Les Chats-Potés: Violino, Arte de Rua e Encantaria

Back to Blog

Les Chats-Potés: Violino, Arte de Rua e Encantaria

O psicólogo Carl Jung acreditava em algo chamado sincronicidade – enquanto Vampyro eu aprecio tal efeito naquilo que chamamos de “leis da afinidade” – atraímos em abundância aquilo que cultivamos e focalizamos em nosso ser e tal reflexo, assim como um espelho, resplandece em terceiros que se aproximam e se relacionam conosco – através das encruzilhadas da noite. Na enevoada tarde do nosso Sarau Jardim de Perséfone tivemos a oportunidade de conhecermos uma pessoa muito especial e um grande músico chamado Hefestus Moutsa – ao som do seu estiloso violino ele embalou nossa tarde com músicas encantadoras…e assim nos apresentou o seu projeto musical Les Chats-Potés…que compartilhamos hoje com todos vocês…

Les Chats-Potés

LeChat6

Les Chats-Potés é um projeto musical idealizado pela musicista francesa Léa Goncalves e pelo músico brasileiro Hefestus Moutsa. Iniciaram o projeto como músicos de metrô e agora participam também de projetos em parceria com outros músicos e artistas de outros seguimentos. Juntos eles criam músicas dentro de diversos estilos: Celta, Cigano, Erudito, Clássico, Contemporâneo e Folclórico, etc. Porém o estilo que classificam suas músicas é Nômade, por não se fecharem para um estilo único.

História

LeChat4

Léa, após sua formação no “ensino médio francês”, iniciou uma viagem de 1 ano para obter conhecimento de outras culturas, como é de costume de algumas famílias européias, e em passagem pelo Brasil, conheceu Hefestus enquanto ele fazia uma apresentação pelos metrôs de SP com seu violino. Após se conhecerem melhor, iniciaram um relacionamento musical e logo menos um relacionamento de casal.

Léa é violinista, pianista e escaletista, mas nas horas vagas aproveita o tempo fazendo toda a parte gráfica e artística Les Chats-Potés, com seus desenhos, criando os temas e afins. Hefestus é violinista e se apresenta com Arte de Rua há 3 ano e pelos metrôs de São Paulo há 1 ano . Assim como outros músicos, apesar de não existir ainda uma permissão para músicos tocarem seus instrumentos nos metrôs de São Paulo, eles se apresentam diariamente por diversas estações de metrô. Também, em parceria com outros músicos que trabalham no metrô, estão iniciando um projeto que visa a liberação para que músicos possam tocar seus instrumentos nas imediações e espaços do metrô promovendo assim a arte e cultura musical por toda a cidade.

O Nome

LeChat3

Les Chats-Potés é uma brincadeira com alguns nomes franceses dentro da frase:
Chat = gato
Poté = mix de legumes
E a pronúncia Chapeauté = quando uma pessoa usa um chapéu, assim como é usada a palavra “motociclista”, para a pessoa que usa uma moto.Na França é usado “Le Chat-Boté” para O Gato de Botas e eles utilizam Les Chats- Potés para a tradução: Os Gatos de Chapéu.

Arte e Palco na Rua

LeChat6

Les Chats-Potés ao tocarem pelos metrôs e ruas de São Paulo notaram a necessidade de mostrar para as pessoas que Arte de Rua é ARTE e jamais é mendicância e onde tocam montam seu pequeno palco, com flores, cartões de visita, apetrechos artísticos e tapetes decorados para que possam trazer um universo diferente as pessoas que passam e ouvem suas músicas. Tudo deve ser para que as pessoas possam ter um momento agradável enquanto seguem seus caminhos para casa, trabalho, escola ou onde quer que estejam indo. Mas que possam levar um pouco de arte consigo.

EP e Músicas

LeChat2

Recentemente lançaram um CD com 8 faixas intitulado MetrôFuge que vendem diretamente paras as pessoas nos shows, nas apresentações na rua e também pela página Les Chats-Potés no Facebook. O nome MetrôFuge vem da crítica pelas fugas do metrô que tem feito parte ainda da vida dos músicos que tocam pelos metrôs de São Paulo visto que, sempre com a chegada dos funcionários seguranças, os músicos são retirados das estações por sua arte ser vista não como arte e sim como mendicância pela administração do metrô, mesmo sendo de conhecimento público ou a todo que queira saber que, arte de rua é algo tão antigo quanto o tempo.

Músicas

LeChat5

As músicas podem ser ouvidas nos seguintes links:
Sound Cloud |Facebook | Youtube

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog