Back to Blog

Feliz World Dracula Day!

bramstoker+dracula+movie

Olá, meus leitores!

E as celebrações do mês de maio ainda não acabaram!

Domingo passado foi comemorado o World Goth Day e hoje temos mais dois motivos para comemorar!

Se ainda estivesse vivo, o ator britânico Peter Cushing (1913 – 1994), que ficou famoso em suas aparições em filmes da produtora Hammer, interpretando personagens como o Barão Victor Frankenstein e Sherlock Holmes, entre outros, estaria completando 103 primaveras. O que são 103 anos para um dos atores que eternizaram estes personagens, não?

E falando em mito e personagens…

Hoje também é comemorado o World Dracula Day (Dia Mundial Drácula) que marca o aniversário da primeira publicação do livro intitulado Drácula do escritor irlandês Bram Stoker em 1897 no Reino Unido.

Sim! Aquele livro que se tornou um clássico e no qual o filme Drácula de Bram Stoker foi baseado. Você certamente já deve ter assistido a este filme ou até mesmo lido este clássico. Se não o fez, sugiro que coloque na sua lista de coisas a fazer até o final deste ano. É o tipo de leitura essencial, porque este livro e o mito do Drácula criado a partir dele sem sombra de dúvidas influenciaram inúmeros artistas a criarem mais filmes, música, livros, peças de teatro e todo o tipo de arte relacionada tanto ao personagem central, como aos personagens secundários.

O World Dracula Day foi criado por Dacre Stoker, descendente de Bram Stoker e apesar de não ser muito popular nem mesmo entre as subculturas, ainda assim é comemorada de forma discreta por algumas comunidades que se reúnem para leituras e releituras da obra ou até mesmo para debater sobre o mito de Drácula. Por sinal, se você está procurando um bom livro para ler sobre a origem do mito e que esteja em língua portuguesa eu indico o livro Mistérios Vampyricos do meu estimado host e amigo Lord A:.

Em tempos modernos, o World Dracula Day também é celebrado por intermédio das redes sociais, inclusive há uma página no facebook e um perfil no twitter onde você pode acompanhar os eventos que acontecem neste dia por todo o mundo. Caso queira demonstrar seu apoio ou simplesmente sua admiração pelo mito, você pode usar a hashtag #worlddraculaday em suas publicações relacionadas ao mito.

cushing-van-helsingOpa! Mas eu não disse no começo desta pequena e rápida postagem que hoje também é aniversário de Peter Cushing? Por uma dessas incríveis coincidências do destino, um dos papéis mais famosos que interpretou em sua longa carreira foi o do caçador de vampiros Dr. Van Helsing em outro clássico do cinema vampírico chamado Drácula, interpretado por Christopher Lee (que por sinal, faria aniversário amanhã, se não tivesse falecido no ano passado).

Coincidência ou não, celebraremos todas essas datas aqui no Brasil no evento bimestral Fangxtasy – The Authentic Vampyric and Gothic Night que acontecerá na cidade de São Paulo, no próximo sábado, dia 28 de Maio.  Se eu fosse você, não perderia por nada neste mundo.

Está com sede de mais informações sobre o World Dracula Day e sua história? Então fica aqui meu convite para assistir o vídeo abaixo onde meu anfitrião fala um pouco mais sobre o significado deste dia.

Facebook Comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog