Sobre a pré-estréia do filme Darkshadows

“Pra mim, os vampiros nunca foram moda, porque a gente aqui assiste a filmes de vampiros desde os cinco anos de idade. Sempre assistimos. Não encaramos então [fazer um filme de vampiro] como uma coisa positiva ou negativa, e sim buscamos o seriado e tentamos pegar dali as coisas de que gostávamos, tudo o que era único e pessoal”, diz Burton. Depp completa: “Para nós, resgatar Barnabas não tem a ver com a moda dos filmes de vampiros, mas com a ideia de fazer um filme clássico de monstros”. Extraído da Coletiva de Imprensa do Lançamento do DarkShadows em Los Angeles.

 Na quarta-feira 20 de Junho de 2012 foi a vez dos brasileiros assistirem a pré-estréia de Darkshadows (Sombras da Noite, aqui no Brasil) o evento foi organizado pela Warner e ganhamos nossos ingressos colaborando com a promoção capitaneada pela atriz, cineasta e escritora Liz Marins que interpreta a vampira Liz Vamp e os amigos da Ravens House Raven Ravena e Iam Godoy.Naquela noite fria e chuvósa fomos todos para o cinema do Shopping Eldorado.Lá reencontramos muitos Vamps & Simpatizantes trajando seus melhores visuais e claro a participação dos modelos da estilista Lili Angélika passeando entre o povo e tirando muitas fótinhos.Os figurinos e vestes criadas pela grife Fetishe Furry supreenderam pela beleza e o fino acabamento. Recentemente as criações de Lili também encantaram o público que compareceram ao desfile “Esposas Vampyricas:100 Anos da Morte de Bram Stocker” no evento Madame Freak no legendário Madame Underground Club…LEIA MAIS>>>

[nggallery id=40]

 

SOBRE DARKSHADOWS DE TIM BURTON:

E finalmente assistimos ao ator Jhonny Depp interpretar um vampiro.Também assistimos um filme de vampiros dirigido por Tim Burton.Uma combinação para lá de interessante e esperada há muito tempo.A ansiedade era grande entre os nossos leitores e leitoras que compareceram, faziam meses que promovíamos a adaptação em nosso portal REDE VAMP.Certamente é um grande filme e vocês irão se divertir bastante com o verniz burtoniano da obra.No elenco ainda tempos ainda Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter, e as inusitadas presenças de Alice Cooper e do grande Christopher Lee.Sem dúvida a fina ironia de Burton reune picotes do célebre romance “Love Story”, referências poéticas beatnicks variadas…traz ainda Alice Cooper quando vivia o auge ou a melhor fase de sua carreira de rockstar aterrorizante na década de setenta.A trama principal reúne os personagens Barnabas, Liz, David, Roger, Victoria, a doutora e a asquerosa Angelique como a antagonista principal – em conflitos interessantes, que evitarei descrever para não estragar a diversão de vocês..

No entanto será que sou apenas eu ou teve mais gente que achava que se Darkshadows houvesse sído uma animação a la “Estranho Mundo de Jack” ou “Noiva Cadáver” a produção teria soado mais verossímel? Pois basicamente toda a estrutura da obra remetia inexoravelmente a trabalhos que apenas a plasticidade (e a fina ironia) da animação tornaria mais evidentes e elaborados.Claro, o roteiro também lembrava antigas histórias em quadrinhos clássicas de terror vampiresco da “Contos da Cripta” e afins, o que particularmente eu adorei.A finesse é o confronto do vampiro Barnabas Collins(Depp) despertando em 1972 (depois de 200 anos de sono) e confrontando uma sórdida letra “M” dourada e gigantesca, interpelando-a como “Mefistófoles” é hilária.O fato é que o filme remete para o bom-humor (num tom de paródia e homenagem aos anos setenta) ao invés do “terrorzão” gótico do antigo seriado e isso desagradou muita gente.Acredito que neste momento Tim Burton e Jhonny Depp atingiram um status de “criadores” cujo as obras serão vistas e influenciarão a todos nós querendo ou não…

Questionado sobre o tom campy, caricatural, Burton se revolta:

“O filme não é campy. Vou embora, acho isso um insulto”, brinca. Grahame-Smith emenda: “Nós nunca paramos pra discutir se faríamos um drama, uma comédia, um romance ou um horror gótico. Estamos fazendo Dark Shadows”.

Burton explica melhor:

“O seriado era bastante sério, mas todo mundo aqui que lembra de Dark Shadows tem lembranças afetivas. Então mesmo que tivesse aquela seriedade excessiva, havia também uma energia; não era especificamente engraçado, mas para nós havia humor ali. Nossa intenção não era fazer um negócio caricato, mas emular aquele tipo de novela bizarra com atuações não muito realistas. Aquele tipo de diálogo, aquele tipo de atuação, os personagens andando pra câmera na hora dos seus close-ups, é aquele espírito que queremos pegar. Eu amo o seriado, mas pra quem não conhece Sombras da Noite talvez pareça um filme que Ed Wood faria”. Extraído da Coletiva de Imprensa do Lançamento do DarkShadows em Los Angeles.

 O interessante do personagem Barnabas(Depp) é o fato dele ser um vampiro que mata suas vítimas para tomar o sangue sem frescuras, porém continua mantendo sua aristocracia de espírito, sensibilidade, lealdade a família e a consciência de que matar pessoas é algo realmente desprezível…mas não tem jeito e nem sempre é algo pessoal.Certamente há outros grandes momentos e personagens bem interessantes na película…Enfim, assistam DARKSHADOWS e divirtam-se!E conheça mais sobre a importância de Darkshadows neste outro texto.

Facebook Comments

Trackbacks and pingbacks

No trackback or pingback available for this article.

Leave a Reply