Século XV [1401 á 1500]

 
     
 
Considero muito difícil falar do século XV e não abordar a questão de Vlad Tepes ou de Vlad Dracul que virão a inspirar quatrocentos anos depois o autor Bran Stocker em sua obra Drácula. Conde Drácula não foi Vampyro e nem Vampiro: Vlad e seu filho Vlad Tepes foram regentes da Romênia e dos arredóres da Transilvânia, devotos do catolicismo ortodoxo por toda suas vidas, ficaram conhecidos por sua severidade e politica impactante no século XV – época em que quase todos regentes europeus usavam de politicas semelhantes. 

O azar de Vlad Tepes foi cair na boca da impressa recém inventada por Gutemberg, devido o fato de perseguir comerciantes germânicos em suas terras.
Note que o personagem de Bram Stocker só foi criado no século XIX e todo seu conteúdo durante o século XX foi o nosso ponto de contato com Drácula, ou seja um contato apenas com o personagem ficcional. 

Pesquisas históricas e acadêmicas sobre Vlad Tepes só começaram para valer em 1970 no século XX. Então não misture um personagem histórico com um personagem ficcional.Cerca de quinhentos anos depois de sua existência.O que deixa um hiato bem vasto…

 
     
 
TEXTOS RECOMENDADOS SOBRE O PERÍODO:

Através do Espelho Negro (site Vampyrismo.org)
Um breve Olhar Imortal (site Vampyrismo.org)
O Paganismo & o Vampyrico (site Vampyrismo.org)
Bibliografia do (site Vampyrismo.Org)
– Livros de pesquisa Recomendados
(rede vamp)

TEXTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE VAMPYRISMO:
Primeira Visita (site Vampyrismo.org)
Textos Recomendados (site Vampyrismo.org)

 

 



1415

-Romênia/ O termo Dracul passa a ser associado a demônio graças a Vlad Dracul, antes significava Dragão;[MT]


1428/1429

– Nasce Vlad Tepes, filho de Vlad Dracul. [JGM]


1436

– Vlad Tepes se torna príncipe da Wallachia e se muda para Tirgoviste.[JGM]


1442

– Vlad Tepes é aprisionado com seu pai pelos turcos. [JGM]

1447
– Vlad Dracul é decapitado. [JGM]

1448
– Vlad conquista brevemente o trono da Wallachia. Destronado, vai para a Moldávia e se torna amigo do príncipe Stefan. [JGM]


1451

– Vlad e Stefan fogem para a Transilvânia. [JGM]

1455
– Queda da Constantinopla.

1456
– John Hunyadi ajuda Vlad Tepes a conquistar o trono da Wallachia. Vladislav Dan é executado. [JGM]

1458
– Mathias Corvinus sucede a John Hunyadi coo rei da Hungria. [JGM]

1459
– Massacre dos boiardos na Páscoa e reconstrução do Castelo de Drácula. Bucareste é estabelecida como o segundo centro de governo. [JGM]


1460

– Ataque sobre a cidade de Brasov, na Romênia. [JGM]

1461
– Campanha bem sucedida contra os agrupamentos turcos ao longo do Danúbio. Retirada, no verão, para Tirgoviste. [JGM]

1462
– Após a batalha no Castelo de Drácula, Vlad foge para a Transilvânia . Vlad inicia um período de treze anos na prisão. [JGM]


1475

– Guerras de verão na Sérvia contra os turcos. Novembro: Vlad retoma o trono da Wallachia. [JGM]

1476/1477
– Vlad é assassinado.[JGM]



1486
-Heinrich Cornelius Agrippa nasce na cidade de Cologne, Alemanha;

– Publicado Malleus Maleficarum, o instrumento principal dos caçadores de bruxas;

 

 

 
 
espelho negro OLHAR
 

 
 
NOTAS: Esta cronologia surgiu como uma curiosidade para agregar alguns dos eventos mais representativos de uma história vampírica e posteriromente a cena vampyrica; Esta é uma obra aberta em constante acréscimo de informações e fontes, será um prazer contar com a colaboração dos visitantes para a inserção de mais informações, contatos podem ser feitos exclusivamente pelos comments abaixo e o assunto deve ser preenchido como cronologia, e por gentileza citem a fonte ou autor das informações enviadas, do contrário será desconsiderado.

*** Esta é uma cronologia da utilização do termo "Vampírico" desde sua aparição ao norte da Rússia no século X, sua migração para os eslavos, suas reinterpretações e usos anacrônicos e generalizantes do século XV em diante – que virá até a Subcultura Vampyrica Contemporânea.Note que em nenhum momento existe qualquer forma de continuídade ou de sequenciamento linear entre os períodos históricos que este estudo abrange.Se você é um "Vamp" hoje em dia, você não é nenhum tipo de sequenciamento de algum habitante dos campos da Rússia do século X ou afins nos dias de hoje.Respeite a sí e aos padrões culturais da época em que vive, isso facilita consideravelmente sua vida e a de todos nós..

*Todas as informações postadas aqui provêm de fontes reais, obras literárias ou websites e são creditadas aos seus respectivos autores, a veracidade das mesmas são da responsabilidade dos respectivos autores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.