episódios e personalidades históricas, das quais partiram e sobre as quais trabalharam os escritores – e sugere como se efetuou o encantamento que transformou essas obras em clássicos.
1ª Edição – 2004

 

– Outro filme brasileiro deste ano foi o incomum "OLHOS DE VAMPA" segundo a
Sinopse: Crimes seriais aterrorizam o bairro de Pinheiros, em São Paulo. Jovens mulheres têm todo o sangue de seus corpos sugados por uma mordida no glúteo direito, amarradas com fita isolante nos pulsos e um pêssego enfiado na boca. Oscar (Marco Ricca) e Leôncio (Washington Gonzáles), são encarregados de capturar o criminoso e descobrem, através de fotos, um suspeito: o Vampa (Joel Barcellos).A partir daí, iniciam o cerco localizando o reduto do Vampa.[enviado por Shirlei Massasput]

Atores: Marco Ricca, Antônio Abujamra, Cristiane Tricerri, Joel Barcellos, Washington Gonzales, Maura Baiocchi, Vanessa Goulart, Mari Alexandre, Direção: Walter Rogério, Idioma: Português,
Ano de produção: 1996-2004 País de produção: Brasil, Duração: 74 min.
Distribuição: Casablanca Filmes

– Outubro/New Orleans: Endless Night (ver mais infos)[A:.]

 
     
 

– Lançado no Brasil a obra de pesquisa:

História dos Vampiros
AUTOR:Claude Lecoteux
EDITORA:Unesp
ASSUNTO:Crítica Literária
O vampiro faz parte da história desconhecida da humanidade e tem um papel e uma função – não brotou do nada no século XVII ou XVIII. Ele se inscreve num conjunto complexo de representações da morte e da vida, que sobreviveu até nossos dias, certamente com uma riqueza bem menor do que naquele passado distante que temos tendência a confundir com séculos de obscurantismo, aquelas épocas remotas e ignorantes que baniram as Luzes da razão. Este livro mergulha profundamente no mito que nos revela mais sobre nossos medos e angústias do que sobre o personagem de tez pálida e lábios encarnados; publicado no Brasil em 2005

– House Kheperu desliga-se do Sanguinarium;

– Setembro/ Furacão Katrina arrasa New Orleans; Cena vampyrica organiza campanhas de doação de fundos para instituições de lá;[A:.]

– Brasil / 2005: Em agosto é celebrado mais um Dia dos VampiroS em SP;

– Outubro/New York: O Festival Endless Night e transferido excepcionalmente para New York;[A:.]

– Raven Kaldera publica "The Ethical Psychic Vampire" que inclusive é elogiado pela autora Michelle Bellanger![A:.]

– Outubro/New York: Inauguração do primeiro Salon Noir " The Black Abbey"[A:.]

– Dezembro: é lançado a Vampyre Alamanac 2006 [A:.]

No Brasil tivemos bons lançamentos de prosa e contos vampirescos, tais como:

NECRÓPOLE VOLUME 1:HISTÓRIAS DE VAMPIROS
AUTORES:HEREDIA, ALEXANDRE, FERNANDES, CAMILA, CELLI, GIANPAOLO
CAPELLI, GIORGIO, DIEGUES, RICHARD
Editora: ALAUDE
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Um livro que reúne cinco talentos da literatura de suspense e terror, cada um deles apresentando uma história com 30 páginas, ambientada em uma metrópole genérica. Os vampiros – criaturas misteriosas e ao mesmo tempo tão difundidas na literatura – são apresentadas pelos autores em tramas bem estruturadas e inusitadamente surpreendentes. 1ª Edição – 2005

O VAMPIRO-REI – VOLUME2
Autor:
VIANCO, ANDRE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Bento Lucas, o guerreiro de luz, e Cantarzo, o vampiro-rei, finalmente se encontram e protagonizam o grande combate. O Vampiro-Rei Vol. 2 é o tomo mais recheado de aventuras, combates e criaturas fantásticas de toda a saga iniciada em Bento. Com uma narrativa envolvente e atual, a saga do guerreiro Lucas é o presente certo para aqueles que buscam se apaixonar pelo hábito da leitura e também para aqueles que já se amarram em literatura há muito tempo. 1ª Edição – 2005

O VAMPIRO-REI – VOLUME1
Autor: VIANCO, ANDRE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Lúcio, o escravo de Cantarzo, carrega seu mestre vampiro encerrado numa caixa de madeira. Sua missão é levá-lo até Tereza, uma bruxa que vive ao norte do Brasil, que fará com que Cantarzo desperte e se torne o rei dos vampiros. Com poucas pistas sobre o real paradeiro da tal bruxa, o lacaio do vampiro começa uma jornada que trará resultados nefastos caso alcance seu objetivo. Do lado dos humanos, bento Lucas faz crescer em seus semelhantes a chama da esperança, empurrando-os pelos trilhos da reconquista do país até então assolado pelos inimigos noturnos. Os destinos de Lucas e de Cantarzo estão a ponto de se cruzar e nas páginas de ‘O Vampiro-Rei’, o leitor se encontrará com um mundo fantástico e assistirá de camarote todo o desenrolar dessa saga inigualável, imaginada e conduzida por André Vianco. 1ª Edição – 2005

SISTINAS:
Autor: LEWD, GILMAR SILVA
Editora: PUBLIT
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Este livro é uma coletânea que traz os contos mais intrigantes escritos no cenário sensual e gótico da fictícia cidade de Sistinas; um lugar místico, localizado no lado mais frio, negro e perverso de uma alma vazia. É um lugar onde moram vampiros, anjos, demônios e outras criaturas sobrenaturais; onde o mal é palpável, a luxúria é a ordem vigente, e todos nossos terrores e desejos noturnos são reais. Os contos desse livro foram escritos originalmente para site do autor, acrescidos de mais três inéditos 1ª Edição – 2005

 
     
 

– Janeiro: O site de paganismo e bruxaria Tribos de Gaia estréia a coulna Vampyro Contemporâneo de Lord A:.
www.tribosdegaia.com.br e Lord A:. é nomeado editor assitente do website da revista Vampyre Almanac;

-Fevereiro: Brasil tem o seu primeiro Festival de Bast seguindo o calendário vampyrico adaptado para o hemisfério sul;

– Agosto: Assistimos o re-lançamento dos Vampyre Book: Jahira versão Beta da Ordo Strigoi Vii [USA]

– Agosto: Dia dos Vampiros, transcorre sem a campanha de doação de sangue devido a ação de grupos religiosos conservadores;

O autor Adriano Siqueira, pioneiro do site Adorável Noite e do desenvolvimento da produção cultural Vamp no Brasil publica em seu zine Adorável Noite de agosto a história em quadrinhos PROFISSÃO PERIGO com viés de fotonovela produzida por Adriano Siqueira, conta com a participação de Marcos Torrigo e Lord A:. como personagens antagônicos fazendo um jogo de gato e rato com um caçador de vampiros.

Um curta metragem vampiresco extremamente bem produzido e de requintado bom gosto feito aqui no Brasil foi o AKAI (2006) Excelente curta brasileiro sobre temática Vampírica.Sensível, profundo e com uma linguagem própria.O que vem a mostrar que o Brasil sabe produzir filmes de vampiros sem apelar. Assista, valorize e divulgue em seu profile também!
Gênero: Curta-metragem
Direção: Carlos G. Gananian
Ano: 2006
Duração: 21 min
[informações técnicas por Ricardo Delfim]

Ainda nas telinhas tivemos produções como o COMERCIAL DO CLIO COM VAMPIROS
Com criação de Edgard Gianesi, Marcelo Camargo e Walter Nava, e direção de criação de Valmir Leite, o grande diferencial é a linguagem de entretenimento, que envolve o consumidor numa história intrigante, como num filme de cinema. A montadora utiliza este tipo de comunicação para o lançamento de produto, em que, além do filme principal "Vampiro", será veiculado também um trailer (exatamente como um trailer de filme de cinema), mais uma "Trilogia" (dois filmes seqüenciais que fragmentam e outro que dá continuidade ao filme principal).

Outra competente animação deste ano foi o célebre "A NOITE DO VAMPIRO" com cerca de seis minutos,produzida no ano de 2006 e o roteiro consite em:"Um vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima".
Ficha de Informações do Filme
Título:
A Noite Do Vampiro
Duração: 6 min e 0 seg.
Ano: 2006
Cidade: São Paulo UF(s): SP País: Brasil
Gênero: Animação
Subgênero:
Cor: PB

Outra interessante produção deste período foi Vampira sem nome (Vinheta da MTV)
Apareceu em vinheta veiculada pela MTV Brasil na década de 00. Se você tiver mais informações sobre esta vinheta, entre em contato. Destaque para os dentes de ouro pontudos desta vampira.[enviou este verbete: Ricardo Delfim]

E no youtube, Lord A:. criou e produziu o fanvideo da música NOSFERATU da banda paulista Sunseth Midnight mesclando cenas do filme original de 1922 são mescladas a trechos de animação criadas sobre as ilustrações do próprio autor.O video foi disponibilizado no website da banda;Outro destaque da época ainda na internet foi o video A ARMADILHA DO VAMPIRO de Adriano Siqueira;Um conto de vampiro feito para curta metragem utilizando a técnica Stop Motion. Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos. Este trabalho levou em média uma semana para ser produzido. Na criação dele foi utilizado os programas Flash e Photoshop. Criado e animado por Adriano Siqueira. Bonecos de vampiros da coleção particular do autor são os astros desta animação caseira.

– Lançamentos de romances vampirescos deste ano foram:
CLUBE DOS IMORTAIS
Autor:Kizzy Ysatis
Editora: Novo Século
Assunto:LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Há mais de 150 anos, no Rio de Janeiro, em um baile de máscaras da corte, a donzela da máscara negra pretende aprontar uma brincadeira com um embaixador francês. E nesse baile, surge um misterioso pierrô, que veio junto com a comitiva da ilustríssima Marquesa de Santos. Tal pierrô apaixona-se perdidamente pela donzela da máscara negra. Contudo, Álvares de Azevedo, o maior poeta do ultra-romantismo brasileiro, aparece de modo inusitado e surpreendente, e frustra o pobre pierrô que parte do baile amargurado e com o coração partido. No ano de 2002, um século e meio após a morte do poeta, Luciano, um belo e cético estudante, passa a ser atormentado pela figura de um possível Vampiro. Resta saber: quem é essa figura sombria; se ela é ou não um vampiro; e o que tudo isso tem a ver com o baile de máscaras e Álvares de Azevedo.
1ª Edição – 2006

MUNDO DAS SOMBRAS: DESPERTAR DO VAMPIRO
Autor:
Calado, Ivanir
Editora: Record
Assunto:LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Em MUNDO DE SOMBRAS, mais um lançamento da Galera Record, Ivanir Calado, autor de A caverna dos Titãs, mistura a dose certa de suspense, mistério e aventura em uma trama eletrizante. Na pequena cidade de Morro Queimado, estranhas mortes começam a assustar a população. Investigando os crimes, os adolescentes Júlio e Daniel chegam a uma surpreendente descoberta: existe um vampiro à solta.

A DAMA MORCEGA & OUTRAS HISTÓRIAS
AUTOR: MOON, GIULIA
EDITORA:LANDY
O conto A Dama-Morcega, que dá nome ao livro, revisita as clássicas narrativas de cientista versus criatura fantástica, acrescentando à trama o colorido bem brasileiro de uma São Paulo nos primórdios do século XX.Giulia Moon conta neste seu novo livro onze estranhas aventuras de seres sobrenaturais: amigos invisíveis, cavaleiros, dragões, sacis, fantasmas, gatos e demônios.Onze contos fantásticos. Onze narrativas que trazem personagens do imaginário brasileiro ao lado de vampiros, assombrações e outras criaturas clássicas de terror universal.Publicado em 2006! A Festa de Lançamento na Casa das Rosas na Avenida Paulista contou com discotecagem de Lord A:.

TREVAS
Autor: MODESTO, J.
Editora: GIZ EDITORIAL
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
O mal ameaça a humanidade por meio de um demônio com o poder de manipular as forças do elemento terra. O destino intervém criando uma aliança inusitada entre a Igreja, um vampiro e um justiceiro. Será que o grupo conseguirá deixar de lado as suas diferenças e fazer frente às forças do mal? – 1ª Edição – 2006

O TURNO DA NOITE – VOLUME1
Autor: VIANCO, ANDRE
Editora: NOVO SECULO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
O ‘Turno da noite’ surgiu para agitar o submundo. Quatro vampiros recém-trazidos para a vida noturna são atraídos por um vampiro ancião que vive em São Paulo. Ignácio oferece proteção e ensinamentos para os novatos em troca de suas habilidades para lutar contra o crime organizado. Uma mistura explosiva que vai sacudir a cidade e mergulhar o leitor em suspense, ação e mistério. Vampiros, lobisomens e anjos se misturam num conflito em que não sabemos ao certo quem é herói e quem é bandido. Compre seu bilhete, tome seu lugar, o ‘Turno da noite’ vai zarpar para uma viagem inesquecível.
1ª Edição – 2006

 

Lá em Curitiba teve a peça teatral "O VAMPIRO CONTRA CURITIBA" com textos de Dalton Trevisan, direção de João Luiz Fiani. Alguns dos principais personagens de Dalton Trevisan desfilam em 18 contos selecionados pelo próprio autor. No elenco: Marino Jr., Jader Alves, Sônia Bacila, Carolina Mamarella, Marcyo Luz, Glaudiane Krul, Adriana Sottomaior e Andressa Marques."O espetáculo foi montado a partir de contos selecionados pelo próprio Dalton e com a aprovação final dele, partimos para os ensaios propriamente ditos", explica João Luiz Fiani, diretor do espetáculo.O universo de Dalton Trevisan é riquíssimo, personagens dotados de grande magia, mas ao mesmo tempo absolutamente simples, com os sentimentos mais normais de qualquer ser humano. Dalton situa seus personagens em uma Curitiba da qual ele tem saudades, do tempo em que se podia passear tranqüilamente na Rua XV ou na Praça Tiradentes, porém também é focada a Curitiba, moderna "feita pra turista ver", nas palavras do conto "Curitiba Revisitada", que abre o espetáculo.Da "Cia. Máscaras de Teatro"Esteve em cartaz de novembro de 2006 a maio de 2007 no teatro Lala Schneider em Curitiba

– Outubro:Brasil: Espaço Sabedoria Mistica abre espaço para o primeiro curso e encontros sobre subcultura vampyrica.O que marca a formalização do Officina Vampyrica e do Cìrculo Strigoi com suas primeiras turmas de alunas e alunos.

– Outubro: Brasil:Lançado no evento Theatro dos VampiroS o curta metragem " Aparências" dirigido e produzido pela atriz/personagem Liz Vamp;LIZ VAMP: APARÊNCIAS (2006)
Curta-metragem de terror que marca a estréia de Liz Marins (LizVamp)como cineasta. Extremamente profissional e bem trabalhado, deixa a todos nós que de alguma forma somos apreciadores de filmes de vampiros com a sensação que em breve teremos um longametragem digno e sério sobre vampiros produzido aqui no Brasil.

 
     
 

– Estréia no Brasil do site Vampyrismo.org, primeiro site brasileiro a dedicar espaço e serviços exclusivos para a Subcultura Vampyrica em idioma português;

– Fevereiro: Celebrada na Officina Vampyrica a "Noite de Bast" com a "Sanguine Mass" realizada em português.

– Maio: Lord A:. e Officina Vampyrica participam do 3.o Encontro de Bruxas e Magos de Paranapiacaba.

– Junho: Lord A:. ministra pela primeira vez o Workshop: Lilith:Magia, Sedução e o Vampyrismo na Conferencia de Wicca e Espiritualidade da Deusa; Lord A:. e Officina Vampyrica estabelecem sua nova base de operações na Universidade Holística Casa de Bruxa em Santo André/ABC

O autor André Vianco e a editora Novo Século lançam os álbuns em quadrinhos Vampiros do Rio D´Ouro I e sua sequência contando como surgiram os protagonistas de ‘Os Sete e Sétimo’ em meados do século XIV, numa Portugal medieval, conturbada e cheia de misticismo. Vilas isoladas, personagens insólitos, tocaias, tramas e traições formam o cenário por onde transitam Dom Guilherme, o senhor feudal da vila Castelo Douro, os pescadores Miguel e Sétimo, bem como tantos outros personagens ora temíveis, ora estranhamente cativantes.Já na sequência lançada no mesmo ano os habitantes da vila Castelo Douro são acometidos por uma estranha doença, que deduzem ser a peste negra. Muitos acabam padecendo e o desespero e a tristeza tomam conta de toda a cidade. Inexplicavelmente as pessoas retornam da morte, com estranhos comportamentos, inclusive o senhor da vila, Dom Guilherme. Padre Justino chega para tentar descobrir que mal aflige o lugarejo na tentativa de salvar seus habitantes. Logo percebe que não é simplesmente a peste negra que assola o povo, e sim algo muito mais terrível e sombrio, algo já revelado em seus pesadelos. No segundo volume de ‘Vampiros do Rio Douro’ a situação da vila piora. As primeiras transformações acontecem e Padre Justino começa a ter certeza de que o mal do vampirismo assola a região. Os personagens do romance ‘Os Sete’, de André Vianco, começam a tomar forma e a revelar suas personalidades, tão cativantes quanto controversas, características que mesclam o lado humano e o lado fera, em episódios que arrebataram uma legião de leitores.

– Uma peça de teatro que foi bastante elogiada na mídia paulista foi a "A Educação Sentimento do Vampiro" dirigida por Felipe Hirsch com textos de Dalton Trevisan, é muito boa. O universo de taras, crimes e violências do Vampiro de Curitiba é traduzido numa linguagem gráfica bem apropriada, que é o elo entre diretor e autor. A encenação parece mistura de graphic novel (romances em HQ) com filme noir, cheia de ousadias no trabalho dos atores, da cenografia e da iluminação, para não falar da trilha sonora(que vai de Bartók e Schoenberg a bolero e tango). A seqüência do cinema é memorável, e também aquela em que Nelsinho (Guilherme Weber, ótimo como todo o elenco da Sutil Companhia de Teatro) tenta vencer a impotência. Piadas e histórias breves se alternam com as mais longas, por isso em raros momentos a atenção se perde. Experimental e popular ao mesmo tempo, a montagem nos faz pensar num Nelson Rodrigues visto por Gerald Thomas, mas sem moralismo nem pedantismo. Em Dalton, as chamadas perversões não são busca de redenção; são inextricáveis do ser humano, como um daltonismo moral. Dessa terra e desse estrume é que nasceu esse verbo.Esteve em cartaz no ano de 2007 em SP no teatro do SESC

– Ainda em 2007 encontramos este outro espetáculo teatral:*Vampiria de Tacos" no Rio de Janeiro, um remake da peça da década de noventa realizado em 2007 “VAMPÍRIA” conta a história da última família de vampiros da Transilvânia que, em virtude de sua decadência são explorados pelo Presidente da Valáquia. Obrigados a trabalhar como “vampiros de demonstração“ em seu próprio Castelo, a família torna-se uma atração turística bastante rentável para engordar os cofres do Governo Valaquiano. Depositam em seu filho caçula as suas últimas esperanças para salvar a família VOIVODA e perpetuar a linhagem dos VLAD TEPES.Contudo, um detalhe… O jovem vampiro só quer saber de ser cantor e detesta sangue!Está feita a confusão!…

Este espetáculo contribui junto ao HEMORIO numa campanha de esclarecimentos e incentivo à Doação voluntária de Sangue. Hoje, apenas 1,8% da população doa sangue regularmente, quando o ideal seria 5% da população sendo adepta à essa prática. As pessoas não são educadas adequadamente para doar sangue. Pouco é discutido em escolas e universidades. Ao mesmo tempo os bancos de sangue não recebem doações suficientes para atender à demanda.Para se ter uma idéia, o HEMORIO, que distribui sangue para mais de 200 unidades de saúde do Estado, recebe em média 300 voluntários por dia, mas tem capacidade para atender o dobro.

E NÃO ESQUEÇA…
Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre.No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.Se você quer ser um doador voluntário de sangue ligue para o DISQUE SANGUE: 0800 282 0708, ou entre no site (www.hemorio.rj.gov.br) para saber o endereço dos outros postos de coleta. O HEMORIO funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana.ESTEVE EM CARTAZ NO Centro Cultural Suassuna NO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2007

Enquanto isso era exibida na tv Record a insossa novela "CAMINHOS DO CORAÇÃO"
Não é uma novela de vampiros. Mas em seu enredo tem alguns personagens que se tornaram "vampiros" devido a manipulação genética de alguns personagens da trama. Roteiros falhos e diálogos insossos fazem parte desta infeliz tentativa de inserção de personagens vampíricos na televisão brasileira. "Caminhos do Coração foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record. "Foi escrita por Tiago Santiago e dirigida por Alexandre Avancini. Terá duas temporadas; a primeira foi exibida entre 28 de agosto de 2007 e 2 de junho de 2008. No dia 3 de junho de 2008, estreou a segunda temporada, denominada Os Mutantes – Caminhos do Coração. em itálico fonte wikipédia

– Julho: Ordo Strigoi Vii lança o segundo volume da série Sanguinomicon dedicado aos mistérios do Nightside;

– Agosto: Estréia no Brasil a primeira griffes especializada em Fangsmithing e ela se chama
"FangZ Culture" atualmente pode ser encontrada em nossa loja eletrônica aqui no próprio site do RedeVamp

– Outra performance interessantíssima fora dos personagens Os Sete durante as Noites do Terror do Playcenter.Os personagens do Romance "Os Sete" do escritor Brasileiro foram interpretados por atores durante os meses de agosto a outubro de 2007 nas chamadas Noites do Terror do Playcenter. Os sete vampiros estiveram bem caracterizados e foram aprovados pelo público e pelo próprio autor.PLAYCENTER (agosto á outubro de 2007)

– Bons lançamentos no campo da literatura fantástica brasileira foram:

O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL
Coleção: SINAL ABERTO
Autor: JAF, IVAN
Editora: ATICA
Assunto: INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
Em fevereiro de 1500, o português Antônio é mordido por um vampiro; ganha a imortalidade e perde o prazer de viver. Para voltar ao normal tem de encontrar seu agressor, que está na frota de Cabral. Sua busca o leva ao Brasil, onde vive 500 anos. 6ª Edição – 2007 (qual o ano da primeira prensagem?)

A INSÔNIA DO VAMPIRO:
Coleção: MEMORIAS DE SANGUE
Autor: JAF, IVAN
Editora: ATICA
Assunto: INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
Passar as noites acordado não é um problema para o narrador desta história. Afinal, ele é um vampiro, e só pode sair em busca de sangue no escuro das madrugadas. O mal de que sofre é exatamente o oposto – passar os dias em claro, revirando-se no caixão! E o dia dura o dobro da noite – o que torna sua agonia duas vezes pior que a de um mortal. Na busca de cura, decide fazer análise. Ele sabe que escavar traumas de centenas de anos não vai ser fácil, sobretudo ao revolver dolorosas recordações de Portugal, sua terra natal… Nessas lembranças, vem à tona a amizade com um vampiro religioso que, em plena Lisboa do século XVIII, morde o pescoço de um indefeso bebê – o que geraria consequências tão tenebrosas quanto o ato. Nessa regressão, o narrador revive também momentos históricos, como a Grande Peste, o Terremoto de Lisboa e o surgimento do Iluminismo. Resta saber em que parte desse passado está enterrada a solução que dará fim ao tormento de seu presente.
1ª Edição – 2007

 

– Formação do grupo de dança Tribal Vampyrica "Dracula´s Bride" o primeiro grupo sul-americano que vem a explorar a temática Vampyrica alinhavada ao Tribal trazendo o deleite e a inspiração noturna a todos aqueles que são presenteados com suas sutís e atraentes performances. A fundação do grupo e os primeiros ensaios ocorreram no ano de 2007 com as amigas Lilith e Penelópe, ambas admiradoras e praticantes de dança tribal e fusion.Com o passar do tempo juntaram-se ao Dracula´s Brides a dançarina Chastity May e Verônica.
Entre as principais influências do Dracula´s Brides estão a dançarina tribal Rachel Bryce e a pioneira da Gothic Belly Dance Norte-americana ” Jeniviva”.No entanto, o grupo de Lilith encontra inspiração também nas “Grand Damme Vampiriques” tais como Carmila, Geraldine, Erzebeeth Bathory, Dama Morcega e tantas outras vampiras do folclore europeu quanto também da produção cultural do gênero no Brasil e no exterior.

A primeira apresentação delas aconteceu no Strighezzo de Bast de 2010(fevereiro) no Officina Vampyrica em São Paulo e desde então as integrantes do grupo vêm se preparando para estrearem seu trabalho na cena alternativa Brasileira.E no domingo 21 de Novembro Lilith fez uma apresentação especialmente coreografada para o evento Submundo.O grupo está ativo ainda no ano de 2011.

– Torna-se interessante observar que a Subcultura Vamp no Brasil admira também outras duas grandes dançarinas que não caracterizam seu trabalho como Vamp, mas que mantêm uma presença marcante nos eventos que se apresentaram, são elas:

Jalilah Nahid
Segundo Lord A:. "Vamos começar esclarecendo que esta incrível dançarina nunca se rotulou sua arte e sua dança como Vamp.No entanto, faço aqui a menção honrosa ao seu trabalho e sua cara amizade que me acompanha desde 2005 encantando eventos Vamps que eu organizo e produzo."Jalilah Nahid é Bellydancer profissional e professora tendo uma ampla e conceituada formação e dona de uma perfomance inesquecível que abrilhantou e encantou as audiências que tiveram o privilégio de assistir sua dança; e também fascinou o público de outros grandes eventos organizados por Lord A:. no passado…

Katiushe des Dragons: Para ela “A dança do ventre se revela cada dia mais como minha verdadeira essência, motivaçao e superaçao” .Na cena alternativa, uma de suas participações mais marcantes foi encenando “Dança de Lilith” ao término de um workshop sobre Deusas Negras conduzido por Lord A:., sua intensa performance deslumbrou a todo o público com mais de duzentas pessoas presentes no teatro Lira Serrano da legendária Vila dos Ingleses de Paranapiacaba.

 
     
 

Enquanto isso no Officina Vampyrica/Círculo Strigoi:
No ano de 2008 firmamos presença em solo acolhedor, que nos recebeu e desde então o batizamos sob a alcunha de "Templo de Afrodísia" e firmamos nossos encontros quinzenais e mensais nesta "terra-mater" e nutriz(sua localização na cidade de São Paulo permanece velada, apenas aos participantes dos encontros).No transcorrer deste mesmo ano mantivemos nossa representatividade em diversos espaços culturais e holísticos com palestras e novas turmas para formação em nosso circulo, entre eles estivemos na Cirandda da Lua (espaço de desenvolvimento humano), Templo de Bruxas, Viver Alternativo, Espaço Faces da Lua (Caieras) e muitos outros.Além disso, realizarmos nossos primeiros rituais coletivos em espaço aberto (em chácaras reservadas e alugadas) e estabelecemos muitas parcerias duradouras.

O ano começou com o lançamento de AMOR VAMPIRO, coletânea com os autores: SIQUEIRA, ADRIANO – VIANCO, ANDRE – ARGEL, MARTHA – Moon, Giulia – Modesto, J.- Magrini, Nelson – Drumond, Regina pela Editora: GIZ EDITORIAL
O que aconteceria se o amor dominasse um ser maléfico e que perambula pelas sombras buscando saciar seu desejo? Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, ícones da literatura fantástica nacional, se reuniram para responder a questão e desvendar o ‘Amor Vampiro’.1ª Edição – 2008

– Relançamento da Obra:
Enciclopédia dos Vampiros

AUTOR: J.GORDON MELTON
EDITORA: MBOOKS
Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. O encanto dos vampiros é eterno. Nesta edição compacta, subtraída do Livro dos Vampiros, o Dr. J. Gordon Melton aprofunda-se ainda mais nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.
Esta edição compacta inclui mais de 375 verbetes em ordem alfabética, 200 fotos ilustrativas para satisfação dos mais ardorosos dos fãs da ampla temática literária, cinematográfica e musical.

NOTA DO EDITOR DESTA CRONOLOGIA:
Esta versão compacta da obra Livro dos Vampiros é uma excelente via para neófitos e antigos apreciadores da temática vampírica aprofundarem seus conhecimentos em toda ampla produção cultural sobre este tema.1ª Edição – 2008!

Em maio de 2008 tivemos o lançamento da história em quadrinhos "Nosferatu: O Diário de Hutter" HQ baseada no filme expressionista de 1922 com roteiro e arte de Ricardo A. Soathman. O projeto envolve a disponibilização da história em quatro partes na internet e posterior publicação em papel especial no sistema sob demanda. [colaborou neste verbete: Ricardo Delfim]

Neste ano tivemos a produção da animação "ONDE ESTÁ O VAMPIRO? (WHERE´S THE VAMPIRE?)" uma Maravilhosa animação que está em desenvolvimento por Roger Betiol e que promete uma refinada e divertida história de vampiros. Ainda não tem dara de lançamento prevista, mas já conta com as vozes de Sarah "Lucy Pine" (EvilDead 1&2) e David Naughton (Um Lobisomen americano em Londres")

Entrou em produção neste ano o longa metragem LIZ VAMP: A ORIGEM (titulo provisório) que ainda se encontra em produção.Este é o filme que narra a origem da personagem Liz Vamp, que é uma vampira e filha de um dos personagens ícones do terror brasileiro:Zé do Caixão. O filme irá narrar a origem da personagem, como é o mundo vampírico onde vive e promete ser uma produção que há de agradar a todos os apreciadores do gênero vampírico que há muitos anos sonham com um filme brasileiro aprofundado e sério sobre esta temática. Saiba mais no site oficial

No horário nobre assistimos os VAMPIROS DA CAMPANHA DO FIAT ADVENTURE (2008)
"A minha sem Alho!" rssssss…A campanha de lançamento do Fiat Strada Adventure Locker criada pela Leo. Em clima de filme de terror, “Vampiro”, mostra o novo Adventure debaixo de relâmpagos e trovões, atravessando uma floresta de solo acidentado.Graças ao novo dispositivo Locker, o motorista escapa de uma emboscada armada pelo Drácula que tinha planos de tê-lo como "prato principal do jantar".A campanha tem ainda cinema e mídia impressa.A criação é de André Kirkelis e Carlos Schleder e a direção de criação é de Ruy Lindenberg.

Enquanto isso na tv Record passava a infâme novela OS MUTANTES; Sequência da novela caminhos do coração o foco da novela são as aventuras de pessoas brasileiras que foram alteradas genéticamente e assim adquirem superpoderes e passam a serem denomindas de mutantes. A trama contêm mais "vampiros" no caso pessoas que foram genéticamente manipuladas e no geral são "du mal" e vira e mexe um ou outro acaba ficando "du bem". Diálogos fracos, tramas insossas e personagens que "ah bom, deixa pra lá".Os Mutantes – Caminhos do Coração é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record. Escrita por Tiago Santiago, com direção geral de Alexandre Avancini. Os Mutantes – Caminhos do coração é a 2ª temporada da telenovela Caminhos do Coração, também exibida pela emissora. Sua estréia ocorreu em 3 de junho de 2008, às 20h40.em itálico fonte wikipédia

Uma das publicações mais aprazíveis deste ano foi o livro O Vampiro Antes de Drácula
Organizada por:HUMBERTO MOURA NETO e MARTHA ARGEL, lançada pela
Editora: ALEPH
conta o release que Muito antes de Drácula, os vampiros já assombravam os homens. Para contar essa trajetória, Martha Argel e Humberto Moura Neto investigaram as origens do vampiro clássico, do contemporâneo e as diversas facetas por ele assumidas ao longo do tempo. Por meio de pesquisa pessoal e de textos escolhidos e traduzidos, os organizadores apresentam uma seleção de contos do século XIX – partindo de O Vampiro, de John Polidori (1819), passam por autores consagrados como Alexandre Dumas, Edgar Allan Poe e H. G. Wells, até finalizar com o consagrado Drácula (1897), de Bram Stoker. ‘O Vampiro Antes de Drácula’ constrói, assim, um painel crítico e retrospectivo desse mito através da literatura, uma entidade capaz de sobreviver à passagem do tempo.
1ª Edição – 2008

No campo da literatura fantástica de temática vampiresca temos VAMPIRUS BRASIL
Organizadora: Denise MG e lançado pela Editora: GIZ EDITORIAL
Você já imaginou poder chegar perto de vampiros e vampiras sem ser percebido? Em 15 contos você irá para um mosteiro, florestas, castelos, para o carnaval de Veneza, prisões, navios, festas luxuosas na França, Inglaterra e Itália; passará pelo Brasil, Egito e por todo o universo dos vampiros. O fascínio dos relacionamentos imortais e a intensidade de cada momento invadem estas páginas, sem limites entre o racional e o feroz, entre o amor e a vingança, entre promessas e traições.Os autores que compõe o livro são:Denise MG,Luciana Muniz,Roberta Domingues,Luciano Souza,Alexandre Copelli,Mitra Oliver,Willian Altali,Miriam Castilho,Emília Ract,Melissa Mell,
Rodrigo Venkli,J.F. Ricoy,Dany Fernandez,Gilmar “Lewd” – 1ª Edição – 2008

– Outros bons lançamentos de 2008 foram:

O Vampiro da Internet
Autor: RAMIZETE, LICINIA
Editora: FABRICA DE LEITURA
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-ROMANCES
A solitária Marília parece ter encontrado um meio de trazer mais ânimo à sua vida – a sala de chats da internet. Ao acessar uma delas, Marília o faz como passatempo, sem grandes expectativas. mas logo percebe um inusitado freqüentador da sala de bate-papo; um vampiro. O amigo virtual que afirma ser um ‘andarilho das sombras’, logo faz Marília passar da descrença à curiosidade e da curiosidade ao medo. O vampiro sabe mais sobre Marília do que ela própria! Agora ela terá que descobrir a verdade sobre si mesma e para isso ela terá de sair do virtual e encarar a realidade. Ela terá de enfrentar o vampiro da internet!
1ª Edição – 2008

De paixões e de Vampiros
Autor: ESPINHEIRA FILHO, RUY
Editora: BERTRAND BRASIL
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-ROMANCES
‘De paixões e de vampiros; uma história do tempo da era’ trata-se de um romance, inspirado na juventude do autor vivida em cidades do interior baiano. Ruy narra uma história passada em 1960 – época da última campanha presidencial antes do golpe militar. Em meio a um cenário absurdo e divertido, misturam-se os mistérios do amor e o terror do vampirismo à solta.1ª Edição – 2008

HISTÓRIAS DE VAMPIROS
Autor: DIVERSOS
Editora: HEMUS
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
1ª Edição – 2008

UM VAMPIRO APAIXONADO NA CORTE DE D. JOAO
Coleção: MEMORIAS DE SANGUE
Autor: JAF, IVAN
Ilustrador: CAMPOS, MARCELO
Editora: ATICA
Assunto: INFANTO-JUVENIS – LITERATURA JUVENIL
Clemente, aos 808 anos, está bastante acostumado ao luxo e à sofisticação da Corte portuguesa, sustentada por ouro e diamantes do Brasil. Porém, a invasão iminente de Napoleão Bonaparte, no final de 1807, preocupa não só os mortais. A exemplo de seu Imperador, vampiros franceses aliados aos espanhóis, preparam um golpe. Chefe da cidade do Porto, Clemente cai em uma emboscada. Para se recuperar, ele se esconde no navio que traz a família real, às pressas, para o Brasil e chega ao Rio de Janeiro – cidade quente, de ruas estreitas, mal-cheirosas. Seu único alento é conhecer Fátima. A juventude, calor e vida dela lhe inspiram paixão e desejo. Obcecado, ele rouba o Tesouro Real, infiltra-se na nobreza e, mesmo diante das adversidades, vai tentar conquistar o coração da amada. Enquanto isso, ele se acostuma aos hábitos – bons e maus – dos brasileiros, observando as manobras políticas – boas e más – de D. João.1ª Edição – 2008

HUGO, O VAMPIRO : AS LUZES NA IDADE DAS TREVAS
Autor: BURANI, GABRIEL ARRUDA
Editora: ALL PRINT
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA
‘Hugo o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas’ é o primeiro livro que narra a saga de Hugo Von Sclotstendder, um jovem príncipe que se vê destinado a viver nas trevas, dada sua nova condição de vida – a imortalidade de um vampiro. 1ª Edição – 2008

KARA E KMAM – UMA SAGA DE ALMA E SANGUE
Autor: FONSECA, NAZARETHE
Editora: TARJA EDITORIAL
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-FICÇAO DE TERROR E SUSPENSE
Um casal de vampiros se vê em meio a uma grande rede de intrigas, perigos e poder. Sua existência é regada a doses vertiginosas de romance e sedução, do tipo que somente as criaturas da noite são capazes de criar. E, como não poderia deixar de ser, igualmente permeada de interesses, jogos de poder e vingança. Os protagonistas da trama já são velhos conhecidos dos amantes dos vampiros; surgiram aos milhares nos velhos séculos e suas histórias foram contadas em Alma e Sangue, o despertar do vampiro. Agora ressurgem com muito mais paixão e fascínio para dar continuidade a esta saga de alma e sangue.
1ª Edição – 2008

O LIVRO NEGRO DOS VAMPIROS
Organizador:Cláudio Brites
Editora:Andross
Assunto: Antologia de contos de vampiros
LIZ MARINS (Liz Vamp), OCTAVIO CARIELLO (HQ A Rainha dos Condenados), HELENA GOMES (Lobo Alpha) e KIZZY YSATIS (Clube dos Imortais) dão boas-vindas a uma bela safra de novos escritores – literalmente selecionados -, que aqui nos brindam com seu olhar e talento para o enriquecimento deste tema inesgotável. Imortal, como é próprio do vampiro. "Por favor alguém me envie a relação dos autores do livro para inserir aqui" – 1.a edição 2008

 
     
 

Enquanto isso no Officina Vampyrica/Círculo Strigoi:No ano de 2009 além da formação das novas turmas, palestras sobre temas específicos, realizamos diversas conferências online, encontros abertos a comunidade versando sobre temas introdutórios e de interesse vampyrico e vampyrico.Foi uma ano de grande reconhecimento que contou com uma palestra no auditório da Livraria Cultura ao lado do jornalista Sérgio Pereira Couto (autor de Sociedades Secretas);Nas proximidades do Strighezzo dos Ídos, revolucionamos uma vez mais e iniciamos o ciclo Introdução ao Vampyrismo que oferecia a possibilidade de conhecer, vivenciar e ser apresentado ao repertório da Cosmovisão Vampyrica em uma órbita mais branda.

O Dia dos VampiroS deste ano foi marcado pela segunda marcha do "Cortejo dos VampiroS" sob a liderança da cineasta, atriz e escritora Liz Vamp.Confira matéria na íntegra!

Em agosto tivemos o lançamento do livro:"O Vampiro antes de Drácula" da Martha Argel em parceria com o Humberto Moura pela editora: ALEPH:"Muito antes de Drácula, os vampiros já assombravam os homens. Para contar essa trajetória, Martha Argel e Humberto Moura Neto investigaram as origens do vampiro clássico, do contemporâneo e as diversas facetas por ele assumidas ao longo do tempo. Por meio de pesquisa pessoal e de textos escolhidos e traduzidos, os organizadores apresentam uma seleção de contos do século XIX(…)"
Leia Matéria na íntegra!

Ainda no mês de agosto Denise MG, a pioneira dos sites vampirescos da internet brasileira lançou sua primeira coletânea de contos intitulada "Vampirus Brasil:Sedução, Fascínio e Traição" pela Giz editorial, que inclusive contou com uma ilustração de Lord A:. e contos de diversos autores iniciantes e veteranos.Leia matéria na íntegra!

Definitivamente agosto foi um mês agitado pois ainda tivemos o lançamento da coletânea "Território V" organizada por Kizzy Issatis (Clube dos Imortais) que reuniu diversos nomes famosos da cena literária fantástica brasileira. Leia matéria na íntegra!
; isso sem falar na Roda dos Escritores de Vampiros que aconteceu no Sesc Ipiranga e o REDE VAMP esteve lá, confira a cobertura na íntegra! Também testemunhamos o lançamento da obra Sete Velas e uma Sombra do autor carióca Senhor Arcano, leia mais aqui ; Da coletânea "Dias Contados" no pitoresco Empório São Francisco no Ipirange, leia mais!

– Uma interessante peça teatral deste ano e com temática vampiresca foi "A SUPLICANTE DE ÉVORA"conforme nos contou a leitora Priscila Salomão, segundo suas palavras:Performance teatral baseada no poema AS METAMORFOSES DO VAMPIRO de Charles Baudelaire. A dramaturga paulistana Débora Valery criou um espetáculo envolvendo um mosaico poético de autores latinos, franceses, portugueses e sua própria produção literária, além da projeção e interação com o curta O RETORNO À RAZÃO de Man Ray, ao som unicamente de um baixo elétrico.

Elenco:

DÉBORA VALERY
Autora/Diretora: Débora Valery
Música: Daniel Lara
Cenografia: Newton Marques, Priscila Salomão e Daniel Lara.
Locais: Museu da Imagem e do Som de Campinas em 2009.

Ainda no segundo semestre presenciamos o lançamento de "Draculea:O livro Secreto dos Vampiros", uma rica coleção organizada por Ademir Pascale – confira mais aqui!; durante este ano houve o lançamento das primeiras edições em estúdio do podcast Vox Vampyrica, gravada sobre os textos e conteúdos do site Vampyrismo.org de autoria de Lord A:. confira aqui!

O mês de setembro foi marcado pelo jubiloso lançamento do primeiro romance da diva literária Giulia Moon chamado: "Kaori Perfume de Vampira" pela Giz Editorial, a matéria e as fotos do lançamento podem ser conferidas aqui!

A edição do evento Noites do Terror do Playcenter foi ambientada no universo literário do autor André Vianco, com ênfase nas obras Bento, O Vampiro-Rei e Os Sete!

O momento mais negro do ano ocorreu quando a cineasta, escritora e atriz Liz Vamp foi agredida no Club a Loca na cidade de São Paulo ao tentar salvar a vida do amigo Kizzy Issatis que estava sendo espancado pelos seguranças na saída da comemoração do aniversário dela…foi uma agressão sem precedentes que sensibilizou e uniu a cena vamp brasileira e a casa está enfrentando processo judicial neste momento.Você pode ler mais sobre este ocorrido aqui!

Foi também o ano que marcou a explosão da febre vampiresca da "Saga Crepúsculo" com ampla promoção midiática do vampiro vegetariano Edward Cullen e sua turma.A repercursão foi tão grande que muitos autores nacionais tiveram problemas para publicarem obras com vampiros mais tradicionais e houve muita histeria de fãs de romances a la crepusculo versus apreciadores de obras mais tradicionais;a questão relativa a Saga Crepúsculo foi abordada por Lord A:. de forma integrativa no texto: "Notas sobre Crepúsculo" em e a questão da "nova febre vampiresca" foi abordada no texto "Um Olhar Vampyrico sobre a atual febre vampiresca"

 

 
     
 

Em 2010 escolhemos tornar público nosso nome velado de Circulo Strigoi, pois os objetivos iniciais de Officina Vampyrica em formar um núcleo interno com integrantes sêniors, uma roda do ano própria e sintonizada com o ecossistema local e um repertório e ferramentaria de práticas já haviam sido elaborados com bastante êxito.Chegamos em um ponto de desenvolvimento que deixamos o que pessoas externas ao meio considerariam somente um conjunto de "cursos" frequentado por "Vamps" e Simpatizantes que os apreciavam e nos tornamos algo mais amplo (ainda coerente e conecto com nossoas propostas e identidade):Somos um Circulo de Vampyras, Vampyros e Simpatizantes com sua própria trilha, fundamentada e estabelecida baseada na prática constante e coerente com o ecossistema e as especificidades da cultura latina.

– A primeira apresentação do grupo Dracula´s Brides aconteceu no Strighezzo de Bast de 2010(fevereiro) no Officina Vampyrica em São Paulo e desde então as integrantes do grupo vêm se preparando para estrearem seu trabalho na cena alternativa Brasileira.Apresentações solo de Lilith encantaram diversos outros encontros do Cìrculo Strigoi.Uma das apresentações mais abertas aconteceram em 21 de Novembro Lilith fez uma apresentação especialmente coreografada para o evento Submundo.O grupo está ativo ainda no ano de 2011.

No mês de fevereiro Lord A:. estreou a nova versão do seu podcast Vox Vampyrica agora chamado Vox Vampyrica Revamp com edições semanais e ao vivo transmitidas pela webradio Gato Preto; no transcorrer do ano o programa passou a ser exibido pela nova fase da tradicional The MaoZoleuM Radio.O programa passou a focalizar e integrar a amplitude e diversidade da produção cultural vamp, mitologia comparativa, interpretação e narração de contos dos ouvintes e de clássicos literários imortais.Confira a nota do lançamento!

O mês de maio foi marcado pela estréia do Sarau do Black Cat, atração sazional cordenada por Lord A:. no projeto Black Cat que pertencia ao Dj Paulo Med e sua equipe.A primeira edição ocorrida no Boca Club reuniu o autor bestseller André Vianco; contou com a presença de Liz Vamp, de Marcos Torrigo e muitas amigas e amigos da cena Vamp e da produção cultural fantástica.O projeto teve duas sequências que contou com a autora Giulia Moon e uma performance teatral inspirada em sua obra Luna Errante realizada pela atriz Dama Rubí ainda no Boca Club; e uma terceira edição com mostra dos filmes de Liz Vamp no Espaço Tarsila no Hotel Cambridge.Esta atração passou a ser o novo ponto de encontro da Subcultura Vampyrica de São Paulo.Confira a cobertura!

Em junho de 2010 o líder e fundador Círculo Strigoi, Lord A:., completou cinco anos de envolvimento formal, aprendizado, parceria e irmandade com a primeira dinastia Vampyrica mundial a House Sahjaza e foi nomeado como Elder de Temple Sahjaza e ainda Elder da linhagem Sahjaza-Brazil, titulos que vêm a serem reconhecido pela Matriarca e o Alto Conselho da House/Temple Sahjaza e conferem como sua descêndencia e continuidade Brasileira.Deste modo, cada integrante do Círculo Strigoi, que mantenha uma conduta valorosa, digna e ilibada, no começo de sua quarta roda do ano pode solicitar sua ordália para aprovação como descendente desta linhagem transregional e saborear de todos os seus benefícios.

No Dia dos Namorados deste ano, Lord A:. realizou uma palestra no lançamento da coletânea "Meu Amor é um Vampiro" da Editora Draco na livraria SaraivaMegaStore do Shopping Paulista confira aqui a cobertura
;
Outro momento inesquecível foi a terceira participação na CWED com o workshop "O Dragão, O Êxtase e o Jardim Selvagem" confira a cobertura!

O site REDEVAMP passou por uma intensa reconstrução de sua interface e reuniu sua primeira equipe de colaboradores ao final do mês de Junho e começo de Julho.Contando com a participação da sempre eficaz redatora-mor a Moonshadow e de muitos outros nomes que.periódicamente trazem seus textos e matérias.

A Bienal do Livro deste ano em São Paulo, contou com a participação digital de Dace Stocker, bisneto de Bran Stocker e a participação de diversos autores de literatura vampiresca brasileira autografando suas obras.Confira a notinha!

Na cidade de Brasília tivemos encenações vampirescas de uma trupe de atores e góticos devidamente caracterizados que ganharam amplo destaque na internet e na mídia local: "O cenário do Landscape Pub não poderia ser mais apropriado para tão sinistro encontro. Localizado no alto de uma colina no Centro de Atividades do Lago Norte, a casa é rodeada por morcegos que habitam as árvores das redondezas e não cessam de dar voos rasantes. Luz mortiça e caixas de som liberando trilha sonora futurepop da banda alemã Blutengel deixaram o clima “sobrenaturalmente” armado, quando, do meio da penumbra, a silhueta de um vampiro começa a se desenhar. Ele se aproxima e é cada vez mais amendrontador. A figura, com confiança, está pronta para abordar a vítima. Braços estendidos e… Confira matéria na íntegra, no site!

O Dia dos VampiroS de 2010 contou com um dos maiores números de participantes do cortejo vampiresco sob o vão livre do MASP, apresentação de dança e a estréia do seu site oficialconfira a cobertura completa ; além disso na mesma noite houve uma apresentação teatral com Liz Vamp & Zé do Caixão que aconteceu na Biblioteca Municipal Viriato Corrêa – esta marcou a estréia de Lord A:. no palco interpretando um vampiro e a participação da atriz Andréa Klaar e do ator André.No sábado do mesmo final de semana houve ainda a conferência de Bruxas e Magos de Paranapiacaba, com o tradicional workshop anual de Cosmovisão Vampyrica ministrado por Lord A:. – confira estas notas e muito mais!

Também garimpamos na internet um interessante video do programa chileno sobre Elizabeth Bathory chamado :“Biografías Fantásticas” apresentado por Silvia Hopenhayn e ilustrado com bélissimas artes de Santiago Caruso, confira a nota e o video

– Uma produção teatral interessantíssima deste ano foi a peça "O mistério dos vampiros"
interpretada pelo grupo mineiro "En Cena" lá em Belo Horizonte.O espetáculo possui como personagens Cida, Rita, Diego, Conde Drácula, Bandido, Elizabeth, Vampy, Jirnuína e Mortiça. Danielle conta que o texto é de Maria Luiza e David.A história acontece com uma nobre família de vampiros que vem para o Brasil tentar fugir da crise mundial. Porém, ao chegar ao Brasil, eles são assaltados e acabam tendo de ir se abrigar em um barraco abandonado e muito antigo. Ao chegarem na casa, descobrem que não estão a sós e acabam tendo de conviver com mendigos esfomeados. E no meio dessa confusão, muita coisa acontecerá(…)Confira matéria na íntegra!

– PERFORMANCES TEATRAIS VAMPIRESCAS: Na cidade de Brasília tivemos encenações vampirescas de uma trupe de atores e góticos devidamente caracterizados que ganharam amplo destaque na internet e na mídia local:"O cenário do Landscape Pub não poderia ser mais apropriado para tão sinistro encontro. Localizado no alto de uma colina no Centro de Atividades do Lago Norte, a casa é rodeada por morcegos que habitam as árvores das redondezas e não cessam de dar voos rasantes. Luz mortiça e caixas de som liberando trilha sonora futurepop da banda alemã Blutengel deixaram o clima “sobrenaturalmente” armado, quando, do meio da penumbra, a silhueta de um vampiro começa a se desenhar. Ele se aproxima e é cada vez mais amendrontador. A figura, com confiança, está pronta para abordar a vítima. Braços estendidos e… Confira matéria na íntegra, no site"
.
"Eu tive a oportunidade de conferir o trabalho deles em março de 2010 durante o evento Black Blood Vampyric Party lá em Brasilia: Pouco antes da uma da manhã tivemos a esperada performance da trupe do “Theatre Gotique” – que poderia ter sido ainda melhor se eles tivessem optado por usarem microfones para ampliarem ainda mais as suas vozes.Mas este é um equívoco comum em toda parte do Brasil.No entanto o efeito visual da pirofagia, suas capas e fortes palavras de efeito cativaram o público e foram bem aplaudidos.Penso que iniciativas cênicas como estas deveriam se tornarem mais frequentes através de todas as cenas regionais do Brasil.Inclusive com este trabalho, os meninos conseguiram algum destaque e atenção da imprensa local no ano de 2010 e eles têm planos de ampliarem seus repertórios e performances.Faço votos de boa sorte para todos eles.(…) "confira fotos e texto na íntegra!

Uma interessante produção que passou a circular na internet foi a LÂMIA, A REVOLTA DOS VAMPIROS de Rubens Mello – segundo o release “…para companheira de Adão Deus criou Lillith, uma mulher que se negava a ser inferior ao Homem. Por causa de sua escolha foi expulsa do Paraíso e algum tempo depois conheceu Caim, filho de sua substituta no leito e amaldiçoado por praticar fratricídio. Da união deste dois seres malditos nasceu Lâmia, a Rainha dos Vampiros e flagelo da Humanidade.”
Com esta temática Rubens Mello nos apresenta um de seus primeiros trabalhos para o cinema de horror. A história narra a revolta dos vampiros contra os humanos após a morte(?) de sua criadora e o retorno da própria sob a tutela de um grupo de feiticeiros que cuidam para que sua presença equilibre a convivência de ambas as espécies.

Diferente de “Tatúrula: Sinfonia do Medo” (seu trabalho atual) “Lâmia” é cru e underground, com aquela levada que só os saudosos filmes trash conseguiam transmitir. Gravado nas segundas-feiras em Mairiporã e algumas horas antes das apresentações dos atores no “Castelo dos Horrores” do Playcenter, foi praticamente argumentado na hora.

De acordo com Rubens Mello (ator e diretor e incansável propagador do horror brasileiro), “Lâmia” pode soar um tanto confuso tanto pela edição frenética de imagens e sons e tanto pela história dos personagens, que somente os aficcionados pelo jogo “Vampire: The Masquerade” poderão reconhecer. Mas este é menor dos problemas, já que o próprio diretor alega que “Lâmia” não é um filme profissional e sim um laboratório móvel de edição, make-up e fotografia, que é um dos pontos fortes da película na minha opinião.
Recentemente o diretor re-editou algumas cenas do filme e acrescentou-as ao clipe “Cinderella”, da banda Libra, que pode ser visualizado no youtube. Se você se interessou pela história e quizer assistir o filme o diretor disponibilizou a obra para download integral nos sites Gore House e Fraternidade do Medo. Assista, reflita e escolha o seu lado. A rebelião vai começar…CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

– Lançamento do livro Draculea 2 [em produção]

– Performance da Casa das Rosas com [Rubens Melo, André, em produção]

– Os meses de novembro e dezembro foram gratificantemente marcados pela estréia do evento gótico e vampyrico SUBMUNDO, organizado por Lord A:., Dj Lucius e Dj Maryan no extinto Seven Beer Rock Bar no bairro da Bela Vista em SP;Um evento performático e bem ambientado que encantou os domingos da Subcultura Gótica e da Subcultura Vampyrica.
Confira o release do lançamento e a cobertura das primeiras edições que incluiram uma matéria bem legal do Milho Wonka e do Adriano Siqueira além dos promovideos criados pelo Dj Ives Morgen.

– A COMPANHIA TRANSCENDENTAL:Não fazem um trabalho que seja caracterizado como "Vamp", entretanto, deslumbraram e encantara a cena Vamp paulistana durante as edições do evento Submundo e merecem esta menção honrosa e nossa gratidão por suas apresentações.Segundo o release a Companhia Transcendental surgiu da inspiração e orientada pelo trabalho da coreógrafa e dançarina Beatriz Michelin e do engajamento, habilidade e atitude de seus integrantes.Seu principal objetivo é o de tocar o sentimento das pessoas, para que elas voltem a sonhar.A cada nova intervenção que traz elementos de dança contemporânea e de um lirismo teatral, a Companhia Transcendental estuda e elabora personagens e suas histórias…para assim poderem conta-las através da dança transmitindo sentimentos para quem assiste…despertando sua criatividade e inspiração…Eles chegaram ao “Submundo” através do convite da diretora do núcleo artístico Dama Rubí.

O último grande evento do ano de 2010 foi a pré-estréia do projeto SUGAR VAMP que trazia em sua direção Dj Pherro, Ricardo Wolff, Lord A:., Kate Steinherz e Michelle Rabelo que aconteceu em Santo André no Espaço Cidadão do Mundo, confira a cobertura

 

 
 
 
 
NOTAS: Esta cronologia surgiu como uma curiosidade para agregar alguns dos eventos mais representativos de uma história vampírica e posteriromente a cena vampyrica; Esta é uma obra aberta em constante acréscimo de informações e fontes, será um prazer contar com a colaboração dos visitantes para a inserção de mais informações, contatos podem ser feitos exclusivamente pelos comments abaixo e o assunto deve ser preenchido como cronologia, e por gentileza citem a fonte ou autor das informações enviadas, do contrário será desconsiderado.

*** Esta é uma cronologia da utilização do termo "Vampírico" desde sua aparição ao norte da Rússia no século X, sua migração para os eslavos, suas reinterpretações e usos anacrônicos e generalizantes do século XV em diante – que virá até a Subcultura Vampyrica Contemporânea.Note que em nenhum momento existe qualquer forma de continuídade ou de sequenciamento linear entre os períodos históricos que este estudo abrange.Se você é um "Vamp" hoje em dia, você não é nenhum tipo de sequenciamento de algum habitante dos campos da Rússia do século X ou afins nos dias de hoje.Respeite a sí e aos padrões culturais da época em que vive, isso facilita consideravelmente sua vida e a de todos nós..

*Todas as informações postadas aqui provêm de fontes reais, obras literárias ou websites e são creditadas aos seus respectivos autores, a veracidade das mesmas são da responsabilidade dos respectivos autores
















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.