A Fortaleza Negra de Kel Costa (Ed.Jangada)

Back to Blog

A Fortaleza Negra de Kel Costa (Ed.Jangada)

FortNegra1

[dropcap ]P[/dropcap]articularmente um lançamento que me despertou a atenção entre as novidades da Bienal do Livro de São Paulo deste ano foi “A Fortaleza Negra” da Kel Costa pela editora Pensamento. Tudo começou com o contato da própria autora no meu facebook, contando que havia escrito um livro sobre vampiros, deuses eslavos e seres mitológicos. Inicialmente eu confesso, estranhei um pouco a proposta. Mas como aprecio descobrir e provar as criações relacionadas a vampiros me arrisquei a conhecer a obra. E fui regiamente recompensado com a leitura.Inclusive recomendo a obra a todos vocês e espero pela sequência!

 

A visão dos vampiros me recorda bastante o conteúdo do meu trabalho e da minha pesquisa – pois explora sem medo uma nova perspectiva de vampiros pautada nos poderes dos antigos xamãs eslavos, cujo os nomes das tribos ou ritos acabaram sendo convertidos nos diversos tipos e gêneros dos vampiros contemporâneos. Neste ponto o primeiro livro da saga me agradou bastante. O editor da obra Adilson Ramachandra me garantiu que no segundo livro este enfoque será bastante ampliado, o que torna a obra promissora. No restante do tempo a obra enfoca os confrontos juvenís da protagonista “Sasha” que se muda para a Rússia e irá morrer na Torre Negra – e se envolver em diversas trams e subtramas vampirescas…

 

A ideia deste universo ficcional é interessante e ousada, principalmente entre os autores brasileiros. Aqui a Guerra Fria é encerrada nos anos oitenta pelo surgimento dos vampiros. Estes assumem as rédeas sobre a humanidade, finalizam todos os governos e principais religiões. A história se inicia muitos anos depois disso e conta tudo isso em ritmo de orelhada – a protagonista recordando o que sua mãe contou sobre tudo isso. Este novo universo é tão fascinante quanto a Saga do Vampiro-Rei de André Vianco ao oferecer uma visão distópica e atrevidamente futurista de um novo mundo diferente de tudo o que conhecemos. A edição está muito caprichada com ilustrações dos personagens e dos principais cenários. Vamos sortear um box de A Fortaleza Negra no evento FANGXTASY THE AUTHENTIC VAMPYRIC AND GOTHIC NIGHT do sábado 13 de Setembro, lá no Poison Bar & Balada na Rua Morato Coelho, 651.

Segundo a Sinopse da Editora: Na antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!

Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada a Sasha. Ela não gosta de vampiros e, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. Mas Sasha não irá descansar até encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e destruir de vez essas criaturas mitológicas que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, que conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade do mestre da realeza vampírica: Mikhail.

Kel-costa

KEL COSTA é uma carioca que durante a faculdade de Interpretação Cênica descobriu seu amor pela escrita. Atualmente é estudante de Letras e blogueira, por amor à literatura. Viciada em romance e fantasia, é apaixonada por histórias de vampiros. Escreveu mais de trinta fanfics antes de dar início a Fortaleza Negra, o primeiro de uma trilogia. Para ser feliz, ela precisa de muitas doses de filmes, seriados, horas na Internet e seus cães correndo pela casa. Kel adora manter contato com seus leitores. Para falar com ela, basta procurá-la pelas redes sociais ou em seu site

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog