Os Irmãos Grimm e suas Reais Criações: Chapeuzinho Vermelho

Back to Blog

Os Irmãos Grimm e suas Reais Criações: Chapeuzinho Vermelho

Boa tarde queridos amigos e amigas de Engelsblüt!
Quem de nós nunca foi fascinado quando criança, pelas histórias dos contos de fadas nos apresentados pela Disney? 

Pois bem, poucos são os que conhecem realmente as versões mais antigas desses contos, como da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e os Três Ursos dentre outros.

Se você não conhece essas histórias, venha conhecer. E se você já conhece, dê sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários.

A primeira dessas história será a de Chapelzinho Vermelho…
Então vamos ao que interessa?!

                                         chapeuzinho.01

A história da garotinha com um capuz e capa vermelhos, tornou-se mundialmente conhecida e uma das história dos contos de fadas mais contadas de todos os tempos. Na versão contada por todos que conhecemos, a menina sobrevive após escapar com sua avó das garras do lobo com a ajuda de um caçador. Mas as versões antigas nos trazem metáforas, assim como a cor da roupa da garota, que mostra o início da passagem da vida de criança para a adulta.

O capuz de Chapelzinho Vermelho, nos incita do ciclo menstrual da garota, passando de criança para a adolescência; o lobo, nos mostra os mais selvagens desejos sexuais que podem acometer o ser humano.

No conto, Chapelzinho Vermelho é mandada por sua mãe à casa de sua avó para levar-lhe guloseimas, mas avisa a garota para não ir pela floresta, pois é muito perigosa para crianças. Mas a menina muito teimosa, decide ir pelo caminho da floresta, pois chegaria mais rápido à casa de sua avó. Andando pela floresta, Chapelzinho encontra o lobo que a faz perder tempo, e depois de muita insistência, o lobo descobre para onde a garotinha vai, e decide correr até seu destino para que lá, possa se alimentar da jovem de capuz vermelho.

Ao chegar a casa da vó de Chapelzinho, o lobo a devora por partes, deixando alguns pedaços e sangue para fazer uma sopa. Quando a garota chega a casa da sua avó, a garota desconfia da aparência desta, mas logo fica com fome e come a sopa feita por ela (aqui está uma menção ao canibalismo cometido por Chapelzinho Vermelho, mesmo que sem intenção).chapeuzinho.02

Após a janta, o lobo pede para que a menina deite-se na cama com ele e nós conhecemos muito bem as palavras que ficam na memória de todos que já ouviram este conto:

– Vovó, por que esses olhos tão grandes? – pergunta gentilmente a garota, para não demonstrar seu medo à velha.

– É para te ver melhor minha netinha. – responde o lobo.

– E essas orelhas tão grandes?

-É para te ouvir melhor, minha querida.

– Mas vovó, e esta boca tão grande?

E então é respondida pelo lobo, já babando com a vontade de comer a garota:

– É para te comer…

 Chapeuzinho.03

E então, o lobo devora a pequena garotinha. Em outras versões, a garota consegue fugir após fazer um strip-tease, mas em outras, pede para defecar para então fugir, mas a vovó pede que defeque na própria cama, mas após muita insistência, a “vovó” autoriza a garota ir ao banheiro e então, foge.

E você, sabe outras versões dessa história? Nos conte aqui nos comentários!

Dê também opiniões sobre uma história dos Irmãos Grimm que queira ler que terei o prazer de escrever sobre.

 dancers-after-dark
OBS: Por favor não copie! Mas comente o que achou. Texto/artigo criado por mim. Mandem sugestões para o email : [email protected] e terei o prazer de escrever mais contos e pesquisas/artigos sobre o assunto que quiserem. Visite também o meu perfil pessoal do Facebook: https://m.facebook.com/Zandrack.Lucifer e adicionarei todos como amigos.
Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog